11 Volumes

12 Autores

1832 Páginas

Para adquirir a coleção completa com condições especiais, entre em contato com nossa equipe comercial.

[email protected]
(11) 3078-5366

Coordenação:

Josca Ailine Baroukh

Organização:

Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves

Sobre a Coleção InterAções

A Coleção InterAções foi concebida como diálogo aberto e fértil com os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental sobre temas que inquietam a todos os profissionais da educação. Os livros foram escritos por professores para professores e propõem conversas, como aquelas que acontecem na sala dos professores, quando trocamos experiências. Fundamentação, exemplos, sugestões e, claro, a troca de ideias com professores protagonistas, que atuam com crianças e alunos protagonistas.

Volumes da Coleção

Folhear livro

Interações: onde está a arte na Infância?

Stela Barbieri

Interações: onde está a arte na infância?

Sobre a autora

Qual é o lugar da arte na infância? O lugar do sensível, da exploração, do deleite, do desafio, da investigação. O lugar de experimentar os materiais, os espaços, o corpo, o tempo, a natureza! A imaginação e a criatividade das crianças não têm limites, o que favorece o desenvolvimento de sua potência e a exploração e apropriação de suas múltiplas linguagens, ampliando suas formas de expressão. O trabalho com arte na educação infantil é um dos passos para cultivar essa vitalidade natural.

  • ISBN: 9788521206781
    Páginas: 162
    R$69,00
    Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre a autora

Stela Barbieri é artista plástica, educadora, contadora de histórias, escritora, curadora do Educativo da Fundação Bienal de São Paulo, diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake e assessora de artes nas escolas Vera Cruz, Nossa Senhora das Graças e Castanheiras (SP). Nas instituições culturais, concebe, dirige e coodena ações de cursos para professores, crianças e jovens, de atendimento ao público e de formação de profissionais da educação e da arte.

Em um diálogo com as equipes de curadoria geral de cada instituição e exposições, realiza a coordenação das publicações do educativo e de apoio às exposições. Nas escolas com as quais trabalha, desenvolve e organiza o currículo de acordo com a realidade pedagógica e cultural de cada uma, acompanha e avalia o trabalho, periodicamente participando da formação dos profissionais, tendo sempre como horizonte uma educação contemporânea que inclui a diversidade humana existente em cada instituição. Trabalhou durante sete anos na ONG Cedac, realizando cursos de formação de professores em diversos estados do Brasil - Maranhã, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais.

Realiza publicações e apresentações de contos autorais e da tradição oral. Publicou 17 livros infantojuvenis e realizou apresentações em diversos lugares, dentre eles SESC SP, Espaço Unibanco de Cinema e Sala São Paulo com a Orquestra Popular de Câmara. Foi assessora em arte e educação do projeto Escola no Cinema, do Espaço Unibanco de Cinema (SP).

Como artista plástica, trabalha com diversos materiais, como látex, vidro, pigmentos, areia, cera de abelha e argila. Sua poética parte de formas orgânicas que, por meio de sua ação, vão se transformando em uma outra natureza corpórea. A partir de 1990, começou a expor profissionalmente e tem exposto regularmente em espaços institucionais, como museus e centros culturais, no Brasil e no exterior.

Folhear livro

Interações: com olhos de ler

Edi Fonseca

Interações: com olhos de ler

Sobre a autora

A leitura permite viagens a mundos internos e externos, ficção e realidade. Já se sabe que para que o hábito de leitura se estabeleça, as crianças necessitam estar em contato com os livros e a literatura desde bem pequenas. Este livro aborda as várias maneiras de se apresentar a leitura às crianças na educação infantil, sempre de forma contextualizada, com sentido e significado, com o propósito de disseminar o amor aos livros. Assim, contribuiremos para a construção desta importante competência.

  • ISBN: 9788521206600
    Páginas: 184
    R$60,00
    Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre a autora

Edi Fonseca estudou Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e fez o curso profissionalizante de teatro na Escola Ewerton de Castro. Trabalhou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atua em projetos e programas de formação de professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I, voltados para o trabalho com leitura e escrita e narrativas orais. Já participou de projetos na Fundação Gol de Letra, Fundação Vanzolini, Fundação Vitor Civita, Instituto Hedging-Griffo e em Secretarias de Educação de Caieiras, Caraguatatuba, Peruíbe, entre outras. Atualmente participa de projetos no CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, PLURAL Assessoria e Pesquisa em Educação e Cultura e Instituto AVISA LÁ, onde trabalha há 16 anos. É sócio-coordenadora da Roda Fiandeira Comunicação e Arte, onde atua como assessora em Educação e Cultura. Como contadora de histórias, suas narrativas são apresentadas em escolas, eventos culturais, livrarias e empresas.

Folhear livro

Interações: diálogos com as inquitações dos educadores da primeira infância

Clélia Cortez

Interações: Diálogos com as inquietações dos educadores da primeira infância

Sobre a autora

Qual a melhor maneira de apoiar os professores, senão estabelecer um diálogo franco e direto em que as dúvidas possam aparecer para serem discutidas? Este livro foi tecido em conversas com educadores de creche de vários lugares do país sobre suas dúvidas, questionamentos e inquietações. De conversa em conversa, de laçada em laçada, o conhecimento foi sendo ampliado e aprofundado, tecido a muitas mãos!

