Lucila Almeida , Josca Ailine Baroukh (Coordenadora) , Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org)
ISBN: 9788521206644
Páginas: 146
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.255 kg
Introdução
1 - O que querem as crianças: brinquedo ou brincadeira?
Infância e brincar
Diferentes brincadeiras e brincadeiras culturais
Brinquedo e brincadeira
Importância da brincadeira na infância (cultura da infância)
2 - Inteira ação... Para que a brincadeira aconteça
O lugar da brincadeira nas creches e escolas de educação infantil
O papel do professor: o que fazer? por que fazer? Como fazer
Alimentando o brincar por outras culturas e as brincadeiras tradicionais da infância
3 - Brincadeiras da Cultura Brasileira
Brincadeiras para bebês: brincos e cantigas simples
Brincadeiras para crianças de dois e três anos
Brincos mais longos
Brincadeiras para crianças de quatro e cinco anos
4 - Em poucas palavras
A criança brinca para entender o mundo
Referências Bibliográficas
A escola é hoje um dos únicos espaços em que as crianças se reúnem e, portanto, é local privilegiado para que a brincadeira aconteça. Enquanto professores, qual é a importância que damos às brincadeiras de nossa cultura popular? As brincadeiras que nos entretinham quando não havia adultos: os brincos, as cirandas, rodas, brincadeiras cantadas... Se não transmitirmos nossa cultura às crianças, este importante manancial de conhecimentos, que também nos faz brasileiros, se perderá!
Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!