André Luiz V. da Costa e Silva

Marcas

Selo

Tipo

Engenheiro metalúrgico formado pelo Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, em 1976. Concluiu seu mestrado pela University of British Columbia, Vancouver, em 1979, e o doutorado pela University of Florida, Gainesville, em 1994.

Iniciou sua carreira de engenheiro na então Eletrometal Aços Finos S.A., na área de Refusão, tendo passado, posteriormente, para a área de Fusão (Aciaria). Foi gerente de Engenharia de Materiais na CBV Indústria Mecânica S.A., participando de projetos pioneiros na área de Equipamentos de Petróleo para Águas Profundas. É professor titular (colaborador) na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense, na qual ingressou em 1983. É também é diretor técnico do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, no qual foi certificado como Inspetor Nível III e Perito Nível III na área de Materiais.

Seus interesses envolvem as relações processamento-propriedades em materiais, a aplicação da termodinâmica computacional ao processamento e desenvolvimento de materiais e seu processamento, em especial de aços e superligas. Atua como consultor de empresas brasileiras em diversas áreas relacionadas a aços e ligas especiais, especialmente análise de falhas, especificação de materiais e desenvolvimento de materiais e processos.

Foi o Chairman do Alloy Phase Diagram International Commission (APDIC), entre 2008 e 2013. Foi agraciado, pelo IOM3, na Inglaterra, em 2014 com o Hume-Rothery Prize, In recognition of distinguished achievements concerned with phase relationships..in materials e pela ABM, em 2017, com a Medalha ABM Hubertus Colpaert em reconhecimento a atuação nas áreas de metalografia e metalurgia física.

Tem mais de 60 publicações em revistas indexadas, e mais de 150 publicações e apresentações em congressos. É co-autor do livro “Aços e Ligas Especiais” e realizou a revisão e atualização, para a 4a edição do livro “Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns”, do Prof. Colpaert, publicado também pela ASM como “Metallography of Steels- Interpretation of Structure and the Effects of Processing”.
Receba Ofertas Exclusivas
page-views-analytics
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.