Design de Notícias

A acessibilidade do cotidiano

Ary Moraes, Carlos Zibel Costa (coordenador), Marcos Braga (coordenador), Priscila Farias (coordenadora)

2015 — 1ª edição
Lançamento

R$ 52,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521208655
Páginas: 160
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2015
Peso: 0.290 kg

Conteúdo

Prefácio

Introdução

 

1. Aspectos históricos da página de notícias

1.1 A forma da página de notícias

1.2 A página como produto do desenvolvimento tecnológico

1.3 Os jornais a partir dos anos 1950

1.4 Forma e função

1.5 O fim do século XX

1.6 O design de jornais como negócio

1.7 Design de jornais fin-de-siècle

 

2. A página de notícias no Brasil

2.1 Os pioneiros da imagem

2.2 O advento do jornalismo comercial no Brasil

2.3 A semana de 22

2.4 A década de 1950 muda os jornais

2.5 A crise dos anos 1970

2.6 A greve dos jornalistas e o design dos jornais

2.7 As mudanças no design

2.8 As reações às reformas

2.9 As reformas se espalham pelo Brasil

2.10 O Correio Braziliense

2.11 A consolidação do design de notícias no Brasil

 

3. Questões conceituais relacionadas ao

design de notícias

 

4. O design de notícias

4.1 A pesquisa

4.2 Sobre o tema da cobertura escolhida

4.3 O que a pesquisa revelou quanto aos aspectos gráficos

4.4 Como o design de notícias difere do design de jornais

4.5 Como o design de notícias constrói discursos jornalísticos

4.6 Como o Design se insere no ciclo de produção jornalística

4.7 Aspectos metodológicos do design de notícias

4.8 Considerações quanto aos produtos editoriais digitais

4.9 O design de notícias e seu contexto

 

Conclusão

Referências bibliográficas

Sinopse

A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
Existiria um design de notícias ou seria o sofisticado design dos jornais contemporâneos um evento pontual na história do jornalismo? O que o caracterizaria a ponto de separá-lo das demais manifestações do design no mercado editorial? O autor partiu desses questionamentos para investigar o desenvolvimento histórico da forma da página de notícias e também os aspectos metodológicos ligados à sua produção do ponto de vista do design, contribuindo, assim, para cobrir a lacuna em relação à reflexão acadêmica sobre o tema no Brasil. Design de Notícias foi escrito por um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, que identificou e conceituou esse tipo peculiar de design, suas características e abrangências, além de sua contextualização no cenário de mudanças que moldou a sociedade do começo do século XXI. Ao fundamentar sua reflexão acadêmica em mais de 20 anos de prática profissional, contemplada com as mais importantes distinções na área, o autor, indicado ao Prêmio Jabuti em 2014, oferece os elementos que permitem afirmar que não só existe um design de notícias, mas também este é a grande manifestação do designer como autor de discursos.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!