Linguagem e Ensino do Texto

Teoria e Prática

Luciana Nascimento , Lúcia Maria de Assis , Aroldo Magno de Oliveira

2016 — 1ª edição
Lançamento

Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580391909
Páginas: 149
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2016

Conteúdo

Apresentação

capítulo 1. Ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental: reflexões e alternativas
1.1 Introdução
1.2 A escolarização da literatura
1.3 Os documentos oficiais e o ensino de literatura na atualidade
1.4 As aulas e o diário de leitura: possibilidades de intervenção
1.4.1 Apresentação do projeto
1.4.2 Avaliação do trabalho
1.5 Considerações finais
Referências

capítulo 2. Memória, percepção, autoria e divulgação: para o ensino de literatura na Educação Básica
2.1 Introdução
2.2 Concepção de linguagem
2.3 Memória
2.4 Percepção
2.5 Autoria
2.6 Divulgação
2.7 Ideologia
2.8 Considerações finais
Referências

capítulo 3. As muitas margens da palavra
Referências

capítulo 4. A selfie de Pero Vaz de Caminha: novos gêneros na aula de Literatura
Referências

capítulo 5. A poesia como a pintura
Referências

capítulo 6. A linguagem como acontecimento social: formando leitores e produtores de discursos
6.1 O texto e sua relação com a estabilidade dos gêneros e a interação encenada
6.2 Discursos jornalísticos impressos na escola: um exemplo
6.3 Jornal popular e jornal de primeira linha
6.4 De rabo preso com o leitor
6.5 Montando uma redação jornalística na escola
6.6 Considerações finais
Referências

capítulo 7. O funk na aula de leitura do Ensino Médio: relato de experiência
7.1 Introdução
7.2 Funk: manifestação cultural, forma de representação e instrumento de firmação de identidade
7.3 O rap e o funk
7.4 O funk em sala de aula
7.5 Procedimentos de coerência do e no texto
7.6 Procedimentos de coesão do e no texto
7.7 Considerações finais
Referências
Letra da música “4 Cavaleiros”, de SP Funk

capítulo 8. História em quadrinhos: um gênero para sala de aula
8.1 Gênero discursivo: conceitos e definições
8.2 Composição do gênero discursivo história em quadrinhos (HQ)
8.3 Os recursos linguísticos, não verbais e paralinguísticos dos quadrinhos
8.4 O que tudo isso tem a ver com o ensino?
Referências

capítulo 9. Ensino interdisciplinar: quando a língua encontra os céus, literatura!
9.1 O caos ordenado de the book is on the table
9.2 Rompendo linearidades: o caos, a verdadeira ordem
9.3 Prática revista: cinco anos mais tarde, no estado do Paraná
9.4 Tudo que (não) fosse
9.5 Um horizonte possível
Referências

capítulo 10. A prática de ensino de literatura na escola
10.1 Introdução
10.2 Reflexões teóricas e sociais
10.3 Experiência discente
10.4 Conclusão
Referências

capítulo 11. Repensando o ensino da literatura: da historiografia literária para um diálogo entre artes
11.1 Apresentação
11.2 Caracterização da escola
11.3 Fundamentação teórica
11.4 Descrição da experiência
11.5 Avaliação dos resultados
11.6 Considerações finais
Referências

Sinopse

O objetivo da publicação científica é divulgar a pesquisa para a comunidade e, principalmente, difundir conhecimentos dentro da universidade, fazendo a interação entre esta e a comunidade. É por meio de livros e revistas, eletrônicas ou impressas, que os pesquisadores, com o apoio institucional, fazem circular e tornar visíveis os resultados de seu trabalho. É nessa diretriz que, neste momento, entregamos à comunidade acadêmica e aos professores da Educação Básica uma parte de nossas pesquisas e reflexões.

Linguagem e ensino do texto: teoria e prática traz diferentes olhares sobre o trabalho com texto em sala de aula, e provoca reflexões que poderão levar ao desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e intervenções por parte de docentes e pesquisadores comprometidos com uma escola mais plural e de qualidade.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!