Engenharia Portuária

Emilia Arasaki , Paolo Alfredini

2014 — 1ª edição

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Sobre o Livro

ISBN: 9788521208112
Páginas: 1308
Formato: 20,5x25,5 cm
Ano de Publicação: 2014
Peso: 2.825 kg

Conteúdo

INTRODUÇÃO
PANORAMA AQUAVIÁRIO 
1 Panorama Hidroviário Nacional 
2 Panorama do Gerenciamento Costeiro Nacional 
3 Fundamentos sobre Porto Concentrador de Carga e Cabotagem
4 Marinas e Atracadouros Pesqueiros 
5 Sistemas Oceânicos 

PARTE 1 - HIDRÁULICA MARÍTIMA 
1 Hidrodinâmica e Estatística das Ondas Curtas Produzidas
2 Dinâmica das Ondas Longas de Maré em Embocaduras Marítimas 
3 Transporte de Sedimentos Litorâneo e Morfologia Costeira 
4 Hidrossedimentologia, Dinâmica Halina e Morfológica em Embocaduras Marítimas 

PARTE 2 - Hidráulica Fluvial
5 Transporte de Sedimentos Fluvial 
6 Início do Movimento Sedimentar e Rugosidades no Leito Fluvial 
7 Quantificação do Transporte de Sedimentos Fluvial 
8 Morfologia Fluvial e Teoria do Regime
9 Características Planialtimétricas Fluviais em Planície Aluvionar 

PARTE 3 Obras Portuárias e Costeiras 
10 Tipos do Portos
11 Dimensões Náuticas Portuárias
12 Tipo de Obras de Abrigo Portuárias
13 Dimensionamento de Obras de Abrigo Portuárias 
14 Estruturas e Equipamentos de Acostagem 
15 Equipamentos de Movimentação e Instalações de Armazenamento de Cargas 
16 Políticas e Operações Portuárias
17 Tipos de Obras de Defesa dos Litorais
18 Efeito das Obras Costeiras sobre o Litoral
19 Tipos de Obras em Embocaduras Marítimas
20 Dispersão Aquática de Efluentes Leves


PARTE 4 - Obras Hidroviárias
21 Obras de Escavação Submersas
22 Dimensões Náuticas Hidroviárias
23 Obras de Melhoramento Hidroviário para a Navegação
24 Obra de Transposição de Desnível com Eclusas e Capacidade de Tráfego em Hidroviário
25 Paradigmas do Transporte Aquaviário
Bibliografia

Sinopse

O núcleo duro de Engenharia Portuária, no qual o Engenheiro Paolo Alfredini se destaca internacionalmente, está apresentado nas três primeiras partes do livro. A precisão científica com que são tratadas a Hidráulica Marítima, Estuarina e Fluvial se assemelha a uma obra de literatura clássica, que gera paradigmas e padrões que serão referências dos trabalhos futuros de outros autores, que seguirão a rota desta via traçada e demarcada com o rigor e competência de um dos mais produtivos pesquisadores da Universidade de São Paulo. Engenharia Portuária brilha nas duas últimas partes do livro, quando todo o conhecimento apresentado nas três primeiras partes é aplicado no projeto das obras portuárias, costeiras e hidroviárias. Dimensões de canais, quebra-mares e métodos construtivos aplicados em portos modernos do Brasil e do exterior são os destaques das obras portuárias e costeiras, enquanto as eclusas são o destaque das obras hidroviárias.

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