A pesquisa e o ensino em Língua Portuguesa sob diferentes olhares

Anna Maria Marques Cintra , Lílian Ghiuro Passarelli

2012 — 1ª edição

R$ 59,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521206903
Páginas: 212
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.354 kg

Conteúdo

Apresentação

Parte 1. PESQUISA E ENSINO GRAMATICAL

1. Metodologia qualitativa na área de Língua Portuguesa/Anna Maria Marques Cintra
2. Crenças de futuros professores de português sobre gramática e seu ensino/Leandro Tadeu Alves da Luz
3. A pedagogia do léxico e da gramática: ensinando Língua Portuguesa em nova perspectiva/Ligiane Cristina Segredo
4. A gramática a serviço da leitura de enunciados de exercícios de Língua Portuguesa/Édina Maria Pires da Silva
5. Relação entre ensino de gramática e escrita sob novas perspectivas/Vilmária Gil dos Santos
6. Um olhar reflexivo sobre o ensino de Língua Portuguesa/Flavia Micheletto Xavier

Parte 2. PRODUÇÃO TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS
7. Ensino de produção textual: da ´higienização´ da escrita para a escrita processual/Lílian Ghiuro Passarelli
8. Gêneros jornalísticos em livros didáticos de Língua Portuguesa/Márcio Rogério de Oliveira Cano
9. Por uma nova direção no ensino de Língua Portuguesa/Ligia Colonhesi Berenguel
10. Reflexões sobre a prática pedagógica nas aulas de leitura e escrita acadêmica/Tamara de Oliveira
11. Redação versus produção textual: uma questão de nomenclatura?/Lílian Ghiuro Passarelli e Camila Petrasso

Parte 3. LEITURA
12. Subjetividade em textos jornalísticos/Ernani Terra
13. A leitura nos caminhos da formação inicial do professor de Língua Portuguesa/Cirlei Izabel da Silva Paiva e Sandro Luis da Silva
14. Literatura infantil e formação do leitor: percursos e experiências/Cristiano Rogério Alcântara
15. O leitor: sujeito ativo/Renata Ferreira Tacini
16. Leitura: uma abordagem filosófica/Khalil Salem Sugu

NOTA SOBRE OS AUTORES

 

Sinopse

Numa sociedade como a brasileira, em que mudanças ocorrem com muita rapidez, tornando obsoletas ou apenas aparentemente obsoletas teorias e práticas de ensino, o Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem para o Ensino de Português (GELEP) desempenha papel fundamental, na medida em que cada um de seus membros, embora muitas vezes ansiosos para concordar, discordar ou apresentar novidades, tem de ouvir o outro, saber se colocar diante de discordâncias, de complementações, fazendo da interlocução momentos de aprendizagem.

Nesta obra, estão reunidos trabalhos que, sempre voltados ao ensino de língua portuguesa, versam sobre pesquisa, ensino gramatical, produção textual, gêneros textuais e leitura, eixos que foram acomodados nos três grandes blocos que organizam a apresentação dos capítulos.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!