Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação

Clarissa Stefani Teixeira , Márcio Vieira de Souza

2018 — 1ª edição

Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580393224
Páginas: 200
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2018

Conteúdo

CAPÍTULO 1
Inspiração para a inovação na educação
1. Introdução
2. O conceito de inovação na educação
3. As práticas inovadoras na educação: disseminação para a inspiração em inovar
4. Considerações finais
5. Referências

CAPÍTULO 2
Letramento digital e letramento acadêmico: um diálogo necessário
1. Introdução
2. Letramento como prática social
3. Letramento digital como estratégia para potencializar o letramento acadêmico
4. Considerações finais
5. Referências

CAPÍTULO 3
A educação aberta com ciência aberta e escolarização aberta para pesquisa e inovação responsáveis
1. Introdução
2. O propósito da Abertura
3. RRI: origem e projetos
4. Reflexões sobre RRI e Open Schooling
5. Conclusões
6. Agradecimentos
7. Referências

CAPÍTULO 4
A cultura maker em prol da inovação nos sistemas educacionais
1. Considerações iniciais
2. O movimento maker e seus espaços
3. Metodologia
4. Reinventando o espaço escolar: outras recomendações a considerar
5. Conclusão
6. Referências

CAPÍTULO 5
Avaliação de usabilidade do newsgame Aprendendo Jornalismo
1. Introdução
2. Métodos
2.1 Identificando a necessidade
2.2 Participantes
2.3 O newsgame Aprendendo Jornalismo
2.4 Narrativa do newsgame
2.5 Personagens
2.6 A trama aliada à interface
2.7 Exercícios de redação
2.8 Armazenamentos dos dados
3. Avaliação de usabilidade
4. Instrumentos para avaliação de usabilidade
5. Resultados
6. Conclusão
7. Referências

CAPÍTULO 6
Integração de metodologias ativas da aprendizagem na formação policial: gamificação e educação em direitos humanos
1. Introdução
2. Direitos humanos – conceito e historicidade
3. Educação em direitos humanos na formação policial
4. Desafios da formação policial pelas Academias de Polícia para construir uma Polícia Cidadã
4.1 Conteúdo dos cursos com a temática direitos humanos na formação e qualificação dos profissionais operadores de segurança pública.
5. A Gamificação de conteúdos como recurso didático de motivação e facilitador da aprendizagem
6. Considerações finais
7. Referências

CAPÍTULO 7
Projeto ENGAGE no Ensino Superior: uma experiência de pesquisa e inovação responsáveis na disciplina de Libras
1. Introdução
2. Libras no Ensino Superior
3. O Projeto ENGAGE sob a Responsabilidade Pesquisa e Inovação (Responsible Research and Innovation – RRI) no uso de REA no Ensino Superior
4. O Projeto ENGAGE e os alimentos transgênicos na disciplina de Libras
5. Os processos de aprendizado dos sinais em Libras e a elaboração do REA sobre transgênicos
6. Considerações finais
7. Referências

CAPÍTULO 8
Experiências imersivas e realidade virtual na educação: abordagens iniciais
1. Introdução
2. As diversas faces da realidade virtual, as imagens líquidas e as narrativas imersivas
3. Algumas experiências das imagens líquidas em realidade virtual
4. Considerações finais
5. Referências

CAPÍTULO 9
Mobile learning no Brasil: um estudo exploratório da literatura
1. Introdução
2. O que caracteriza o Mobile Learning
3. Mobile Learning no Brasil
4. Execução da RSL
5. Resultados da revisão sistemática de literatura
6. Considerações finais
7. Referências

CAPÍTULO 10
Notas sobre interdisciplinaridade na formação inicial de professores: um relato de caso.... 157
1. Introdução
2. Interdisciplinaridade e formação docente
3. Marcos Legais da proposta pedagógica
4. Os Seminários Integradores como proposta de consolidação da interdisciplinaridade no curso
5. A experiência do Seminário Integrador I – Educação e Leitura de Mundo em 2017/02
6. Considerações finais
7. Referências

CAPÍTULO 11
Moodle como ferramenta de suporte a PBL em rede: uma revisão sistemática
1. Introdução
2. Embasamento teórico
3. Metodologia de trabalho
4. Resultados e bibliometria
5. Análise e discussão dos dados
6. Considerações finais
7. Referências

CAPÍTULO 12
Metodologias inovadoras: um estudo sobre aprendizagem aberta e colaborativa na educação em rede
1. Introdução
2. Uma metodologia inovadora na educação em rede
2.1 As tendências tecnológicas na educação em rede
3. Aprendizagem aberta e colaborativa
3.1 Os REA
3. 2 A rede social de construção coletiva CoLearn Community
3.3 Os recursos educacionais utilizados pela Rede CoLearn Community
4. Discussões: as experiências da rede no contexto brasileiro
5. Considerações finais
6. Referências

Sinopse

A educação é busca de toda uma vida, a qual às vezes floresce e às vezes traz grandes desafios. (...) e esta obra é uma prova disto, nós podemos criar e promover alternativas para discutir e melhorar de forma inovadora, a educação brasileira. Queremos e podemos mudar o que está dentro da nossa esfera de atuação, sem dependermos de aprovações ou recomendações legais de comitês ou coisas parecidas. Mão na massa é nosso lema e, neste caso, isso significa que continuaremos trabalhando e experimentando com todas as possibilidades existentes. A ideia central é ajudar a mudar a realidade educacional no país.
DR. CELSON PANTOJA LIMA, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!