Blucher59 anos

Log in

ou cadastre-se
home lançamentos pré-lançamentos material de apoio do professor material de apoio do aluno onde comprar  
busca



catálogo
Administração
Arquitetura
Biologia
Bioquímica
Ciências da Saúde
Computação
Comunicação
Design
Dicionários
Direito
Ecologia
Economia
Educação e Licenciatura
Educação Física
Engenharia Ambiental
Engenharia Automotiva
Engenharia Civil
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Hidráulica
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Química
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ergonomia
Estatística
Física
Geociências
Idiomas
Matemática
Meio Ambiente
Pesquisa científica
Química
Selo Acadêmico


Home
Catálogo
Design


Clique na imagem acima para folhear o livro
Desenho para Designers

Alan Pipes

ISBN: 9788521205081
Páginas: 224
Formato: 21,5x28 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 1.200 kg

Nova Edição nova edição
Livro Esgotado livro esgotado


avise-me quando esse livro estiver disponível


baixe aqui o 1º capítulo do livro

indique este livro para seu bibliotecário
Conteúdo   Sobre o Livro   Sobre o Autor  
Prefácio
Introdução
Para que serve um desenho de designer?
Desenho em design do produto
Desenho à mão ou por computador
O que é design?
O processo de design
O esboço de conceito
Desenhos de apresentação
Desenhos de conjunto (AG)
Ilustrações técnicas
Conclusão

1 - Uma breve história dos desenhos de designers
A influência da arte e da arquitetura
A influência da construção naval
Produção em massa
As origens do projeto auxiliado por computador
Como o desenho é ensinado
A codificação do desenho
Desenho geométrico versus naturalista
Forma segue o método de desenho
Design modernista
A alegria de desenhar
Conclusão

2 - Habilidades básicas de desenho
Perspectivas
Construindo uma perspectiva
O cubo como unidade básica da perspectiva
PASSO A PASSO 1: Construindo uma perspectiva Doblin de 30o/60o
por James Wright
Perspectiva de três pontos
Projeções métricas
Projeções esféricas
Projeções ortográficas: Planta e elevações
Seções e vistas auxiliares
Modelamento de sólido e superfície 3D
Tipos de modelador sólido
PASSO A PASSO 2: Modelando um mouse de jogador por Thomas Parel
Modeladores paramétricos
Conclusão
DICA QUENTE: Como desenhar rodas de automóvel em perspectiva
ESTUDO DE CASO 1: Seymourpowell
O ferro de passar Calor Aquaspeed
Conteúdo

3 - Ferramentas e materiais
Lápis
Lapiseiras
Pastéis
Canetas
Borrachas
Marcadores
Pintura e tinta
Aerógrafo
Instrumentos de desenho
Papéis e quadros
Outros equipamentos
Conclusão

4 - Design auxiliado por computador

O processador do computador
O software
A unidade central de processamento (CPU)
Memórias: ROM e RAM
Frame buffers
Monitores
Dispositivos de entradas de dados
Impressoras
Impressoras 3D
Rede
Saúde e segurança
Conclusões
DICA QUENTE: Seja engenhoso
ESTUDO DE CASO 2: Anel esfera em tela de David Goodwin (2004)

5 - Design conceitual
Satisfazendo o cliente
O processo de design começa aqui
O esboço do conceito em detalhe
Esboço ou esquema
Avaliando o design
O computador pode ajudar?
Conceitos de modelamento sólido 3D
Sistemas orientados a objeto
Uma abordagem híbrida
Soluções computadorizadas comerciais
Desenhando no espaço
Criando formas orgânicas
Conclusão
DICA QUENTE: Praticando desenho à mão livre
ESTUDO DE CASO 3: Carro conceito "punk" de Linda Anderson

6 - Desenhos de apresentação

Da aquarela aos marcadores
Pintando com números
A arte do design
Truques visuais
Fazendo desenhos com marcador
Programas de computador 2D: "pintura" e vetor
PASSO A PASSO 3: Apresentação de desenho automático feito com marcador
Etiene Salomé

6 - Conteúdo
PASSO A PASSO 4: Renderização em computador com "aerógrafo"
por Mark Jones
Estilo 3D auxiliado por computador
Criando realidade virtual
Sombreando um modelo em computador
Ray Tracing e radiosidade
Adicionando texturas
Fractais
Modeladores comerciais
Conclusão

