Interações: ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação

Cisele Ortiz , Maria Teresa Venceslau de Carvalho , Josca Ailine Baroukh (Coordenadora)

Todos os Autores

Cisele Ortiz, Maria Teresa Venceslau de Carvalho, Josca Ailine Baroukh (Coordenadora), Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves (Org)

2012 — 1ª edição

R$ 70,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521206750
Páginas: 221
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.371 kg

Conteúdo

1 - O espaço do bebê hoje 
Iniciando a conversa
Um pouco de história
Continuamos a construir a nossa própria história 
Referências bibliográficas

2 - As primeiras relações - uma questão crucial para o bebê
O bebê enquanto sujeito: uma visão de várias dimensões
Referências bibliográficas

3 - A importância do acolhimento ao iniciar a vida fora de casa 
Referências bibliográficas

4 - Organização dos ambientes para os bebês -o olhar atento 
De onde partimos
O que é um lugar para bebês? 
Oportunidades para contato pessoal e privacidade
Decoração - o que diz?
Integração com os cuidados e com a saúde
Um quintal
Referências bibliográficas

5 - Rotina de cada criança, de grupo, de creche - possibilidades de conciliação
A vida como ela é
A vida como pode ser
Por que é tão difícil proporcionar um bom
atendimento para os pequenos?
Representação da infância e de suas famílias
Como fazer para construir uma proposta educativa adequada à faixa etária? O que os educadores precisam saber sobre as crianças pequenas?
O que os educadores precisam fazer
Referências bibliográficas

6 - E os bebês... brincam!
O brincar e o corpo em construção
Brincadeiras primordiais
O brincar e o vínculo com a cultura
O brincar e os objetos
Brincar com materiais artísticos
O brincar e o movimento
O brincar e a música
Referências bibliográficas

7- E os bebês... falam! A comunicação oral como construtora do pensamento, da interação com o outro e com a cultura 
Para além do falar
Ler para o bebê como forma de ampliar o universo interativo e simbólico 
Referências bibliográficas

8 - Acompanhando as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças 
Pautas de observação: como construir um olhar específico para o bebê? 
Avaliação formativa
INDIQUINHO - Indicadores de Qualidade da Educação Infantil 
IRDI - Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil 
O modelo Touchpoints
As aprendizagens específicas
Referências bibliográficas

9 - Sugestões aos professores
Artes visuais e seus materiais
Riscantes 
Suportes
Modelagem
Colagem
Recorte
Música
Materiais diversos para brincar/movimento
Hora da história
Filmes para refletir sobre educação
Para pesquisar e estudar 
Documentos oficiais sobre Educação Infantil
Revistas 
Blogs 
Sites informativos
 

Sinopse

O foco deste livro está na discussão sobre o que é ser professor de bebês em creches. A valorização do papel do prossional da educação da primeira infância passa pela construção de sua identidade e pela clareza sobre o porque de cada proposta que desenvolve com os bebês. Aqui, propomos que o cuidar, educar e brincar sejam um trinômio integrado e presente em todas as ações com os bebês.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!