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Modelo Virtual de Ambiente Cognitivo para Suporte à Tomada de Decisão
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Modelo Virtual de Ambiente Cognitivo para Suporte à Tomada de Decisão

Paulo de Oliveira Reis Filho

ISBN: 9788561209841
Páginas: 222
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.440 kg

Sob Encomendasob encomenda - prazo de entrega de até 15 dias

Selo acadêmico: doutorado

Preço: R$ 54,00
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Conteúdo   Sobre o Livro   Sobre o Autor  
1 - Introdução
1.1. Justificativa
   1.1.1. O Novo Perfil Profissional
   1.1.2. Cognição e Semiótica
   1.1.3. Comunicação e Visualização Científica
   1.1.4. Sistemas Flexíveis e Resultados
1.2. Objetivo Geral
1.3. Objetivos específicos
1.4. Hipótese e Pressupostos da Pesquisa
1.5. Caracterização da Pesquisa
1.6. Contribuição Científica
1.7. Limitações da Pesquisa
1.8. Estruturação da Tese
1.9. Estado da Arte
   1.9.1. O Media Lab
   1.9.2. EAD
   1.9.3. Salas Inteligentes
   1.9.4. Softwares de Apoio à Tomada de Decisão

2 - Fundamentação Teórica
2.1. Cognição
   2.1.1. Estilos Cognitivos
   2.1.2. Cognição e Ergonomia
   2.1.3. Cognição e Interface
   2.1.4. Cognição e Equilíbrio
   2.1.5. Percepção e Cognição
   2.1.6. Modelos Mentais
   2.1.7. Modelos Mentais, Analogias, Proposições e Imagens
   2.1.8. Procedimentos Práticos
   2.1.9. Causalidades Ambientais
   2.1.10. Tipologia e Modelos
2.2. Teoria da Gestalt
   2.2.1. As Leis da Gestalt
   2.2.2. O Todo é Maior do que a Soma das Partes
   2.2.3. Uma Teoria da Imagem, da Forma e do Ambiente
   2.2.4. Análise Ambiental
2.3. Semiótica
   2.3.1. Os Signos
   2.3.2. As Linguagens
   2.3.3. Linguagem e Metáfora
   2.3.4. Semiosfera
2.4. Comunicação
   2.4.1. O Sistema de Comunicação
   2.4.2. O Processo de Comunicação
   2.4.3. Referenciais Simbólicos
   2.4.4. Comunicação Não-Verbal
   2.4.5. Situações e Contextos
   2.4.6. Bases de uma Comunicação Visual
2.5. Teoria dos Sistemas
   2.5.1. Conceitos Sistêmicos
   2.5.2. Pensamento Sistêmico
   2.5.3. Realidade Feita de Sistemas
   2.5.4. Sistema de Suporte à Decisão
   2.5.5. Sistemas Vivos Adaptáveis
2.6. Tomada de Decisão
   2.6.1. O processo de Tomada de Decisão
   2.6.2. Heurística e Decisão 
   2.6.3. Percepção e Método
   2.6.4. Conhecimento e Decisão
   2.6.5. Decisão e Inovação
   2.6.6. Valor e Decisão
   2.6.7. Métodos de Análise Multicritério
   2.6.8. Ferramentas Fuzzy
   2.6.9. Contextos e Tipos de Decisão
   2.6.10. Teoria da Resolução Inventiva de Problemas - TRIZ ou TRIP
   2.6.11. Design Structure Matrix
   2.6.12. O Balanced Score Card como Ferramenta Estratégica
2.7. Teorias da Administração
   2.7.1. Organizações e Estruturas
   2.7.2. A Organização como Sistema
   2.7.3. O Ambiente de Decisão
   2.7.4. A Gestão de Ambientes Complexos
   2.7.5. Estratégia e Ação
   2.7.6. A Competição nos Negócios
   2.7.7. Estruturação Estratégica
   2.7.8. Pressões Invisíveis
   2.7.9. As Escolhas Estratégicas
   2.7.10. Metodologias e Ferramenta
2.8. Visualização Científica.
   2.8.1. Visualização Científica
   2.8.2. A Visualização Científica como Processo de Comunicação
   2.8.3. Visualização e Interface
   2.8.4. Interfaces Hápticas
   2.8.5. A Realidade Virtual
   2.8.6. Imagem e Visualização
   2.8.7. Teoria da Informação e a Visualização
   2.8.8. A Hipermídia
   2.8.9. Hipertextos
   2.8.10. Hiperdocumentos
   2.8.11. Princípios dos Hiperdocumentos
   2.8.12. Mapas Conceituais
   2.8.13. A Imagem em Movimento no Espaç
   2.8.14. A Teoria Geral da Imagem
   2.8.15. Imagem e Teoria da Gestalt
   2.8.16. Classificação da Imagem
   2.8.17. Imagem, Comunicação e Realidade
   2.8.18. Processos de Percepção
   2.8.19. Comunicação por Imagens
   2.8.20. Visualização e Interface
   2.8.21. Mapas e Clusters
   2.8.22. Realidade Aumentada

