Aprendizagem Motora e o Ensino do Esporte

Go Tani, Umberto Cesar Corrêa

2016 — 1ª edição
Lançamento

R$ 115,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521210214
Páginas: 384
Formato: 17 x 24 cm
Ano de Publicação: 2016
Peso: 0.632 kg

Conteúdo

APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
1 APRENDIZAGEM MOTORA: UMA VISÃO GERAL
1.1 Considerações iniciais
1.2 Aprendizagem motora como um campo de investigação
1.3 Movimento humano: processo e produto
1.4 Habilidade motora: nível de proficiência e tarefa motora
1.5 Habilidade motora e capacidade motora
1.6 Aprendizagem e performance
1.7 Fases da aprendizagem motora
1.8 Habilidade motora e técnica
1.9 Equivalência motora, variabilidade e o ensino da técnica
1.10 Ensino de habilidades abertas e fechadas
Bibliografia
2 FATORES QUE AFETAM A APRENDIZAGEM MOTORA:
UMA SÍNTESE
2.1 Considerações iniciais
2.2 Estabelecimento de metas
2.3 Instrução verbal e demonstração
2.4 Prática
2.5 Feedback e conhecimento de resultados
Bibliografia
3 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO ATLETISMO
3.1 Considerações iniciais
3.2 Provas do atletismo
3.3 Classificação das habilidades do atletismo
3.4 Análise das habilidades do atletismo: o exemplo da corrida e do
salto em distância
3.5 Fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras e o ensino do atletismo
3.6 Considerações finais
Bibliografia
4 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO BADMINTON
4.1 Introdução
4.2 A estrutura de habilidades do badminton
4.3 Classificação das habilidades do badminton
4.4 Análise das habilidades do badminton
4.5 Fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras e o ensino do badminton
Bibliografia
5 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO BASQUETEBOL
5.1 Introdução
5.2 Características das habilidades do basquetebol
5.3 O processo de aprendizagem motora e o ensino do basquetebol
5.4 Em forma de síntese
Bibliografia
Conteúdo 7
6 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DE HABILIDADES
MOTORAS DO JOGO DE CAPOEIRA
6.1 Considerações iniciais
6.2 Estrutura das habilidades motoras do jogo de capoeira
6.3 Classificação e demanda das habilidades motoras do jogo de capoeira
6.4 Estabelecimento de metas no ensino de habilidades motoras do jogo de capoeira
6.5 Instrução no ensino de habilidades motoras do jogo de capoeira
6.6 Estruturação da prática no ensino de habilidades motoras do jogo de capoeira
6.7 Feedback no ensino de habilidades motoras do jogo de capoeira
6.8 Considerações finais
Bibliografia
7 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO FUTEBOL
7.1 Pontapé inicial
7.2 Capacidades e habilidades motoras do futebol
7.3 Vivendo e aprendendo a jogar
7.4 Para ensinar o futebol
7.5 Apito final
Bibliografia
8 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO FUTSAL
8.1 Considerações iniciais
8.2 Estrutura hierárquica do futsal
8.3 Classificação das habilidades motoras/situações do futsal
8.4 O processo de aprendizagem motora
8.5 Estabelecimento de metas no ensino do futsal 
8.6 Instrução no ensino do futsal
8.7 Organização da prática no ensino do futsal
8.8 Feedback no ensino do futsal
8 Aprendizagem motora e o ensino do esporte
8.9 Considerações finais
Bibliografia
9 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
9.1 Considerações iniciais
9.2 Estrutura de habilidades da ginástica artística
9.3 Classificação das habilidades da ginástica artística
9.4 O estabelecimento de metas no ensino da ginástica artística
9.5 Demonstração e instrução verbal no ensino da ginástica artística
9.6 O tipo de prática no ensino da ginástica artística
9.7 Conhecimento de resultados e o ensino da ginástica artística
9.8 Considerações finais
Bibliografia
10 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO HANDEBOL
10.1 Introdução
10.2 Caracterização do handebol
10.3 Estrutura dos fundamentos do handebol
10.4 Classificação das habilidades (fundamentos) do handebol
10.5 Análise das habilidades do handebol
10.6 Implicações para o ensino do handebol
10.7 Considerações finais
Bibliografia
11 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO JUDÔ
11.1 Considerações iniciais
11.2 Estrutura das técnicas do judô
11.3 Classificação das habilidades motoras do judô
11.4 Análise das habilidades motoras do judô
11.5 Fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras e o ensino do judô
Conteúdo 9
11.6 Considerações finais
Bibliografia
12 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO KUNG-FU
12.1 Considerações iniciais acerca do kung-fu
12.2 Estrutura das habilidades do kung-fu
12.3 Classificação das habilidades do kung-fu
12.4 O processo de aquisição de habilidades do kung-fu – katis
12.5 Demandas de processamento de informação das habilidades do kung-fu
12.6 A organização da prática na aprendizagem do kung-fu
12.7 Demonstração e instrução verbal na aprendizagem do kung-fu
12.8 Fornecimento de feedback aumentado na aprendizagem do kung-fu
12.9 Considerações finais
Bibliografia
13 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA NATAÇÃO
SINCRONIZADA
13.1 Considerações iniciais
13.2 Natação sincronizada
13.3 A competição e as habilidades da natação sincronizada
13.4 Especialização precoce
13.5 O processo de ensino-aprendizagem da natação sincronizada
13.6 Natação sincronizada para pessoas com deficiência
13.7 Avaliação
Bibliografia
14 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA NATAÇÃO
14.1 Considerações iniciais
14.2 Estrutura hierárquica da natação
14.3 Classificação das habilidades motoras da natação
14.4 Análise das habilidades na natação
14.5 Fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras e o ensino da natação
14.6 Considerações finais
Bibliografia
15 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA CORRIDA DE
ORIENTAÇÃO
15.1 “Orientações” iniciais
15.2 Estrutura e organização da corrida de orientação
15.3 Classificação de habilidades motoras da corrida de orientação
15.4 Estabelecimento de metas no ensino da corrida de orientação
15.5 Instrução no ensino da corrida de orientação
15.6 A organização da prática no ensino da corrida de orientação
15.7 Feedback no ensino da corrida de orientação
15.8 “Orientações” finais
Bibliografia
16 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO PADEL
16.1 Introdução
16.2 Padel: origem e desenvolvimento do jogo
16.3 Estrutura e classificação das habilidades do padel
16.4 Processando informações durante o jogo de padel
16.5 Fatores que afetam a aprendizagem de habilidades motoras do padel
16.6 Considerações finais
Bibliografia
17 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO
TAEKWONDO
17.1 Introdução
17.2 Estrutura das habilidades do taekwondo
17.3 Demandas de processamento e execução nas habilidades do taekwondo
17.4 Fatores que afetam a aprendizagem motora e as habilidades do taekwondo
17.5 Considerações finais
Bibliografia
18 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO TÊNIS DE MESA
18.1 Introdução
18.2 Estrutura e classificação de habilidades motoras do tênis de mesa
18.3 Estabelecimento de metas e o ensino do tênis de mesa
18.4 Instrução, demonstração e o ensino do tênis de mesa
18.5 Variabilidade de prática e o ensino do tênis de mesa
18.6 Feedback extrínseco e o ensino do tênis de mesa
18.7 Considerações finais
Bibliografia
19 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO VOLEIBOL
19.1 Estrutura de habilidades do voleibol
19.2 Classificação das habilidades do voleibol
19.3 As habilidades do voleibol e suas demandas
19.4 Fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras e o ensino do voleibol
19.5 Considerações finais
Bibliografia
SOBRE OS AUTORES

