Gerenciamento da Tecnologia

Um Instrumento para a Competitividade Empresarial

Eduardo Vasconcellos

1992 — 1ª edição

R$ 106,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521201038
Páginas: 344
Formato: 16x23 cm
Ano de Publicação: 1992
Peso: 0.520 kg

Sumário

Capítulo 1 - Estratégia tecnológica na empresa brasileira

Capítulo 2 - Avaliação da capacitação tecnológica da empresa: estudo de caso

Capítulo 3 - Planejamento do centro de tecnologia empresarial cativo

Capítulo 4 - Como estruturar a função tecnológica na empresa

Capítulo 5 - Avaliação dos resultados de P&D na empresa: uma possível abordagem para o problema 

Capítulo 6 - Integrando P&D à área de produção da empresa

Capítulo 7 - La Negociación de Tecnologia en Centros de Investigación Empresariales

Gestão da qualidade em P&D

Administração de Recursos Humanos em centros de P&D na indústria

Sinopse

A abertura dos mercados exige um crescente esforço de competitividade por parte das empresas. A tecnologia representa um instrumento crítico para este esforço, na medida em que condiciona o lançamento de novos produtos e serviços, assim como o aprimoramento dos atuais. Alterações nos processos produtivos podem também levar à redução de custos, fator decisivo para a conquista de mercados. Entretanto, não basta contratar técnicos competentes e investir em desenvolvimento tecnológico. É preciso que estes recursos escassos sejam adequadamente gerenciados.

Esta obra resulta de um estudo realizado por uma equipe interdisciplinar da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP sobre práticas gerenciais relacionadas ao uso da tecnologia como instrumento de competitividade. A pesquisa foi realizada com base na realidade brasileira, fazendo-se comparações com experiências internacionais. Procurou-se não restringir a obra a esquemas teóricos, na tentativa de fornecer aos executivos instrumentos para melhor gerenciar a variável tecnológica. O livro destina-se a consultores de empresas, diretores e gerentes que estejam de alguma forma ligados às atividades tecnológicas das empresas, como Produção, Pesquisa/Desenvolvimento, Engenharia, Controle de Qualidade, Planejamento Estratégico, Marketing e Recursos Humanos. Professores e estudantes de pós-graduação, interessados na área, poderão encontrar material relevante para ilustrar aulas e seminários.

Entre os temas abordados estão: Estratégia tecnológica, Auditoria tecnológica, Estrutura organizacional para a função tecnológica, interface entre as áreas de P&D e Produção, Qualidade em P&D, Avaliação de resultados em P&D, Planejamento e controle de projetos tecnológicos e Gerenciamento de recursos humanos para inovação tecnológica.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!