Análise Exergoeconômica e Exergoambiental

Eduardo José Cidade Cavalcanti

2016 — 1ª edição
Lançamento

R$ 50,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521210580
Páginas: 110
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2016
Peso: 0.245 kg

Conteúdo

CAPÍTULO 1. INTRODUÇÃO
Referências

CAPÍTULO 2. EXERGIA
Referências

CAPÍTULO 3. ANÁLISE EXERGOECONÔMICA
3.1 Método SPECO
3.2 Custo
Referências

CAPÍTULO 4. ANÁLISE EXERGOAMBIENTAL
4.1 Ecoindicador 99
4.2 Ciclo de vida
4.3 Metodologia
4.4 Balanço exergoambiental
Referências

CAPÍTULO 5. APLICAÇÕES
5.1 Aplicações
5.2 Resultados
Referências

Sinopse

Esta obra apresenta as análises exergoeconômica e exergoambiental, ambas úteis para a avaliação de projetos de conversão de energia, como termoelétricas, ciclos Rankine orgânicos, plataformas de produção de petróleo e gás, sistemas auxiliados por coletores solares, entre outros.
Calculam-se, assim, os impactos ambientais de cada produto e identificam-se os equipamentos com piores desempenhos econômico e ambiental. A análise permite comparar sistemas diferentes ou alterações de equipamentos no mesmo sistema, ou seja, determinar qual sistema possui menor custo ou impacto ambiental e também qual componente deve ser otimizado para melhorar o desempenho econômico e ambiental de todo o sistema.
O livro destina-se a profissionais que atuam em projetos de sistemas de conversão de energia e a estudantes de pós-graduação em Engenharia Mecânica, Ambiental, de Energia e áreas correlatas. A análise exergoeconômica é amplamente conhecida no meio acadêmico, e utiliza a metodologia do custo específico de exergia (SPECO – Specific Exergy Costing), desenvolvida na Alemanha por George Tsatsaronis e colaboradores, na qual se diferenciam as finalidades dos fluxos de exergia em produtos e combustíveis.
A análise exergoambiental é uma tecnologia nova que o autor aprendeu em seu projeto de pós-doutorado na Technische Universität Berlin (TU Berlin) e que verifica o impacto ambiental de um produto desde o seu ciclo de vida até a disposição final, considerando os insumos de sua produção.
A obra aborda temas como exergia e seus tipos, metodologia SPECO, custos e equações, custo de eletricidade, vapor e água gelada, ecoindicador 99 e sua metodologia no ciclo de vida, cálculo de massa dos componentes e impacto ambiental de processos de produção.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!