Língua Portuguesa

Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino Médio - Volume 1

Márcio Rogério de Oliveira Cano

2016 — 1ª edição
Lançamento Impressão sob Demanda

Este livro leva 15 dias para ser impresso.

R$ 54,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521210450
Páginas: 163
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2016
Peso: 0.337 kg

Conteúdo

1. TRANSDISCIPLINARIDADE E CONSTRUÇÃO DE SABERES NA CONTEMPORANEIDADE: PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1.1 TRANSDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

2. LEITURA: UM CAMPO DOS SENTIDOS
2.1 UMA NOÇÃO DE LEITURA
2.2 LEITURA DOS DISCURSOS
2.3 “O QUE O AUTOR QUIS DIZER”: AS CONDIÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DE PRODUÇÃO
2.4 “VOCÊ NÃO ENTENDEU NADA”: AS CONDIÇÕES SÓCIO-HISTÓRICAS DE RECEPÇÃO 
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

3. A PRODUÇÃO TEXTUAL: ETAPAS PARA UMA AÇÃO DISCURSIVA
3.1 INTRODUÇÃO
3.2 O INTERDISCURSO E OS GÊNEROS DO DISCURSO COMO RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA LEITURA CRÍTICA
3.3 A LINGUÍSTICA TEXTUAL COMO RECURSO PARA A COMPREENSÃO DOS ELOS COESIVOS DE UM TEXTO
3.4 UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO DE OPINIÃO “A GENTE NÃO QUER SÓ CINEMA, A GENTE QUER DINHEIRO”
3.5 AS ETAPAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO/DISCURSO
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

4. A PRÁTICA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA
4.1 PARA COMEÇO DE CONVERSA
4.2 MAS A ÚNICA LÍNGUA NO BRASIL NÃO É A LÍNGUA PORTUGUESA?
4.3 MUITAS FORMAS DE FALAR E ESCREVER EM UMA ÚNICA LÍNGUA
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

5. O TRABALHO COM A ORALIDADE NO ENSINO MÉDIO
5.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
5.2 ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: BREVE RETROSPECTO
5.3 REVISANDO O TEXTO ORAL
5.4 ATIVIDADES COM O TEXTO ORAL NA SALA DE AULA
5.5 SITUAÇÕES COMUNICATIVAS
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

6. O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMO FAZÊ-LO FUNCIONAR?
6.1 INTRODUÇÃO
6.2 O QUE É ENSINAR GRAMÁTICA?
6.3 O ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
6.4 SUGESTÕES DE ATIVIDADES
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

7. MULTIMODALIDADE, LEITURA E ESCRITA: NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO
7.1 INTRODUÇÃO
7.2 LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICAS MULTIMODAIS
7.3 SITUAÇÕES QUE POSSIBILITAM O TRABALHO COM O TEXTO MULTIMODAL
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

8. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ABORDAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO
8.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
8.2 O GÊNERO COMO CONCEITO
8.3 PENSAR OS GÊNEROS NO ENSINO
8.4 SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

9. QUESTÕES À PARTE: A DIVERSIDADE EM PAUTA
9.1 QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM TEMA TRANSVERSAL?
9.2 UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

10. A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMO AVALIAR NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
10.1 AVALIAÇÃO: PERCURSO HISTÓRICO
10.2 AVALIAÇÃO HOJE
10.3 AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
10.4 SUGESTÃO DE FICHA DE AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENSINO MÉDIO
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sinopse

COM FOCO NO ENSINO MÉDIO, ESTA COLECÃO TRAZ UM MATERIAL PRODUZIDO A PARTIR DE PESQUISAS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE DIVERSAS INSTITUICÕES DO BRASIL, QUE SE DESTACARAM NOS ÚLTIMOS ANOS POR SUAS CONTRIBUICÕES NO AVANCO DA EDUCACÃO.

O ensino de Língua Portuguesa tem sido centro de discussões e mudanças que buscam maneiras de pensar a aprendizagem a partir de um desenvolvimento crítico e de formar sujeitos que possam agir de modo transformador nos contextos complexos que temos hoje na sociedade. O Ensino Médio, por sua vez, tem sido tema de muitas reflexões que exigem mudanças de posturas pedagógicas. Esta obra vem contribuir para a reflexão do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, focando nas questões da aprendizagem da leitura, da produção de textos e de discursos com ênfase no desenvolvimento do sujeito a partir de interdisciplinaridade, oralidade, multimodalidade, gramática, entre outros temas.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!