Design e Tipografia

100 Fundamentos do Design com Tipos

Ina Saltz

2010 — 1ª edição

Estoque esgotado

Sobre o Livro

ISBN: 9788521205357
Páginas: 208
Formato: 21,5x25,5 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.975 kg

Conteúdo

A LETRA

1. Usando letras como formas
2. Usando o espaço interno como forma
3. Detalhes da forma das letras
4. O conteúdo emocional sugerido pelo texto
5. Conotações históricas
6. Considerando o suporte
7. Honrar a dignidade
8. A solução feita à mão
9. Expressividade
10. Permanecer neutro
11. Considerar o contraste do fundo
12. Ênfase usando pesos
13. Ênfase usando o contraste de pesos
14. Ênfase usando tamanhos
15. Ênfase usando o contraste de tamanhos
16. Aspas inteligentes
17. O hífen, travessões "ene" e "eme"
18. Alto contraste invertido
19. Dimensões extremas
20. Floreados intensos
21. Pensar como um compositor de tipos
22. Usando versões display
23. Usando números
24. Dingbats e pictogramas
25. Teoria da Relatividade I

A PALAVRA

 

26. Uma tipografia "ruim"? 
27. Abominações tipográficas
28. Hierarquia usando posicionamento 
29. Hierarquia usando tamanho 
30. Hierarquia usando peso 
31. Hierarquia usando cor 
32. Hierarquia usando contraste 
33. Hierarquia usando orientação 
34. Hierarquia usando efeitos especiais 
35. Kern: quando aplicar 
36. Tipos como imagem 
37. Tipos tridimensionais 
38. Repetição 
39. Desconstruindo os tipos 
40. Empilhamento vertical 
41. Veja a forma 
42. Usando maiúsculas e minúsculas 
43. A regra das três tipografias
44. Combinando várias tipografias 
45. Combinando tipos usando contraste, peso ou cor 
46. Combinando tipos usando compatibilidades históricas 
47. Familiaridade produz legibilidade  
48. Versaletes e frações: proporções corretas 
49. Usando o tipo certo
50. Teoria da Relatividade II 

O PARÁGRAFO

 

51. A tipografia invisível 
52. Tipografia em alta evidência 
53. Menos é mais 
54. Mais é mais 
55. Espaçamento entreletras e entrepalavras 
56. Hifenização e justificação 
57. Instruções para o tracking 
58. A "cor" do texto 
59. Considerando a massa tipográfica 
60. Padrão, gradação e textura 
61. Princípios básicos de entrelinhas 
62. Comprimento ideal para linhas de texto
63. Abrindo o entrelinhas 
64. Linhas empilhadas 
65. Indicando parágrafos 
66. Capitulares iniciais e descendentes 
67. Parágrafos de abertura 
68. Órfã e viúvas 
69. "Rios" de espaço 
70. Evite os tipos decorativos 
71. Celebre os tipos decorativos 
72. Textos sobrepondo imagens 
73. Textos sobrepondo textos 
74. O efeito do bloco de texto 
75. Teoria da Relatividade III 


A PÁGINA

 

76. Legibilidade, legibilidade, legibilidade 
77. Legibilidade em segundo plano 
78. Limitando as tipografias 
79. Uma família tipográfica 
80. Seis tipos essenciais 
81. Necessidade por todos os tipos 
82. Tipos para texto versus tipos display 
83. Pontos de entrada organizados 
84. Sistematizando a hierarquia 
85. Textos justificados 
86. Alinhamentos à esquerda, franja à direita 
87. Alinhamentos à direita, centralizados e assimétricos 
88. O grid de múltiplas colunas de texto 
89. Grids irregulares 
90. "Acessórios" tipográficos 
91. Linha fi na, destaques e citações 
92. O "nascer e morrer" do texto 
93. Caos versus ordem 
94. Comentários, marginalia e outros idiomas 
95. Gráficos e tabelas 
96. Dispositivos de navegação 
97. Margens e calhas 
98. Enquadrando o texto 
99. Flutuando no espaço 
100. Teoria da Relatividade IV 

 

ÍNDICE DE COLABORADORES 
SOBRE A AUTORA 
AGRADECIMENTOS

 

Sinopse

DESIGN E TIPOGRAFIA é uma tentativa de destilar, organizar e compartimentalizar - mas sem simplificar demais - as muitas e complexas questões em torno do uso efetivo e proveitoso da tipografia. O livro é voltado para designers de todas as áreas nas quais os tipos desempenham papéis de maior ou menor expressão.

Uma profunda compreensão da forma das letras e conhecimento de seu uso eficaz só pode ser obtida pela observação e experimentação constantes; evolui ao longo de uma vida inteira dedicada ao estudo e à prática do design. A publicação pretende contribuir com a busca dos designers em aprofundar suas habilidades tipográficas e foi projetada e organizada para tornar este processo agradável, interessante e instrutivo.

Os fundamentos estão divididos em quatro seções: A Letra, A Palavra, O Parágrafo e A Página. Cada um dos 100 fundamentos ocupa uma página dupla com explicações e exemplos ilustrando o fundamento tratado.

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