  • ISBN: 9788521206712
    Páginas: 164
    R$52,00
    Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre a autora

Clélia Cortez é graduada em Pedagogia pela PUC-SP. Atuou como professora de Ensino Fundamental e Educação Infantil nas redes pública e privada na cidade de São Paulo e iniciou sua experiência com formação de professores no ano 2000. Atualmente é orientadora educacional de uma escola da rede privada voltada para as crianças de 0 a 3 anos e é Coordenadora do Programa Formar em Rede/Educação Infantil do Instituto Avisa Lá em São Paulo.

Folhear livro

Interações: crianças, dança e escola

Isabel A. Marques

Interações: crianças, dança e escola

Sobre a autora

Sabemos da importância do trabalho com o corpo e o movimento na educação infantil. O movimento está presente em todas as ações dos pequenos. E a dança? Ensina-se dança na educação infantil? Sim, dança/arte! Afinal, as crianças têm o direito de conhecer e vivenciar as artes, incluindo a dança como forma de ação e expressão no mundo. Este livro aborda a importância do ensino da dança como linguagem artística, por meio da proposta metodológica da Dança no Contexto, que integra quatro princípios: a problematização, a articulação, a crítica e a transformação.

  • ISBN: 9788521206620
    Páginas: 162
    R$52,00
    Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre a autora

Isabel A. Marques é escritora, diretora e professora de dança. Dirige com Fábio Brazil o Instituto Caleidos, em São Paulo/SP. Doutora em Educação pela USP, Mestre em Dança pelo Laban Centre (Londres), graduada em Pedagogia pela USP. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 1996, premiada pela Lei de Fomento à Dança do Município de São Paulo e pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Assessorou o MEC na redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (dança) e a UNESCO em documento para a América Latina. Assessora da SME-SP (gestão Paulo Freire) tendo sido responsável pela introdução da dança no currículo do município; da SEMEC Porto Velho, SEE Paraná, SMC Fortaleza, entre outros. Foi professora da FE/UNICAMP e convidada da ECA/SP. Ministrou cursos de pós-graduação em Goiás, Florianópolis, São Paulo, Viçosa, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, entre outros. Autora dos livros Ensino de Dança Hoje (6ª Edição), Dançando na Escola (6ª edição) e Linguagem da Dança: Arte e Ensino, contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2009 e finalista do Prêmio Jabuti 2011.

Folhear livro

Interações: crianças, brincadeiras brasileiras e escola

Lucila Silva de Almeida

Interações: crianças, brincadeiras brasileiras e escola

Sobre a autora

A escola é hoje um dos únicos espaços em que as crianças se reúnem e, portanto, é local privilegiado para que a brincadeira aconteça. Enquanto professores, qual é a importância que damos às brincadeiras de nossa cultura popular? As brincadeiras que nos entretinham quando não havia adultos: os brincos, as cirandas, rodas, brincadeiras cantadas... Se não transmitirmos nossa cultura às crianças, este importante manancial de conhecimentos, que também nos faz brasileiros, se perderá!

  • ISBN: 9788521206644
    Páginas: 146
    R$47,00
    *Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre a autora

Lucila Almeida formou-se em Pedagogia, foi coordenadora pedagógica de CEI - Centro de Educação Infantil por 8 anos e professora de Orientação da Prática Educativa no Programa ADI Magistério (parceria entre a PMSP e a Fundação Vanzolini). Atua como professora de educação infantil na rede particular e também como formadora de professores em instituições públicas e privadas, em parceria com as prefeituras de São Paulo e São Bernardo do Campo.

Folhear livro

Interações: diálogos com a matemática

Adriana Camejo da Silva

Interações: diálogos com a matemática

Sobre a autora

Até hoje, quando se fala de matemática, observamos o afloramento de sentimentos diversos nos professores do ensino fundamental: aversão, prazer, indiferença. A docência na matemática demanda saberes diversos, sem os quais os professores ficam à deriva, focando sua prática no ensino de técnicas memorizadas pelos alunos, mas sem compreensão. Se os professores não entendem o que estão propondo, como os alunos entenderão? Este livro apresenta os conteúdos matemáticos sob a perspectiva da didática francesa.

  • ISBN: 9788521206699
    Páginas: 118
    R$40,00
    *Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre a autora

Adriana Camejo da Silva é Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP, Mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, psicopedagoga e pedagoga. Atua como assessora de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas particulares de São Paulo e como docente no ensino superior, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ministrando a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática.

