Coleção Pensando Design

SOBRE A COLEÇÃO

A “Coleção Pensando o Design” oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo. A coleção pretende levar informação e reflexão inovadora, principalmente ao público leitor da área acadêmica e científica, mas pretende, também, contribuir com o desenvolvimento na área profissional do design.

COORDENAÇÃO

Marcos Braga
Carlos Zibel Costa
Priscila Farias

Autores

Foto de Renata Oliveira Teixeira de Freitas
Renata Oliveira Teixeira de Freitas
Foto de Ludmila Ayres Machado
Ludmila Ayres Machado
Foto de Milena Cara
Milena Cara
Foto de Ary Moraes
Ary Moraes
Foto de Caio Adorno Vassão
Caio Adorno Vassão
Foto de Ricardo Esteves
Ricardo Esteves
Foto de Licinio de Almeida Junior
Licinio de Almeida Junior
Foto de Vera Lúcia Nojima
Vera Lúcia Nojima
Foto de Eliana Formiga
Eliana Formiga
Foto de Fátima Finizola
Fátima Finizola
Foto de João Paulo Amaral Schlittler
João Paulo Amaral Schlittler
Foto de Alan Richard da Luz
Alan Richard da Luz
Foto de Ana Paula Coelho de Carvalho
Ana Paula Coelho de Carvalho
Foto de Ary Moraes
Ary Moraes

Renata Oliveira Teixeira de Freitas

+ sobre autora

Renata Oliveira Teixeira de Freitas nasceu em São José dos Campos, interior de São Paulo, é designer e pesquisadora multidisciplinar, além de observadora e questionadora. Trabalha e presta consultoria nas áreas de design de superfície e design gráfico. Seus interesses e projetos permeiam as artes, tendências, cultura, estampas, cores, formas e texturas que sejam interessantes, inspiradoras e principalmente fora do lugar comum. Graduada em desenho industrial (FAAP). Mestre em comunicação e semiótica (PUC/SP) e atualmente desenvolve sua pesquisa de Doutorado na mesma universidade. Sua dissertação foi finalista no 20º prêmio do Museu da Casa Brasileira. Amante dos livros e do saber, dedica-se a pesquisar as interconexões entre a comunicação sensória, as ciências cognitivas e os modos de pensar e fazer design. Acredita no poder do design para transformar o mundo.

design de superfície

Ações comunicacionais táteis nos processos de criação

Neste volume, o leitor conhecerá como as superfícies podem se tornar interfaces ativas, capazes de estabelecer uma comunicação através de códigos sensoriais. A investigação busca nos processos criativos os meios geradores e engendradores das ações comunicacionais táteis no design de superfície. As interconexões estabelecidas entre as potencialidades da superfície como interface comunicativa, somadas ao conceito projetivo e industrial do design, propõem novas reflexões e possíveis meios de exploração de recursos e efeitos comunicacionais.

R$ 33,00

ISBN: 9788521206330
Páginas: 106
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.208 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Ludmila Ayres Machado

+ sobre autora

Ludmila Ayres Machado é mestre em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Designer graduada na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Desenvolve projetos na área de direção de arte e cenografia para filmes de longas-metragens e publicitários. Realiza trabalhos em design gráfico para cinema, teatro, dança, música e publicidade. Pesquisa em seus trabalhos os limites do design na complexidade do universo audiovisual contemporâneo.

Design e Linguagem Cinematográfica

Narrativa visual e Projeto

volume localiza as origens comuns do cinema e do design no contexto do projeto da modernidade. Assim, procura traçar como as novas formas de representação, consumo e entretenimento do início do século XX convergiram para o discurso visual da linguagem cinematográfica contemporânea. Nesse percurso, explicita a mudança da ideia de desenho como meio gráfico pelo qual se abstrai a forma, para desenho no sentido ativo de projeto. A partir deste estudo, realiza uma investigação dos aspectos imagéticos e projetuais na cinematografia do production designer Alex McDowell, assim como a análise de quatro filmes desenhados por ele: Invasão de Domicílio, O Terminal, Minority Report e A Fantástica Fábrica de Chocolate.

