Interações: encontros de leitura e escrita

Daniela Pannuti , Josca Ailine Baroukh (Coordenadora) , Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org)

2012 — 1ª edição

R$ 55,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521206736
Páginas: 174
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.300 kg

Conteúdo

Pra começo de conversa

1 - Ler e escrever na escola para ler e escrever a vida 
1.1 Por que ler e escrever é tão importante?
1.2 Em nossas escolas, o ensino da escrita parte de necessidades reais das crianças?
1.3 Em busca de bons encontros

2 - Com que roupa eu vou? Os gêneros textuais e sua importância para formar usuários reais da língua escrita 
2.1 Contextos de leitura e escrita - o diálogo entre oralidade e escrita 
2.2 Diversidade e continuidade - as contribuições de Mirta Castedo 
2.3 Situações de leitura e escrita na alfabetização inicial 
2.4 Continuidade na diversidade: desafios da escola 
2.5 Organizando o tempo didático: projetos, sequências e atividades permanentes

3 - A leitura como passaporte para a cidadania 
3.1 O que precisamos saber sobre a leitura para participar positivamente desse processo? 
3.2 As estratégias de leitura 
3.3 Hábitos leitores e a aprendizagem da ortografia 
3.4 O lugar da leitura na vida

4 - Desvendando mistérios: Como se aprende a ler e escrever?
4.1 O que é um ambiente alfabetizador?
4.2 Como compreendemos a escrita e quais as implicações pedagógicas que decorrem dessa concepção?
4.3 Ler nas linhas e nas entrelinhas
4.4 Como as crianças aprendem?
4.5 Sondagem: para conhecer como as crianças pensam
4.6 Possibilidades de trabalho a partir das necessidades e possibilidades das crianças
4.7 Refletindo sobre o sistema: alguns exemplos de atividades e possibilidades de intervenção para cada hipótese

5 - Alfabetização e diversidade: os desafios da educação inclusiva 
5.1 Não leve gato por lebre: algumas considerações sobre a dislexia 

Referências bibliográficas

Sinopse

A escrita e a leitura são passaportes para o conhecimento de mundo, cada dia mais amplo. Este livro propõe um encontro com os educadores para pensar a alfabetização, compromisso que precisamos assumir nesses tempos de tantos desencontros vividos pela educação em nosso país. Um encontro de intenções, de interesses e de tantas variáveis que precisam se combinar positivamente para que esse importante processo de aquisição aconteça.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!