A Internacional Comunista e a Revolução na América Latina

Estratégias e táticas para as colônias e semi-colônias

Leonardo Guedes Henn

2010 — 1ª edição

Estoque esgotado

Fora de Catálogo

Sobre o Livro

ISBN: 9788561209287
Páginas: 232
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.460 kg

Conteúdo

Introdução

Capítulo 1
As concepções de revolução produzidas pela Internacional Comunista para os "países atrasados", a partir de seus Congressos (1919-1943).

Capítulo 2
As concepções de revolução produzidas pelo Secretariado Sul-Americano da Internacional Comunista para a América Latina (1925-1930)

Capítulo 3
As concepções de revolução produzidas pelo Birô Sul-Americano da Internacional Comunista para a América Latina (1930-1943)

Conclusão

Arquivos documentais.

Referências bibliográficas

Sinopse

O livro tem como eixo as abordagens de revolução produzidas pelo Secretariado Sul-Americano da Internacional Comunista (SSA) e pelo Birô Sul-Americano da Internacional Comunista. O objetivo principal do trabalho é a investigação das elaborações teóricas, diretrizes, avaliações históricas e do período então vigente, produzidas pelas organizações locais inseridas na Internacional Comunista (IC). Enfatiza-se a análise da concepção (ou concepções) de revolução prevista para as colônias e semicolônias e especialmente para a América Latina, bem como o papel destacado para esta área no movimento comunista internacional. Ressalta-se que não há como tratar da produção intelectual voltada para a América Latina sem relacioná-la àquela direcionada para as nações desenvolvidas, pois a IC concebia a revolução proletária como de caráter internacional. A avaliação da teoria e da estratégia aparece como pano de fundo, enfatizando-se a evolução histórica das diretrizes táticas, pois as duas primeiras não mudaram durante o período de existência da organização.

 

Estas últimas, por serem consideradas caminhos parciais e mutáveis para viabilizar a conquista dos objetivos mais perenes, estratégicos e teóricos, passaram por expressiva alteração de rumo.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!