Sinopse

O esporte é um fenômeno sociocultural que encerra uma diversidade de valores: educacionais, culturais, humanísticos, entre outros. Para sentir, apreciar e incorporar esses valores, é fundamental passar pela experiência prática. Assim, proporcionar uma prática bem-sucedida representa um
grande desafio para todos os programas e propostas que têm como meta inserir as pessoas no universo do esporte. Nesse contexto, a aquisição de habilidades motoras desempenha um papel fundamental. A habilidade motora modula o envolvimento com o esporte: quanto mais envolvimento, mais habilidade, e vice-versa; quanto mais habilidade e envolvimento, maior a chance de permanência na atividade, ou seja, da prática do esporte ao longo da vida.
A aquisição de habilidades motoras constitui o objeto de estudo de um campo de investigação denominado aprendizagem motora, que procura elucidar os mecanismos e os processos subjacentes a essa aquisição, além dos fatores que a influenciam. Os conhecimentos produzidos, sistematizados e acumulados historicamente por esse campo podem contribuir significativamente para o ensino do esporte, possibilitando ao profissional tomar decisões pedagógicas com mais segurança e propriedade. 

Este livro procura estabelecer uma ponte entre a aprendizagem motora e o ensino do esporte em diferentes modalidades. Foi escrito com a intenção primária de contribuir para a melhora da qualidade do ensino, mas também com a expectativa de que o profissional, ao reconhecer a potencialidade dos conhecimentos de aprendizagem motora e ao proceder à sua efetiva experimentação no cotidiano da intervenção, possa assumir atitude de pesquisador, reconhecidamente um componente imprescindível para o constante aperfeiçoamento profissional.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!