ISBN: 9788521205357
Páginas: 208
Formato: 21,5x25,5 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.975 kg
A LETRA
1. Usando letras como formas
2. Usando o espaço interno como forma
3. Detalhes da forma das letras
4. O conteúdo emocional sugerido pelo texto
5. Conotações históricas
6. Considerando o suporte
7. Honrar a dignidade
8. A solução feita à mão
9. Expressividade
10. Permanecer neutro
11. Considerar o contraste do fundo
12. Ênfase usando pesos
13. Ênfase usando o contraste de pesos
14. Ênfase usando tamanhos
15. Ênfase usando o contraste de tamanhos
16. Aspas inteligentes
17. O hífen, travessões "ene" e "eme"
18. Alto contraste invertido
19. Dimensões extremas
20. Floreados intensos
21. Pensar como um compositor de tipos
22. Usando versões display
23. Usando números
24. Dingbats e pictogramas
25. Teoria da Relatividade I
A PALAVRA
26. Uma tipografia "ruim"?
27. Abominações tipográficas
28. Hierarquia usando posicionamento
29. Hierarquia usando tamanho
30. Hierarquia usando peso
31. Hierarquia usando cor
32. Hierarquia usando contraste
33. Hierarquia usando orientação
34. Hierarquia usando efeitos especiais
35. Kern: quando aplicar
36. Tipos como imagem
37. Tipos tridimensionais
38. Repetição
39. Desconstruindo os tipos
40. Empilhamento vertical
41. Veja a forma
42. Usando maiúsculas e minúsculas
43. A regra das três tipografias
44. Combinando várias tipografias
45. Combinando tipos usando contraste, peso ou cor
46. Combinando tipos usando compatibilidades históricas
47. Familiaridade produz legibilidade
48. Versaletes e frações: proporções corretas
49. Usando o tipo certo
50. Teoria da Relatividade II
O PARÁGRAFO
51. A tipografia invisível
52. Tipografia em alta evidência
53. Menos é mais
54. Mais é mais
55. Espaçamento entreletras e entrepalavras
56. Hifenização e justificação
57. Instruções para o tracking
58. A "cor" do texto
59. Considerando a massa tipográfica
60. Padrão, gradação e textura
61. Princípios básicos de entrelinhas
62. Comprimento ideal para linhas de texto
63. Abrindo o entrelinhas
64. Linhas empilhadas
65. Indicando parágrafos
66. Capitulares iniciais e descendentes
67. Parágrafos de abertura
68. Órfã e viúvas
69. "Rios" de espaço
70. Evite os tipos decorativos
71. Celebre os tipos decorativos
72. Textos sobrepondo imagens
73. Textos sobrepondo textos
74. O efeito do bloco de texto
75. Teoria da Relatividade III
A PÁGINA
76. Legibilidade, legibilidade, legibilidade
77. Legibilidade em segundo plano
78. Limitando as tipografias
79. Uma família tipográfica
80. Seis tipos essenciais
81. Necessidade por todos os tipos
82. Tipos para texto versus tipos display
83. Pontos de entrada organizados
84. Sistematizando a hierarquia
85. Textos justificados
86. Alinhamentos à esquerda, franja à direita
87. Alinhamentos à direita, centralizados e assimétricos
88. O grid de múltiplas colunas de texto
89. Grids irregulares
90. "Acessórios" tipográficos
91. Linha fi na, destaques e citações
92. O "nascer e morrer" do texto
93. Caos versus ordem
94. Comentários, marginalia e outros idiomas
95. Gráficos e tabelas
96. Dispositivos de navegação
97. Margens e calhas
98. Enquadrando o texto
99. Flutuando no espaço
100. Teoria da Relatividade IV
ÍNDICE DE COLABORADORES
SOBRE A AUTORA
AGRADECIMENTOS
DESIGN E TIPOGRAFIA é uma tentativa de destilar, organizar e compartimentalizar - mas sem simplificar demais - as muitas e complexas questões em torno do uso efetivo e proveitoso da tipografia. O livro é voltado para designers de todas as áreas nas quais os tipos desempenham papéis de maior ou menor expressão.
Uma profunda compreensão da forma das letras e conhecimento de seu uso eficaz só pode ser obtida pela observação e experimentação constantes; evolui ao longo de uma vida inteira dedicada ao estudo e à prática do design. A publicação pretende contribuir com a busca dos designers em aprofundar suas habilidades tipográficas e foi projetada e organizada para tornar este processo agradável, interessante e instrutivo.
Os fundamentos estão divididos em quatro seções: A Letra, A Palavra, O Parágrafo e A Página. Cada um dos 100 fundamentos ocupa uma página dupla com explicações e exemplos ilustrando o fundamento tratado.
Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!