R$ 47,00

ISBN: 9788521206446
Páginas: 136
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.250 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Milena Cara

+ sobre autora

É arquiteta e doutoranda em História do Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) é também docente do Programa de Pós-graduação em Design Gráfico do Senac-Campinas e autora do ensaio já publicado: Móvel Brasileiro Contemporâneo: aspectos do design experimental na obra dos irmãos Campana, 1990-2000. Às atividades acadêmicas e de pesquisa, somam-se a passagem por diversas empresas e escritórios de design e arquitetura entre eles, a GAD Design.

Do Desenho Industrial ao Design no Brasil

Uma bibliografia crítica
para a disciplina

Por meio da leitura analítica da produção cultural dos anos 1950 aos anos 1970 pretende-se o entendimento sobre o significado de desenho industrial no País e a fundamentação para uma discussão mais ampla sobre os significados contidos ao que hoje chamamos de design.

R$ 30,00

ISBN: 9788521205609
Páginas: 100
Formato: 17X24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.193 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Ary Moraes

+ sobre autor

Ary Moraes, carioca, graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ (1988) e Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1991), mestre (1998) e doutor (2010) em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, concentrando suas pesquisas no campo da Infografia e do Design de Notícias. Professor do Departamento de Análise e Representação da Forma da EBA/UFRJ foi professor de jornalismo visual dos cursos de Jornalismo da UNESA e UERJ e de Design da PUC-Rio, onde lecionou a disciplina Infografia para a graduação.

Infografia

História e Projeto

"Infografia: história e projeto" é uma atualização da discussão proposta pelo autor em sua dissertação de mestrado. Dividido em duas partes, o livro faz uma síntese da evolução histórica dos gráficos informativos e da visualização de dados até chegar ao estado da infografia na primeira década do século XXI, contemplando suas versões impressas e digitais, e dedicando espaço para suas manifestações no Brasil. Em sua segunda parte, trata da prática projetual do designer de infográficos, discorrendo de forma objetiva sobre metodologia, aplicações, sintaxe e morfologia dos infográficos. Ricamente ilustrado, o livro cobre uma lacuna em relação à carência de publicações específicas sobre o tema no Brasil. Escrito por um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, que fundamenta sua reflexão acadêmica numa prática profissional de mais de 20 anos, contemplada com os mais importantes prêmios internacionais na área, "Infografia: história e projeto" torna-se uma leitura indispensável para aqueles que se interessam pelo tema.

R$ 30,00

ISBN: 9788521206453
Páginas: 95
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2013
Peso: 0.185 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Caio Adorno Vassão

+ sobre autor

Doutor em Design e Arquitetura (FAU-USP/2008). Pesquisador e designer multidisciplinar dedica-se às relações entre alta tecnologia, design, estética e ambiente urbano desde 1993. Desenvolve consultoria em design de produtos e serviços, arquitetura da informação, planejamento de produtos e metadesign. Pesquisa e desenvolve projetos em arquitetura móvel, adaptável e flexível, na intersecção entre Design Industrial e Arquitetura.

Metadesign

Ferramentas, estratégias e ética para a complexidade

Neste volume o leitor aprenderá que a complexidade exige meios inovadores para que possa ser apropriada pelo Design. O Metadesign é um meio de se construir a simplicidade a partir da complexidade - e a Arquitetura Livre oferece uma abordagem ética para isso.

R$ 36,00

ISBN: 9788521205579
Páginas: 132
Formato: 17X24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.243 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Ricardo Esteves

+ sobre autor

É mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo. É professor, pesquisador, e desenvolve famílias tipográficas para licenças exclusivas e não exclusivas, por meio do seu projeto independente Outras Fontes. Grande parte de suas produções são distribuídas por revendedores internacionais como MyFonts, Linotype, Monotype Imaging e AscenderFonts. Alguns de seus trabalhos foram expostos nas edições 2008 e 2010 da Bienal Tipos Latinos.

O Design Brasileiro de Tipos Digitais

A configuração de um campo profissional

Como se caracteriza o campo profissional do design de tipos digitais no contexto brasileiro? E como nossa produção se insere num contexto internacional? Essas são algumas das principais questões tratadas neste volume.

R$ 36,00

ISBN: 9788521205616
Páginas: 120
Formato: 17X24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.226 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Licinio
de Almeida Junior

+ sobre autor

É doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde é membro do Núcleo de Estudos Design-Linguagens-Transversalidade do Programa de Pós-graduação em Design e mantém atividades de pesquisa e de co-orientação no mestrado. É também membro do Conselho Editorial do periódico digital TRÍADES em Revista. Atua como profissional de Comunicação Social na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG).

