Inglês

Coleção A reflexão e a prática no ensino - Volume 2

Márcio Rogério de Oliveira Cano , Fernanda Coelho Liberali (Organizadora)

2012 — 1ª edição

R$ 55,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521206477
Páginas: 171
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.289 kg

Conteúdo

1. ATIVIDADE SOCIAL COMO BASE PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Fernanda Coelho Liberali)
1.1 Atividade Social e ensino de LE
1.2 Para trabalhar com Atividades Sociais
1.3 Para preparar as unidades ou propostas com Atividades Sociais
1.4 Para finalizar
1.5 Sugestões de leitura
1.6 Referências bibliográficas

2. ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS (Alzira da Silva Shimoura)
2.1 Trabalhando com histórias infantis
2.2 Preparando uma história para ser lida ou contada
2.3 Trabalhando com histórias completas
2.4 Para finalizar
2.5 Sugestões de leitura
2.6 Referências bibliográficas

3. ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ADOLESCENTES (Gabriela Barbosa do Amarante)
3.1 Conhecendo o público
3.2 Exemplificando a prática
3.3 Sugerindo ideias
3.4 Para finalizar
3.5 Sugestões de leitura
3.6 Referências bibliográficas

Conteúdo

4. ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (José Carlos Barbosa Lopes)

4.1 Alunos com necessidades especiais: breves considerações
4.2 Por que o ensino-aprendizagem de LE para alunos com necessidades especiais?
4.3 Proposta: ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos
4.4 Para finalizar
4.5 Sugestões de leitura
4.6 Referências bibliográficas

5. COMPREENSÃO ESCRITA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (Rosinda de Castro Guerra Ramos)
5.1 O que é compreensão escrita?
5.2 Abordando a compreensão escrita
5.3 O que há de novo no ensino de compreensão escrita em língua estrangeira
5.4 Para finalizar
5.5 Sugestões de leitura
5.6 Referências bibliográficas

6. PRODUÇÃO ORAL E PERFORMANCE: UMA FORMA DE APRENDER NOVAS FORMAS DE PENSAR E AGIR NO MUNDO (Andrea Vieira Miranda-Zinni & Sarah Weiler)
6.1 Como desenvolver ensino-aprendizagem de produção oral?
6.2Performance
6.3 Performance de Atividade Social "visitar ao museu": construindo repertório
6.4 Performance de Atividade Social "visitar ao museu": "unscripted" performance
6.5 Performance de Atividade Social "visitar ao museu": brincadeira regrada
6.6 Performance de Atividade Social "visitar ao museu": "unscripted" performance - trabalho em grupo
6.7 Performance de Atividade Social "visitar ao museu": "scripted" performance - apresentações orais acadêmicas
6.8 Performance de Atividade Social "visitar ao museu": objetivos
6.9 Para finalizar
6.10 Sugestões de leitura
6.11 Referências bibliográficas

7. TRABALHANDO O CONTEXTO DE PRODUÇÃO, ORGANIZAÇÃO TEXTUAL E ASPECTOS LINGUÍSTICOS EM LÍNGUA
ESTRANGEIRA (Maria Cristina Meaney)

7.1 Trabalhando com o contexto de produção
7.2 Analisando a organização textual
7.3 Analisando aspectos linguísticos
7.4 Para finalizar
7.5 Sugestões de leitura
7.6 Referências bibliográficas

8. INTEGRAÇÃO DE ÁREAS E LÍNGUA ESTRANGEIRA (Ana Paula Barbosa Risério Cortez)
8.1 Conectando a língua estrangeira às outras matérias escolares
8.2 Organizando uma sequência didática com currículo integrado
8.3 Para finalizar
8.4 Sugestões de leitura
8.5 Referências bibliográficas

Anexo 8.1
Anexo 8.2
Anexo 8.3

9. ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA: PROFESSORES E ALUNOS EM RELAÇÃO CONSTITUTIVA COM OS GÊNEROS DIGITAIS (Wellington de Oliveira)

9.1 A tecnologia no contexto do ensino de inglês
9.2 A utilização das ferramentas tecnológicas nas aulas de língua inglesa: pensando sequências didáticas a partir dos gêneros digitais
9.3 Vamos praticar os gêneros digitais em aulas de língua inglesa?
9.4 Para finalizar
9.5 Sugestões de leitura
9.6 Referências bibliográficas

10. AVALIAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (Sueli Salles Fidalgo)
10.1 Diferentes momentos levam a diferentes visões
10.2 A avaliação como prática social
10.3 Exemplos de instrumentos e práticas avaliativas em língua inglesa
10.4 Para finalizar
10.5 Sugestões de leitura
10.6 Referências bibliográficas
 

Sinopse

Esta coleção traz, em cada volume, reflexões e orientações práticas para o professor das várias áreas do Ensino Fundamental Ciclo II, das redes públicas e privadas, acerca das questões mais atuais do ensino. O professor precisa contar com recursos que possam de um lado mostrar para ele como se dá a aprendizagem em sua disciplina e, de outro, que sirvam de instrumento prático para elaborar as suas aulas, atendendo às expectativas atuais de ensino. É nesse espaço que elaboramos esta coleção de livros. Nas obras, serão encontrados os principais conceitos que orientam o trabalho nas mais diversas disciplinas em um contexto mais atual, em uma linguagem voltada para o trabalho em sala de aula, para os procedimentos de escolha de conteúdo, de temas, exemplos entre outros. Todas as obras foram produzidas por experientes professores pesquisadores em cada uma das áreas do conhecimento. Neste volume que trata da língua inglesa, são apresentados diversos artigos de professores pesquisadores das áreas de formação de educadores, ensino de línguas, ensino-aprendizagem no quadro sócio-histórico-cultural, todos com forte base na Linguística Aplicada.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!