Briefing

A Gestão do Projeto de Design

Peter L. Phillips

2008 — 1ª edição

Estoque esgotado

Esse livro possui uma edição mais recente! Clique aqui para consultá-la

Sobre o Livro

ISBN: 9788521204381
Páginas: 208
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2008
Peso: 0.410 kg

Conteúdo

1 - O que é briefing de design
Formato de briefing
Tamanho do briefing
Ingredientes de um conceito criativo
Quando é necessário o briefing
Arte versus design
Designers não são decoradores
Designers não são taxistas
Briefing é diferente de proposta de projeto
Diversos usos do briefing

2 - Responsabilidades pela elaboração do briefing
Cliente ou parceiro
Responsabilidades compartilhadas
Nível dos participantes
Início do processo
Design é apenas uma parte do sucesso
Os parceiros precisam entender-se mutuamente
Equipe do Briefing

3 - Elementos essenciais do briefing
Natureza do projeto e contexto
Análise setorial
Público-alvo
Portfólio da empresa
Objetivos do negócio e estratégias de design
Objetivo, implementação e avaliação
Informações de pesquisas
Apêndice
Algumas conclusões sobre os tópicos

4 - Aprovação do briefing
Revisão final
O briefing aprovado
Soluções internas e externas

5 - Usos do briefing
Aprovação nos diversos níveis hierárquicos
Avaliações
Público-alvo

Sinopse

Há quem pense que a criatividade não possa ser formalizada, normalizada ou descrita. Este é um dos motivos pelos quais designers ainda hoje relutam em produzir um briefing antes de começar seus trabalhos, assim como as empresas acreditam que isto seja uma perda de tempo.

 

Contudo, um bom briefing pode poupar muito trabalho e evitar problemas burocráticos durante a criação. A estruturação de recursos e objetivos guia a criação não restringindo-a, mas fundamentando e potencializando os resultados obtidos.

De forma clara e concisa, o livro auxilia profissionais a entenderem a importância do briefing e como produzi-lo de maneira eficaz. Escrito baseado na experiência profissional do autor, é fácil identificar paralelos com o cotidiano das empresas e dos designers.

Para os estudantes, o livro é uma forma de familiarizá-los com o briefing, para que eles entrem no mercado de trabalho conscientes da importância desde planejamento prévio que, muitas vezes, é negligenciado nas escolas.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!