Estudo de Pólos Geradores de Tráfego

E de seus Impactos nos Sistemas Viários e de Transportes

Licinio da Silva Portugal , Lenise Grando Goldner

2003 — 1ª edição

Estoque esgotado

Sobre o Livro

ISBN: 8521203284
Páginas: 334
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2003
Peso: 0.542 kg

Conteúdo

PARTE  I  

1 - INTRODUÇÃO

1.1. Objetivos e sua relevância
1.2. PGT e sua evolução
1.3. Estudos de impactos ambientais e licenciamento
1.4. Estudos de PGT
1.5. Descrição sumária desta publicação
Bibliografia

2 - CARACTERIZAÇÃO DE  PGT
2.1. Conceituação
2.2. Classificação
2.3. Contexto de análise - Aspectos intervenientes e possibilidades de intervenção
2.4. Impactos
2.5. Sistemática de licenciamento e apreciação de projetos
2.6. Considerações finais
Bibliografia

3 - LOCALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE VIAGENS
3.1. Considerações iniciais
3.2. Localização de PGTs
3.3. Produção de viagens em PGTs
3.4. Considerações finais
Bibliografia 

4 - PROCESSO DE ANÁLISE
4.1. Considerações iniciais 
4.2. Metodologia americana do Departamento de Transportes (1985)
4.3. Metodologia do Institute of Transportation EngineersITE (1991)
4.4. Metodologia espanhola 
4.5. Metodologia dos consultores (1984)
4.6. Metodologia da CET-SP (1983)
4.7. Metodologia de Grando (1986)
4.8. Metodologias de Cybis et al. (1999) e de Menezes (2000)
4.9. Metodologia proposta
4.10. Considerações finais
Bibliografia
 
Parte II
 

5 - OS SHOPPING CENTERS E OS SUPERMERCADOS
5.1. Considerações iniciais 
5.2. Definições de shopping center 
5.3. Classificações
5.4. Evolução histórica
5.5. Considerações finais
Bibliografia

6 - DELIMITAÇÃO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DE SHOPPING CENTERS 
6.1. Considerações iniciais 
6.2. Quadro de referências 
6.3. Metodologia para traçado da área de influência 
6.4. Aplicação da metodologia adotada:
delimitação da área de influência do Shopping Itaguaçu
6.5. Considerações finais
Bibliografia

7 - GERAÇÃO DE VIAGENS
7.1. Considerações iniciais 
7.2. Modelos de geração de viagens para shopping centers brasileiros
7.3. Modelos de geração de viagens para shopping centers 
americanos e espanhóis
7.4. Análise comparativa entre EUA, Brasil e Espanha 
7.5. Modelos de geração de viagens para supermercados brasileiros
7.6. Considerações finais
Bibliografia

8 - ESCOLHA MODAL
8.1. Considerações iniciais
8.2. Estudo da escolha modal para shopping centers americanos e espanhóis
8.3. Estudo da escolha modal para shopping centers brasileiros
8.4. Valor do tempo
8.5. Escolha modal para supermercados brasileiros 
8.6. Considerações finais
Bibliografia

9 - ESTACIONAMENTO
9.1. Considerações iniciais 
9.2. Dimensionamento de estacionamento para shopping centers 
9.3. Dimensionamento de estacionamento para supermercados
9.4. Considerações finais
Bibliografia

10 - DISTRIBUIÇÃO E ALOCAÇÃO DE VIAGENS 
10.1. Considerações iniciais
10.2. Distribuição das viagens
10.3. Alocação do tráfego
10.4. Simulação de tráfego
10.5. Considerações finais
Bibliografia

11 - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
  
Bibliografia

ANEXO A - CADASTRO  BIBLIOGRÁFICO
ANEXO B - QUESTIONÁRIOS E TABELAS
ANEXO C - ESTUDO DE CASO

Sinopse

O presente trabalho tem o propósito de sistematizar o conhecimento disponível na literatura consultada sobre os impactos nos sistemas viários e de transportes provenientes da implantação de pólos geradores de tráfego (PGTs). Nesse sentido, procura-se documentar procedimentos, métodos, modelos, parâmetros e informações utilizadas na análise da implantação de PGTs em áreas urbanas, com ênfase nos seus aspectos de tráfego e transportes. Tendo-se como base de comparação os estudos dos PGTs nos EUA, em vista do seu pioneirismo nesse assunto, e agregando dados obtidos por meio de levantamentos de campo realizados em nosso país, buscar-se-á estudar e analisar os principais tipos de PGTs existentes, com atenção especial dada aos shopping centers e com apresentação também de alguns estudos sobre os supermercados brasileiros.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!