Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas

Selma Martines Peres , Maria Helena de Paula , Márcia Pereira dos Santos

2017 — 1ª edição

Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580392258
Páginas: 248
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2017

Conteúdo

Sessão 1
Formação de professores, educação especial e programas educacionais 

Formação de professores de ciências na perspectiva da educação especial: análise da produção científca sobre o tema

Formação de professores para o ensino de ciências dos anos iniciais da educação básica 

Biografa e formação: narrativas de uma aluna do ensino superior UFG‑Catalão 

Educação, desenvolvimento e defciência: contribuições de Suchodolski e Vigotski 

O laudo na educação especial em Goiás: acesso ou restrição 

Educação especial e educação do campo: interfaces e o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais 

Organização e funcionamento dos subprojetos PIBID: contribuições com a formação docente 

O acesso à educação infantil via programa PROINFÂNCIA 

Sessão 2
Ensino, concepções e práticas educativas

A concepção de formação continuada dos professores da educação infantil em Catalão – GO: uma análise a partir da teoria histórico‑cultural

Reflexões sobre conceitos utilizados nas políticas e práticas educacionais inclusivas brasileiras

A medicalização do fracasso escolar: concepção de professoras do ensino fundamental 

Professor de apoio, bidocência e as possibilidades de ensino colaborativo como apoio à inclusão de estudantes com defciência 

Educação ambiental e a reutilização de óleo de fritura no Colégio Estadual João Netto de Campos

Sessão 3
Livros didáticos e o lúdico na educação

A discriminação social “mascarada” nos tempos atuais: uma análise crítica sobre discriminação em livros didáticos de biologia 

Análise de livros utilizados no ensino de química no estado de Goiás 

O brincar/jogo de papéis sociais e a educação especial: levantamento bibliográfco na educação infantil 

O lúdico na radioatividade: trabalhando com a Lei 10.639/03

Sinopse

A presente coletânea tem por objetivo divulgar os resultados de pesquisas que foram apresentadas no IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, e é destinada a estudantes de licenciatura e pós-graduação, bem como a professores da educação básica. Este volume, em especial, traz instigantes contribuições para a área da educação a partir de concepções e abordagens diferentes, que colaboram para o debate no  cenário educacional atual. Neste livro, o leitor encontrará interessantes discussões sobre a área da educação, organizadas em três seções: a) Formação de professores, educação especial e programas educacionais; b) Ensino, concepções e práticas educativas; c) Livros didáticos e o lúdico na educação.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!