Vera Lúcia Nojima

+ sobre autora

É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde exerce atividades de pesquisa, de docência e de orientação de dissertações e teses junto ao Programa de Pós-graduação em Design. Coordena o Laboratório de Comunicação no Design (LabComDesign) e é responsável pelo Núcleo de Estudos Design-Linguagens- Transversalidade e pela editoria do periódico digital TRÍADES em Revista.

Retórica do Design Gráfico

Da prática à teoria

Examinar o fazer design sob o olhar da Nova Retórica é caminhar por um terreno enigmático e sedutor na construção de aportes conceituais para o delineamento de um corpus teórico do Design, que está em franco debate epistemológico.

R$ 27,00

ISBN: 9788521205593
Páginas: 82
Formato: 17X24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.170 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Eliana Formiga

+ sobre autora

Eliana Formiga é coordenadora e professora de projetos do curso de Design da ESPM-RJ. Possui graduação em Curso de Desenho Industrial pela ESDI-UERJ (1972) e mestrado em Design pela PUC-Rio (2002). Desenvolve pesquisas na área de Ergonomia, principalmente nos temas: informacional, compreensibilidade, pictogramas, sinalização e símbolos. Sócia-gerente da ELF Eliana Formiga Des. Ind. Ltda desde 1988, atuando na área de Comunicação Visual em Identidade Visual, Embalagem e Editorial. Professora de 1989 a 2005 da Faculdade da Cidade. Atualmente, cursa o doutorado na linha de pesquisa de Ergonomia Informacional na PUC-Rio.

Símbolos Gráficos

Métodos de avaliação
de compreensão

Será que os usuários de ambientes públicos entendem o significado dos símbolos usados nas sinalizações? Apresentamos neste livro métodos criados por designers e ergonomistas para avaliar esse grau de compreensão e analisamos os resultados de quatro deles. Os resultados desta pesquisa mostram que realmente há dificuldade na compreensão dos símbolos gráficos utilizados em sinalizações de hospitais e serviços de saúde públicos por seus usuários. A aplicação dos métodos oferece base para um bom design.

R$ 47,00

ISBN: 9788521206460
Páginas: 148
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.269 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Fátima Finizola

+ sobre autora

Designer gráfica e pesquisadora na área de design vernacular e tipografia. Doutoranda em Design pela UFPE e sócia da Corisco Design, onde também desenvolve o projeto colaborativo Crimes Tipográficos. Autora do livro 'Tipografia Vernacular Urbana' (Blucher). Integrou a diretoria da ADG Brasil entre 2009-2013. Foi curadora da categoria Popular, Regional e Vernacular da 9ª Bienal da ADG. É autora de fontes tipográficas digitais selecionadas para a 3ª Mostra Tipografia Brasilis, Bienal Letras Latinas 2006, Salão Pernambuco Design 2004 e 2008 e para 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil.

Tipografia Vernacular Urbana

Uma análise dos letreiramentos populares

Este volume aborda a diversidade da paisagem tipográfica urbana, mais especificamente, os letreiramentos populares, que resistem ao tempo como uma forma de expressão da cultura e da produção espontânea e informal do design - o Design vernacular.

R$ 32,00

ISBN: 9788521205586
Páginas: 112
Formato: 17X24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.210 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

João Paulo
Amaral Schlittler

+ sobre autor

João Paulo Amaral Schlittler é arquiteto, formado pela FAU-USP com mestrado em Telecomunicação Interativa pela New York University e doutorado pela FAU-USP. Iniciou sua carreira em 1988 na TV Gazeta de São Paulo. Entre 1990 e 2002, viveu nos EUA, onde foi Diretor de efeitos visuais na HBO e Diretor de Design Digital para a Discovery Networks. Atualmente é Professor do Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP e do Curso de Design da FAUUSP. Desenvolve projetos de pesquisa em design de interfaces gráficas para TV Digital, internet e novas mídias. Dirige e cria aberturas de filmes, trailers e vinhetas para televisão e cinema.

