Internet e Promoção da Cidadania

A Contribuição dos Portais Municipais

José Carlos Vaz

2008 — 1ª edição

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Sobre o Livro

ISBN: 9788561209094
Páginas: 248
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2008
Peso: 0.483 kg

Conteúdo

1 - Internet e atendimento ao cidadão
1.1. O cenário da Administração Pública Brasileira: entre tentativas de reforma, emerge a prestação de serviços com foco no cidadão
1.2. O Cenário da tecnologia da informação
1.3. A expansão do uso da Internet pelo setor público e o
governo eletrônico
1.4. Tecnologia da informação e cidadania

2 - Análise e avaliação de portais municipais
2.1. A multidimensionalidade dos portais municipais
2.2. O referencial da avaliação de políticas públicas
2.3. O referencial da avaliação do uso da tecnologia da
informação e de  portais

3 - Metodologia
3.1. Objetivos e objeto do trabalho

4 - O modelo de análise e avaliação de portais municipais (maap-m)
4.1. Princípios e estrutura do modelo de avaliação
4.2. Avaliação do contexto - Identificação dos condicionantes ambientais, organizacionais e políticos
4.3. Funcionalidades e padrões de uso
4.4. Efeitos da utilização de portais municipais no atendimento ao cidadão

5 - A experiência brasileira de utilização de portais municipais
5.1. Uma visão panorâmica da utilização da Internet para o atendimento ao cidadão nos municípios brasileiros
5.2. Resultados da segunda etapa do levantamento de dados: estudo do caso do portal Prefeitura.sp, da Prefeitura do Município de São Paulo

6 - Conclusões
6.1. Utilidade e viabilidade do modelo de análise e avaliação de portais municipais construído (MAAP-M)
6.2. Possibilidades e limites do uso de portais municipais para o atendimento ao cidadão em uma perspectiva de promoção da cidadania

Abstract

Referências bibliográficas

Sinopse

Este livro apresenta uma versão resumida da tese de doutorado em Administração, na área de concentração Sistemas de Informação, intitulada "Limites e possibilidades do uso de portais municipais para promoção da cidadania: a construção de um modelo de análise e avaliação", defendida na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em 2003, sob a orientação do Prof. Norberto Torres.

Não é simples conduzir uma pesquisa em que o próprio objeto de estudo muda de nome (e de conceito) ao longo da realização da pesquisa. O tema que despertou o interesse do pesquisador foram as homepages de prefeituras. Nos primeiros dias de trabalho, ainda na fase de aproximação ao tema, a pesquisa já versava sobre websites municipais. À época de sua conclusão, o avanço da tecnologia da informação e o adensamento do uso da Internet pelos municípios vai transformando-os em portais.

Por trás dessa mudança, encontra-se um conjunto de fenômenos sociais complexos e interligados: evolução da tecnologia de portais, ampliação da base de usuários da Internet sem modificação do quadro de exclusão digital a que se submete a maior parte das pessoas, aprendizado organizacional e social quanto ao uso da Internet, mudanças nas práticas de gestão e de trabalho nas organizações públicas, demandas dos cidadãos quanto a novos padrões de qualidade de serviços e transformações culturais.

Com isso, o que um dia foi pensado como estudo das homepages municipais torna-se um trabalho a exigir uma abordagem multidimensional e integrada: há que se falar de tecnologia da informação, de transformação na gestão pública, de atendimento ao cidadão, de organizações públicas, de processos sociais e culturais e de direitos e cidadania.

Esse tipo de fenômeno pode também ser estudado à luz do processo de Reforma do Estado, colocado em discussão nos vários níveis de governo, inclusive o municipal. Do ponto de vista da tecnologia da informação, os últimos anos têm propiciado um desenvolvimento bastante expressivo. A convergência entre essas duas tendências pode produzir inovações significativas na relação entre governos e cidadãos, trazendo conseqüências positivas para a promoção da cidadania.

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