Apresentando e Analisando as Causas da Violência Escolar

Fábia Geisa Amaral Silva

Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580392838
Páginas: 61
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2017

Conteúdo

1. Introdução 

2. Contextualizando violência 

2.1. O dilema de defnir violência escolar 
2.2. A violência na literatura recente (Brasil) 
2.3. Violência e educação 
2.4. Desconstruindo violências 

3. Tipos de violência escolar 

3.1. Violência contra a pessoa 
3.1.1. Ameaças 
3.1.2. Brigas 
3.1.3. Violência sexual 
3.1.4. Uso de armas 
3.2. Violência contra a propriedade 
3.2.1. Roubos e furtos 
3.2.2. Depredação da escola 

4. Causas da violência escolar 

4.1. Gangues e drogas 
4.2. O entorno da escola (vizinhança) 
4.3. Falta de segurança na escola

5. Conclusão 

6. Referências 

Sinopse

A atual crise socioeconômica, tem acarretado diversas difculdades no relacionamento do homem com os outros e consigo próprio. Fenômenos como a violência, emergem desta crise de percepção, falta de condições físicas, sociais e sobretudo emocionais. Como fenômeno complexo, vem permeando as relações escolares, de forma signifcativa. Ao entendermos que a superação da violência passa necessariamente pela educação, buscamos compreender, por meio de autores como, Mirian Abramovay (1999), Arendt (1994 e 2001), Peralva (2000) e outros educadores e estudiosos que percebem as causas da violência nas escolas. Este trabalho é feito por meio de uma sistemática teórico-metodológica e pesquisa, realizando entrevistas com professores, funcionários e pais de alunos de escolas públicas de Fortaleza. Partindo da análise dos dados construíram-se as seguintes categorias: - as manifestações explícitas e implícitas da violência escolar; abordagens teóricas da violência; a percepção do fenômeno violência, os sentimentos que perpassam a prática docente e a relação dos alunos e do corpo técnico administrativo no convívio com a violência. Percebe-se suas manifestações
implícitas nas condições físicas da escola, no contexto dos alunos, pais, professores e corpo técnicoadministrativo e nas suas relações entre si. As manifestações explícitas, foram mais facilmente detectadas por meio das entrevistas, observações dos prédios escolares e suas condições, comportamentos dos alunos, formas de segurança (ou não) que as escolas oferecem (ou não), dentre outros. As atitudes tomadas frente a violência, objetivam impor limites e facilitar a convivência e situam o diálogo e a resolução dos conflitos em sala de 
aula como formas mais utilizadas para o seu alcance. 

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