3 - Proposição do Modelo Virtual
3.1. Introdução ao Modelo Proposto
3.2. Conceitos Associados3.3Competências e Subsistemas
3.4. Competências Sistematizadas
3.5. O Objetivo do Modelo
3.6. O Cenário Ambiental
3.7. Risco, Incerteza e Instabilidade do Sistema
3.8. Sistemas e Feedback
3.9. Sistemas Complexos
3.10. O Modelo como ´Hiperextensão´
3.11. Revisão e Atualização de Dados
3.12. Análises de Alternativas
3.13. Ambiente Virtual, Modelo, Mapas Cognitivos e Comunicação
3.14. Atenção e Decisão
3.15. Means-End
3.16. Características e Princípios Básicos do Modelo
3.17. O Modelo em Etapas
3.18. Escalas de Diferencial Semântico
3.19. Pressupostos do Modelo
3.20. Metodologia Aplicada
3.20.1. Taxonomia de Bloom
3.21. Modelo e Comunicação
3.22. O Subsistema de Planejamento
3.23. Conformação do Conhecimento
3.24. Biblioteca Gráfica
3.25. Construção Cognitiva
3.26. Funções Cognitivas
3.27. A Matriz de Relações Críticas
3.28. Clustering e Interface
3.29. Procedimentos para a Consolidação da Ferramenta de Apoioà Decisão
3.30. Aparato Cognitivo
3.31. Procedimentos do Modelo e Storyboard Construtivo

4 - Resultados

5 - Conclusão
5.1. Trabalhos Futuros

Referências Bibliográficas
O profissional global tem que se acostumar com a veloz dinâmica das mudanças em curso, em quase todas as atividades das rotinas de trabalho, onde, cada vez mais, serão agregadas novas demandas e novos campos de atuação ao escopo das rotinas.

Fundamental para a solução de qualquer problema é o entendimento de seu escopo e do contexto onde este está inserido. Só assim é possível identificar as situações críticas em andamento, os riscos potenciais e as possíveis perspectivas futuras.

Dessa forma, o profissional precisa saber lidar com os problemas de forma flexível, ter uma visão sistêmica global e conhecer ferramentas de planejamento, finanças, design, marketing, recursos humanos, informática, comunicação e logística.

Este trabalho apresenta requisitos teóricos e metodológicos para a elaboração de uma modelagem virtual, de cunho intuitivo e cognitivo, com o uso da visualização científica, como suporte para tomadas de decisão em cenários complexos.

A proposta tem como objetivo a visualização de clusters críticos capazes de promover a agilização do processo heurístico, com o fim de permitir uma agilidade perceptiva e temporal nas tomadas de decisão.
Paulo de Oliveira Reis Filho
É doutor em Engenharia Civil - especializado em Realidade Virtual pela PEC/COPPE/UFRJ; mestre em Engenharia de Produção - especializado em Planos Estratégicos, pela PEP/COPPE/UFRJ; e bacharel em Design - especializado em Desenvolvimento de Produtos, pela EBA/UFRJ. Atua como designer e pesquisador no Grupo de Realidade Virtual Aplicada - GRVA - do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE - da COPPE/UFRJ. É professor da Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/RJ, das disciplinas de Inovação, Processos Criativos e Gestão de Projeto Estratégico no MBA de Design Estratégico.

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