Folhear livro

Interações: diálogos entre o fazer e o olhar na arte

Celina Gusmão

Interações: diálogos entre o fazer e o olhar na arte

Sobre a autora

Criança faz arte, é fato! Para ajudá-las a fazer arte com qualidade, é preciso mostrar como a humanidade utilizou as linguagens artísticas para se expressar e estar no mundo. Assim, os alunos podem fruir arte, conhecer a história e alimentar seu fazer artístico. Este livro apresenta a história da arte até a arte contemporânea, seus principais expoentes e mostra detalhadamente várias técnicas a serem utilizadas em sala de aula, de maneira a enriquecer a expressividade dos alunos.

  • ISBN: 9788521206774
    Páginas: 280
    R$109,00
    *Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre a autora

Celina Gusmão tem licenciatura plena em Artes Plásticas pela FAAP desde 1980. É professora de artes visuais há 30 anos e participou de inúmeros projetos de formação de educadores em artes pelo Instituto Tomie Ohtake e pelo CEDAC. Também é ilustradora e artista plástica.

Folhear livro

Interações: educação física lúdica

Ricardo Nastari

Interações: educação física lúdica

Sobre o autor

A representação que temos de educação física é relacionada, na grande maioria das vezes, aos esportes competitivos. A chegada das crianças de 6 anos ao ensino fundamental abre as portas para pensar a educação física de forma mais ampliada, considerando os aspectos lúdico e cooperativo da educação física. Este livro apresenta uma nova forma de pensar e ensinar educação física - a educação física lúdica - aos alunos do ensino fundamental.

  • ISBN: 9788521206668
    Páginas: 110
    R$36,00
    *Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre o autor

Ricardo Nastari é professor de Educação Física, formado com licenciatura plena pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1986. Pesquisador de jogos e brincadeiras da cultura infantil brasileira. Proprietário da Acamerê acampamentos eventos e lazer, desde sua fundação em 1987. Pioneiro na inclusão e utilização de jogos cooperativos temáticos em acampamentos. Professor especialista em Educação Física na educação infantil e ensino fundamental na Escola Vera Cruz desde 1988. Pós graduado em Educação Lúdica pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz em 2011.

Folhear livro

Interações: encontros de leitura e escrita

Daniela Pannuti

Interações: encontros de leitura e escrita

Sobre a autora

A escrita e a leitura são passaportes para o conhecimento de mundo, cada dia mais amplo. Este livro propõe um encontro com os educadores para pensar a alfabetização, compromisso que precisamos assumir nesses tempos de tantos desencontros vividos pela educação em nosso país. Um encontro de intenções, de interesses e de tantas variáveis que precisam se combinar positivamente para que esse importante processo de aquisição aconteça.

  • ISBN: 9788521206736
    Páginas: 174
    R$55,00
    *esconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre a autora

Daniela Pannuti, professora, mestre em Psicolinguística Aplicada pela USP, doutoranda em Psicologia Escolar, atua como orientadora pedagógica e formadora de educadores em instituições públicas e privadas. Atualmente estuda a qualidade da prática docente sob o enfoque da experiência.

Folhear livro

Interações: raízes históricas brasileiras

Ana Maria Bergamin Neves

Interações: raízes históricas brasileiras

Sobre a autora

O povo brasileiro tem raízes múltiplas. Somos um povo miscigenado e tradicionalmente aprendemos que somos mistura entre os europeus, os negros e os índios. Na escola, aborda-se muito sobre os portugueses, mas pouco sobre a influência das culturas africana e indígena em nossa formação. Este livro apresenta conceitos essenciais para o ensino de História no ensino fundamental e oferece uma série de informações, exemplos e sugestões sobre como trabalhar nossas raízes africanas e indígenas.

  • ISBN: 9788521206651
    Páginas: 110
    R$37,00
    *Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre a autora

Ana Maria Bergamin Neves é graduada em História e licenciada pela Universidade de São Paulo. Professora de História e Orientadora Pedagógica do Ensino Médio na rede particular de ensino em São Paulo. Autora da Coleção Brasiliana de História 1º ao 5º ano - Companhia Editora Nacional. Autora do livro "Os Povos da América" da Coleção História em Documentos da Atual Editora. Assessora na área de História a professores do Ensino Fundamental. Membro do Júri do Prêmio Professores do Brasil - 3ª edição promovido pelo MEC em 2009.

Folhear livro

Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar uma única ação

Cisele Ortiz e Maria Teresa Venceslau de Carvalho

Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação

Sobre as autoras

O foco deste livro está na discussão sobre o que é ser professor de bebês em creches. A valorização do papel do profissional da educação da primeira infância passa pela construção de sua identidade e pela clareza sobre o porque de cada proposta que desenvolve com os bebês. Aqui, propomos que o cuidar, educar e brincar sejam um trinômio integrado e presente em todas as ações com os bebês.

  • ISBN: 9788521206750
    Páginas: 221
    R$70,00
    Desconto de 30% para professores.
  • Veja no site

Sobre as autoras

Cisele Ortiz é psicóloga. Atua na Educação Infantil desde 1977 e atualmente é coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá - formação continuada de educadores, desde 1996.

Maria Teresa Venceslau de Carvalho é psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia da Educação pelo IPUSP, formadora de professores e gestores de Educação Infantil na rede pública e particular de ensino desde 1995.