7 - Do desenho de conjunto à produção

Documentação técnica do produto
Desenho de conjunto
Normas de desenho
Por que normas?
Tolerâncias
Desenho auxiliado por computador
Construções geométricas
Controlando curvas
Design Paramétrico
Padrões de troca de dados de CAD
Tudo muda no mercado de CAD
Conclusão
ESTUDO DE CASO 4: Disco rígido portátil USB de Nelson Au para Seagate

8 - Ilustração técnica
História
A arte da ilustração técnica
Aerógrafo - manual ou computadorizado
Técnicas de ilustração técnica
Linhas grossas e finas
Seções, cortes e ocultamentos
PASSO A PASSO 5: Desenho em corte de uma furadeira de impacto por
Ryan Whitaker e supervisionado por John Fox
Componentes e diagramas explodidos
PASSO A PASSO 6: Um desenho explodido detalhado de uma tomada
elétrica por James Wright
Traçado sobre foto
Anotações e rotulagem
Ilustração auxiliada por computador
Ilustração técnica interativa
Soluções comerciais
Conclusão
DICA QUENTE: Desenhando mangueiras e tubos

9 - O futuro do desenho de design
Desenho como comunicação
Fora do comum
Superando o medo do CAD
Futuro do CAD
Colecionando desenhos de designer
Conclusão
Glossário
Bibliografia
Índice Remissivo


O primeiro guia de desenho 2D e 3D para designers de produto.

Um texto prático, passo a passo, que aborda:

* Habilidades básicas de desenho

* Ferramentas e materiais

* Sistemas de computador

* Design do conceito

* Desenhos de apresentação

* Do desenho de conjunto à produção

* Diagramas explodidos e de montagem

* Ilustração técnica

* O futuro do desenho de design

Ao longo de toda a obra o leitor encontra esboços feitos por designers, estudos de caso que apresentam designers internacionalmente consagrados ou grupos de design como Seymourpowell e seus produtos, ilustrados tanto como conceitos quanto como objetos acabados. Há também sequências passo a passo que mostram, por exemplo, a construção de um desenho em perspectiva feito com marcadores.

Os designers e grupos de design apresentados no livro vão dos clássicos Leonardo da Vinci, Joseph Paxton, Charles Rennie Mackintosh e Giles Gilbert aos modernos e contemporâneos Alvar Aalto, Ron Arad, Mathias Bengtsson, Michael DiTullo, Michael Graves, Alec Issigonis, King and Miranda, Raymond Loewy, Karim Rashid, Héctor Serrano, Seymourpowell, El Ultimo Grito e muitos outros.

Escrito de maneira clara, com conteúdo atualizado e ricamente ilustrado, Desenho para designers é um guia completo da arte inventiva do design e ideal para todos os designers que buscam refinar suas habilidades, bem como para o público que se interessa por saber como é desenhado o mundo a seu redor.
Alan Pipes
É escritor, ilustrador e webmaster, especializado na aplicação de programas de computador em design gráfico, artes, ilustração e design de produto.
Foi editor de CadCam International e autor de Drawing for 3-dimensional design, oundations of Art and Design e Production for Graphic Designers (todos publicados pela Laurence King).

livros sugeridos
Ensopado de Design Gráfico
Ensopado de Design Gráfico

Timothy Samara

Design e Tipografia
Design e Tipografia

Ina Saltz

Design - Uma Introdução
Design - Uma Introdução

Beat Schneider

Como se Faz
Como se Faz

Chris Lefteri


|home|

livros
Lançamentos
Pré-lançamentos
Material de Apoio do Professor
Material de Apoio do Aluno
Onde Comprar
informações para
Professores
Leitores
Alunos
Livrarias
Bibliotecas
Autores
editora
Selo Acadêmico
Coedições
Livros em espanhol e inglês
Quem somos
About Us
Prêmios
Contato
blucher
Copyright © 2012 Editora Blucher.
Todos os direitos reservados.
Rua Pedroso Alvarenga 1245 4º andar - São Paulo, SP 04531-934
Tel. (11) 3078-5366
art on line comunicação