Da Administração Geral à Administração Escolar

Uma Revalorização do Papel do Diretor da Escola Pública

Hélio Janny Teixeira

2003 — 1ª edição

Estoque esgotado

Sobre o Livro

ISBN: 9788521203315
Páginas: 112
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2003
Peso: 0.200 kg

Conteúdo

Capitulo 1 - DA ADMINISTRAÇÃO GERAL À ADMINISTRAÇÃO 
DA ESCOLA 

1.1. Introdução 
1.2. O modelo clássico-burocrático de administração 
1.3. Para além do modelo clássico-burocrático  

Capitulo 2 - O DIRETOR DE ESCOLA, SEU CONTEXTO DE TRABALHO 
2.1. Metodologia utilizada 
2.2. O sistema de capacitação desenvolvido com diretores de escola 
2.3. Pesquisas realizadas sobre o papel do diretor de escola 

Capitulo 3 - PERFIL DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO PAULO E AS EXPECTATIVAS DOS PAIS DE ALUNOS EM RELAÇÃO À ESCOLA 
3.1. Metodologia utilizada 
3.2. Demanda atendida pela Rede Municipal de Ensino de São Paulo 
3.3. Perfil socioeconômico dos alunos da Rede Municipal de Ensino 
3.4. Opiniões dos pais de alunos sobre a escola 

Capitulo 4 - O QUE OS DIRETORES DE ESCOLA ENTREVISTADOS 
PENSAM SOBRE SEU TRABALHO 

4.1. Opiniões dos diretores sobre seu cargo 
4.1.1. Metodologia utilizada 
4.1.2. Sobre a ocupação do tempo no cargo de diretor de escola 
4.1.3. Sobre as dificuldades do cargo 
4.1.4. Sobre a participação da comunidade e dos pais 
4.2. Opiniões sobre o clima organizacional 
4.2.1. Metodologia utilizada 
4.2.2. Clima organizacional 
4.2.3. Resultados da pesquisa sobre clima organizacional 
4.2.4. Algumas conclusões decorrentes dessa pesquisa 

Capitulo 5 - UM DIA DO DIRETOR DE ESCOLA 
5.1. Metodologia utilizada 
5.2. O que se observou acompanhando um dia do diretor de escola? 
5.2.1. Sobre a duração das atividades 
5.2.2. Sobre a distribuição das atividades diárias 
5.2.3. Sobre o local de contato do diretor com outras pessoas 
5.2.4. Sobre a distribuição dos contatos do diretor 
5.2.5. Sobre a iniciativa do contato 
5.3. Algumas conclusões sobre o dia do diretor de escola 
5.4. Análise sobre o uso do tempo pelo diretor 
5.4.1. O diretor controla seu tempo? 
5.4.2. O diretor e o aspecto pedagógico 
5.4.3. O cargo de diretor de Escola Municipal de Educação Infantil é diferente do de diretor de Escola Municipal de Ensino Fundamental? 

Capitulo 6 - NAS CONDIÇÕES EXISTENTES, COMO MELHORAR O 
DESEMPENHO NO CARGO DE DIRETOR DE ESCOLA?
 
6.1. Diretrizes para a melhoria do desempenho funcional do diretor 
de escola 67
6.2. Registro de boas experiências 
6.2.1. Traços destacáveis no desempenho de diretores de escola 
6.2.2. Iniciativas eficazes diante de situações problemáticas 
6.2.3. Ilustração do levantamento de boas práticas em escolas da 
rede municipal 

Capitulo 7 - A ESCOLA FORTALECIDA NUMA NOVA REDE 
7.1. Um modelo participativo de gestão 
7.2. A construção da autonomia da escola dentro de uma nova concepção de rede escolar 
7.2.1. Algumas diretrizes para a revisão das estruturas
7.2.2. Como dar maior autonomia à escola se falta autonomia aos próprios órgãos centrais da Educação? 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 
ANEXO
: Roteiro das boas práticas no relacionamento com a comunidade 
BIBLIOGRAFIA  

Sinopse

Esta publicação, objetiva e simplificada, tem o intuito de uma efetiva aproximação com aqueles que fazem o dia-a-dia das escolas. Nela, são apresentados, com indagações e conclusões do autor, os resultados dos levantamentos realizados a partir do contato com mais de 500 Diretores, para que o leitor possa avaliar e, se possível, reelaborar e incorporar ao seu quotidiano algumas práticas observadas. O tema se desenvolve em torno das seguintes questões: a relação escola-comunidade, como pode-se abrir a escola à influência permanente e organizada da comunidade; a construção da autonomia da escola; a articulação entre o administrativo e o pedagógico no desempenho do cargo de Diretor de Escola; e como superar uma certa cultura de fracasso que domina o clima organizacional em certos ambientes.

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