Investigando Saberes de Professores de Ensino Fundamental com Enfoque em Números Fracionários para a Quinta-Série

Maria José Ferreira da Silva

2018 — 2ª edição

Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580391565
Páginas: 282
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2018

Conteúdo

1.Introdução

Primeira parte

2.O problema
  Resultados de pesquisas
  Problemática
  Metodologia e procedimentos metodológicos

Segunda parte 

3.Estudos preliminares para a formação
  Uma questão de terminologia e significados
  Breve estudo da gênese de número fracionário
  Uma organização matemática para a formação

Terceira parte 

4.O dispositivo experimental
  Caracterização do projeto de formação, da escola e dos professores
  A formação
  Análises

5.Considerações finais
  Fundamentação teórica e metodológica

6.Principais resultados, questões de pesquisas e nossas hipóteses

7.Implicações e perspectivas futuras

8.Referências

9.Apêndice A – Material da formação específica: as concepções de números fracionários
  Introdução
  Concepções

10.Apêndice B – Material de formação dos alunos
   Ficha 01
   Ficha 02
   Ficha 03
   Ficha 04
   Ficha 05
   Ficha 06
   Ficha 07
   Ficha 08
   Ficha 09

Sinopse

Esta pesquisa trata das concepções de um grupo de professores de Matemática sobre números fracionários e aprendizagem de alunos de quinta série, da autonomia e dificuldades em possíveis mudanças dessas concepções em uma formação continuada. O estudo justifica-se pela escassez de pesquisas sobre números fracionários com professores dos ciclos finais do Ensino Fundamental que permitam o acesso de professores a resultados de pesquisa. Embora haja resultados a respeito do não-saber de alunos e de possíveis obstáculos ao ensino e aprendizagem do tema, há necessidade de se observar as condições em que as ações formativas possibilitam mudanças nas práticas docentes desses professores. Assim, este trabalho responde às seguintes questões: que Organização Didática os professores constroem para o ensino de números fracionários para a quinta série do Ensino Fundamental durante a formação? É possível encaminhar professores de matemática a reflexões que possibilitem mudanças nas concepções que têm de seus alunos, proporcionando-lhes um novo lugar na instituição escolar? É possível em uma formação continuada, promover ações que permitam aos professores alguma mudança em sua prática de ensino de números fracionários para uma quinta série?

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!