Marcos Braga (coordenador) , Milene Cara , Carlos Zibel Costa (coordenador)
Marcos Braga (coordenador), Milene Cara, Carlos Zibel Costa (coordenador), Priscila L. Farias
ISBN: 9788521205609
Páginas: 100
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2010
Peso: 0.193 kg
Conteúdo
Introdução
1 - Desenho industrial e design: primeiras notas e considerações
1.1. A etimologia do design
1.2. A definição do International Council of Societies of Industrial Design (ICSID)
1.3. Os paradigmas econômicos e a construção de um conceito
2 - Anos 1950: a situação internacional
2.1. O pós-guerra e a experiência democrática no Brasil
2.2. O abstracionismo no contexto internacional
2.3. O abstracionismo no Brasil
2.4. O contexto da disciplina "desenho industrial" no Brasil
2.5. Artigos relativos à década de 1950
3 - Anos 1960: a situação brasileira e suas relações com o contexto internacional
3.1. O ambiente cultural e seus reflexos ao discurso da disciplina
3.2. Bibliografia crítica
4 - Anos 1970: o panorama histórico de um "milagre" que não se sustentou
4.1. 1970: o design ganha status nacional e dois polos de significação
5 - Novos mapas para antigos caminhos: considerações finais sobre o percurso
Índice geral de artigos publicados nas décadas de 1950, 1960 e 1970
Bibliografia geral
A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
Desenho Industrial ou Design? A mudança de significado em um campo de conhecimento ainda em construção.
Por meio da leitura analítica da produção cultural dos anos 1950 aos anos 1970 pretende-se o entendimento sobre o significado de desenho industrial no País e a fundamentação para uma discussão mais ampla sobre os significados contidos ao que hoje chamamos de design.
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