TV Digital Interativa

Convergência das Mídias e Interfaces do usuário

Este volume aborda o campo de trabalho em design ligado à TV, seja digital ou analógica, a obra aborda através de uma análise e crítica propositiva as etapas de projeto e de produção dos programas ou sobre a criação da identidade audiovisual e o design das chamadas, promos e vinhetas em motion design dos programas.

R$ 59,00

ISBN: 9788521206439
Páginas: 192
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.337 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Alan Richard da Luz

+ sobre autor

É mestre em vídeo games pela FAU-USP e autor de artigos premiados sobre o assunto. Docente de disciplinas de design e novas mídias no Senac, Instituto Maria Antonia/USP e Uniban, ministra aulas para graduação e pós-graduação. Atua como consultor em inteligência de design e foi Diretor de Criação da Seragini Farné Guardado.

Video Games

História, linguagem e expressão gráfica

Nesse volume o leitor conhecerá como o vídeo game desenvolveu linguagem e expressão gráfica próprias durante sua história. As tecnologias desenvolvidas, e como estes conhecimentos e as mídias anteriores, traçaram vetores de influência na mídia considerada a mais interativa de nosso tempo. Conhecerá também a linguagem gráfica do vídeo game, seu desenvolvimento e sua consolidação, analisadas sob o ponto-de-vista do design gráfico e da permeabilidade às influências das mídias tradicionais.

R$ 36,00

ISBN: 9788521205562
Páginas: 140
Formato: 17X24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.256 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Ana Paula Coelho de Carvalho

+ sobre autor

É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, especialista em Design de Interiores pelo SENAC/SP e mestre em Design e Arquitetura pela Universidade de São Paulo. Sua pesquisa volta-se ao campo do ensino e história do design. É docente dos cursos de Arquitetura e Design da FIAM-FAAM e pós-graduação de Arquitetura Comercial e Design de Interiores do SENAC/SP.

O Ensino Paulistano de Design

A Formação das Escolas Pioneiras

O presente livro, fruto de um mestrado, procurou resgatar a origem do ensino de Design na cidade de São Paulo. Neste volume, o leitor encontrará a história dos anos iniciais das três primeiras instituições paulistanas de nível superior. A narrativa é contada a partir do cruzamento de documentos e relatos de alguns dos personagens dessa história. Informações estas que permitiram estabelecer relações institucionais e pessoais em resposta ao questionamento dos supostos laços entre as escolas pesquisadas e entre os meios acadêmico e profissional do campo do Design paulistano das décadas de 1960 e 1970.

R$ 93,00

ISBN: 9788521208624
Páginas: 344
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2014
Peso: 0.354 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO

Ary Moraes

+ sobre autor

Ary Moraes, carioca, graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ (1988) e Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1991), mestre (1998) e doutor (2010) em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, concentrando suas pesquisas no campo da Infografia e do Design de Notícias. Professor do Departamento de Análise e Representação da Forma da EBA/UFRJ foi professor de jornalismo visual dos cursos de Jornalismo da UNESA e UERJ e de Design da PUC-Rio, onde lecionou a disciplina Infografia para a graduação.

Design de Notícias

A Acessibilidade do Cotidiano

Existiria um design de notícias ou seria o sofisticado design dos jornais contemporâneos um evento pontual na história do jornalismo? O que o caracterizaria a ponto de separá-lo das demais manifestações do design no mercado editorial? O autor partiu desses questionamentos para investigar o desenvolvimento histórico da forma da página de notícias e também os aspectos metodológicos ligados à sua produção do ponto de vista do design, contribuindo, assim, para cobrir a lacuna em relação à reflexão acadêmica sobre o tema no Brasil. Design de Notícias foi escrito por um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, que identificou e conceituou esse tipo peculiar de design, suas características e abrangências, além de sua contextualização no cenário de mudanças que moldou a sociedade do começo do século XXI. Ao fundamentar sua reflexão acadêmica em mais de 20 anos de prática profissional, contemplada com as mais importantes distinções na área, o autor, indicado ao Prêmio Jabuti em 2014, oferece os elementos que permitem afirmar que não só existe um design de notícias, mas também este é a grande manifestação do designer como autor de discursos.

R$ 47,00

ISBN: 9788521208655
Páginas: 160
Formato: 17X24 cm
Ano de Publicação: 2015
Peso: 0.120 kg

veja na loja
BAIXE UMA
AMOSTRA
FOLHEIE
O LIVRO