Interações: educação física lúdica

Ricardo Nastari , Josca Ailine Baroukh (Coordenadora) , Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org)

2012 — 1ª edição

R$ 36,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521206668
Páginas: 110
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.202 kg

Conteúdo

Introdução

1 - Educação Lúdica para quê? 
1.1 A Educação Física Tradicional 
1.2 Educação Física Lúdica - o que é? 
1.3 Os desafios do professor 
1.4 Dimensões ética e estética na Educação Física Lúdica

2 - Como trabalhar com Educação Física Lúdica?

3 - Por que avaliamos antes de terminar o processo?

4 - Vamos treinar ou jogar? Podemos treinar jogando? 

5 - Um olhar generoso para a diversidade

6 - Jogo na Educação Física Lúdica 
6.1 A fase de experimentação 
6.2 Descobrindo estratégias 
6.3 A cooperação dentro da equipe 
6.4 Intervenções do professor 
6.5 Objetivos do professor 
6.6 O respeito as regras 

7 - Regra - Elemento da construção do juízo moral 
7.1 Isso não vale! 
7.2 Construção de significação das regras

8 - A importância do envolvimento dos alunos 
8.1 Etapas do processo: o caso da dança do pau de fita

9 - Cooperar e competir 
9.1 Postura cooperativa

10 - Considerações finais

Referências Bibliográficas

Sinopse

A representação que temos de educação física é relacionada, na grande maioria das vezes, aos esportes competitivos. A chegada das crianças de 6 anos ao ensino fundamental abre as portas para pensar a educação física de forma mais ampliada, considerando os aspectos lúdico e cooperativo da educação física. Este livro apresenta uma nova forma de pensar e ensinar educação física - a educação física lúdica - aos alunos do ensino fundamental.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!