Condição Docente e Constituição do Formador

Um Olhar para a Licenciatura em Matemática

Váldina Gonçalves da Costa

2011 — 1ª edição

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Fora de Catálogo

Sobre o Livro

ISBN: 9788580390247
Páginas: 148
Formato: 20,5x28 cm
Ano de Publicação: 2011
Peso: 0.425 kg

Sumário

Sumário
APRESENTAÇÃO

1 - A CONSTRUÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA
  1.1. O professor formador no contexto de mudanças
         Professor formador
         Contexto de trabalho do professor formador
  1.2. Relevância do estudo
  1.3. Dilemas e tensões da profissão
         Profissão docente 
         Em busca da profissionalidade docente
         Profissionalização docente
         Nóvoa e o modelo de análise do processo histórico de profissionalização
         Trabalho e condição docente

2 - A PESQUISA COM OS PROFESSORES FORMADORES
  2.1. A questão e os objetivos da pesquisa
  2.2. Instrumentos de coleta de informações e a escolha dos professores formadores
  2.3. Conhecendo os professores formadores
     2.3.1. Formação acadêmica e continuada
              O destaque para as licenciaturas
              A opção pela pós-graduação
              A participação em eventos
     2.3.2. Experiências profissionais
              Tempo de docência no ensino superior
              Outras funções na instituição de ensino superior
              Professores formadores com outra profissão
     2.3.3. As relações com a instituição de ensino superior
  2.4. As instituições e os professores formadores entrevistados
         As instituições
         Os professores formadores

3 - DIALOGANDO COM OS PROFESSORES FORMADORES
  3.1. Constituição como formador
         As "marcas" ao longo da trajetória
         Trajetórias acadêmicas e profissionais
  3.2. Condições de trabalho
         Prática docente
         Intensificação
         Desafios contemporâneos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

Sinopse

Num momento em que as discussões sobre o professor formador, principalmente na Licenciatura em Matemática, têm poucas iniciativas, este livro traz avanços consideráveis. O estudo procurou mapear a constituição do professor como formador e suas condições de trabalho por meio de novos olhares, novas discussões, capazes de ir além de uma representação homogênia do nosso trabalho como formadores.

Os resultados obtidos, a respeito da constituição do professor como formador, apontam para um processo dinâmico, composto por diferentes momentos, pelos quais os sujeitos vão passando ao longo de sua trajetória pessoal e profissional. Também mostra que vários fatores têm afetado o trabalho e a condição docente dos entrevistados e apontam para sua intensificação, fragmentação, isolamento e controle, com a ilusão de uma falsa autonomia e liberdade de trabalho.

A obra é dedicada especialmente aos professores formadores e aos pesquisadores da área de formação de professores, sendo útil aos Programas de Mestrado e Doutorado das áreas de Educação e Educação Matemática.

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