Artes

Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino - Volume 9

Márcio Rogério de Oliveira Cano (Coordenador), Maria Christina de Souza Lima Rizzi (Org), Dália Rosenthal (Org)

2013 — 1ª edição

R$ 48,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521206798
Páginas: 148
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2013
Peso: 0.243 kg

Conteúdo

1 Desenho desígnio: devaneios de toques e olhares, poemas da visão e do tato
1.1 O desenho essencial
      Desenho do mundo
1.2 Para finalizar
1.3 Sugestões de leitura
1.4 Sites sugeridos
1.5 Referências bibliográficas

2 Poemas da mão que amassa
2.1 Para finalizar
2.2 Sugestões de leitura
2.3 Sites sugeridos
2.4 Referências bibliográficas

3 A leitura da obra de arte: as possibilidades da xilogravura
3.1 Sobre a arte na escola
3.2 Contextualizando a história da xilogravura
3.3 A leitura da obra de arte: por que isso é importante?
3.4 Sugestões para prática em sala de aula - leitura da obra de arte
3.5 Avaliação
3.6 Para finalizar
3.7 Sugestões de leitura
3.8 Sites sugeridos
3.9 Referências bibliográficas

4 Repertório da dança para uma dança sem repertório: ideias para uma escola dançante
4.1 Algumas noções importantes
      Dança
      Consciência corporal e expressão corporal
4.2 Algumas teorizações sobre o movimento corporal e a dança
      Gerda alexander: eutonia
      Steve paxton e outros: contato-improvisação
      Klauss vianna: a dança como vida, porque vida é movimento
      Ivaldo bertazzo
      Isabel marques
4.3 Estilos, modalidades ou códigos
4.4 Recursos materiais
4.5 Organizando o trabalho
4.6 Para finalizar
4.7 Sugestões de leitura
4.8 Referências bibliográficas

5 Fotografia na sala de aula: criação e integração
5.1 Introdução à história da fotografia
5.2 Introdução às técnicas básicas da linguagem fotográfica
      Composição
      Atitude e experimentação do olhar
     A pesquisa fotográfica como investigação: fotógrafos e artistas que utilizam a fotografia como meio reflexivo
5.3 Como trabalhar com pequenas histórias
5.4 Avaliação
5.5 Para finalizar
5.6 Sugestões de leitura
5.7 Referências bibliográfica

6 Vídeo e os caminhos do olhar
6.1 Sugestão de trabalho: ver e conhecer
6.2 Avaliação
6.3 Para finalizar
6.4 Sugestões de leitura
6.5 Sites sugeridos 
6.6 Referências bibliográficas 
6.7 Sites pesquisados

7 Lip dub: videoclipe colaborativo na internet
7.1 Videoarte, cultura visual e internet
7.2 Transformando a escola em set de filmagem
7.3 Para finalizar
7.4 Sugestões de leitura
7.5 Referências bibliográficas

8 O blog como portfólio na aula de arte
8.1 A evolução dos blogs
8.2 O formato básico do blog
8.3 Os edublogs
8.4 O uso do blog como portfólio na aula de arte
8.5 Portfólio e educação
8.6 Uma experiência
8.7 Utilizando o blog como portfólio na aula de arte
8.8 Outras possibilidades de usos do blog na sala de aula
8.9 Para finalizar
8.10 Sugestões de leitura, pesquisa e visita
8.11 Referências bibliográficas

9 A caminho de uma cultura de sustentabilidade com a arte-educação
9.1 A educação ambiental: transformadora e emancipatória
9.2 Propostas de ação para o arte-educador
9.3 Trabalhando o tema do meio ambiente numa oficina ou aula de artes
9.4 Para finalizar
9.5 Sugestões de leitura
9.6 Referências bibliográficas
9.7 Sites consultados

10 Museus e exposições de arte: possibilidades de experiência estética e educação
10.1 Alguns aspectos da educação em museus
10.2 Fundamentos para o preparo e desenvolvimento de uma visita com alunos às exposições
10.3 Visitando uma exposição com os alunos
10.4 Para finalizar
10.5 Sugestões de leitura e consulta
10.6 Referências bibliográficas

Sinopse

Esta coleção traz, em cada volume, reflexões e orientações práticas para o professor das várias áreas do Ensino Fundamental Ciclo II, das redes públicas e privadas, acerca das questões mais atuais do ensino.

O professor precisa contar com recursos que possam de um lado mostrar para ele como se dá a aprendizagem em sua disciplina e, de outro, que sirvam de instrumento prático para elaborar as suas aulas, atendendo às expectativas atuais de ensino.

É nesse espaço que elaboramos esta coleção de livros. Nas obras, serão encontrados os principais conceitos que orientam o trabalho nas mais diversas disciplinas em um contexto mais atual, em uma linguagem voltada para o trabalho em sala de aula, para os procedimentos de escolha de conteúdo, de temas, exemplos entre outros.

Todas as obras foram produzidas por experientes professores pesquisadores em cada uma das áreas do conhecimento.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!