Matemática

Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino - Volume 4

Márcio Rogério de Oliveira Cano , Celina Aparecida Almeida Pereira Abar , Sonia Barbosa Camargo Igliori

2012 — 1ª edição

R$ 54,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521206705
Páginas: 168
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2012
Peso: 0.283 kg

Conteúdo

1. UM MERGULHO NA GEOMETRIA ESPACIAL
1.1 Introdução
1.2 O que dizem os PCN e as pesquisas?
1.3 Um panorama da Geometria Espacial
1.4 Da teoria à prática: propostas de atividades
1.5 Para finalizar 
1.6 Referências bibliográficas

2. UM MERGULHO NA GEOMETRIA PLANA
2.1 Introdução
2.2 O que dizem os PCN e as pesquisas?
2.3 Um panorama da Geometria Plana
2.4 Da teoria à prática: propostas de atividades 
2.5 Para finalizar
2.6 Referências bibliográficas

3. A MATEMÁTICA QUE INSPIRA A ARTE: AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
3.1 Introdução
3.2 O que dizem os PCN e as pesquisas?
3.3 Um panorama das transformações geométricas
3.4 Da teoria à prática: proposta de construção de um mosaico
3.5 Para finalizar
3.6 Referências bibliográficas

4. EXPLORANDO GRANDEZAS E MEDIDAS
4.1 Introdução
4.2 O que dizem os PCN e as pesquisas? 
4.3 Um entendimento sobre grandezas e medidas
4.4 Da teoria à prática: propostas de atividades
4.5 Para finalizar
4.6 Referências bibliográficas

5. EXPLORANDO GRANDEZAS E MEDIDAS TRIDIMENSIONAIS
5.1 Introdução 
5.2 O que dizem os PCN e as pesquisas?
5.3 Um entendimento sobre grandezas e medidas tridimensionais
5.4 Da teoria à prática: propostas de atividades
5.5 Para finalizar
5.6 Referências bibliográficas

6. JOGANDO COM OS NÚMEROS
6.1 Introdução
6.2 O Jogo de Conway
6.3 O jogo Hackenbush
6.4 Propostas de Atividades 
6.5 Números irracionais - discussão dos exemplos 
6.6 Para finalizar
6.7 Referências bibliográficas 

7. NÚMEROS E REPRESENTAÇÕES
7.1 Introdução
7.2 Da teoria à prática: propostas de atividades
7.3 O uso da reta graduada como um registro de representação dos números racionais
7.4 Propostas de atividades
7.5 Comensurabilidade e incomensurabilidade de grandezas
7.6 Para finalizar
7.7 Referências bibliográficas

8. EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES
8.1 Introdução
8.2 Escrevendo equações para resolver problemas
8.3 Os problemas da Encyclopédie: (BONNEFOND, 1994, p. 28)
8.4 Exercícios
8.5 Para finalizar
8.6 Referências bibliográficas

9. O TRATAMENTO DE DADOS: SEU SIGNIFICADO E SUA ORGANIZAÇÃO
9.1 Introdução
9.2 Um panorama sobre o estudo da Estatística
9.3 O que dizem os PCN e as pesquisas?
9.4 O entendimento de dados de uma informação
9.5 A exploração de gráficos. Explorando o gráfico "Box Plot" no GeoGebra
9.6 Transformando os dados em informação e conhecimento
9.7 Para finalizar
9.8 Referências bibliográficas

10. O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: SEU SIGNIFICADO E SUA IMPORTÂNCIA
10.1 Introdução
10.2 A exploração de gráficos 
10.3 O que dizem as pesquisas
10.4 Níveis de compreensão gráfica
10.5 Explorando representações gráficas
10.6 Construindo representações gráficas
10.7 Histograma e gráfico de barras no GeoGebra
10.8 Gráfico de pizza
10.9 Explorando a Probabilidade
10.10 Para finalizar
10.11 Referências bibliográficas

Sinopse

Esta coleção traz, em cada volume, reflexões e orientações práticas para o professor das várias áreas do Ensino Fundamental Ciclo II, das redes públicas e privadas, acerca das questões mais atuais do ensino.

O professor precisa contar com recursos que possam de um lado mostrar para ele como se dá a aprendizagem em sua disciplina e, de outro, que sirvam de instrumento prático para elaborar as suas aulas, atendendo às expectativas atuais de ensino.

É nesse espaço que elaboramos esta coleção de livros. Nas obras, serão encontrados os principais conceitos que orientam o trabalho nas mais diversas disciplinas em um contexto mais atual, em uma linguagem voltada para o trabalho em sala de aula, para os procedimentos de escolha de conteúdo, de temas, exemplos entre outros.

Todas as obras foram produzidas por experientes professores pesquisadores em cada uma das áreas do conhecimento.

Neste volume que trata da Matemática, são apresentados por dez capítulos que norteiam-se pelas indicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN para o Ensino Fundamental II e presentes nos quatro blocos Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Números e Operações; Tratamento da Informação. Nessa ordem de apresentação, trazem propostas que podem ser articuladas ao projeto educacional de cada escola e que valorizam a compreensão das ideias matemáticas e o modo como podem ser desenvolvidas e trabalhadas.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!