Celso Luiz Ogliari , Kamil Giglio , Fernando José Spanhol
Celso Luiz Ogliari, Kamil Giglio, Fernando José Spanhol, Giovani M. Lunardi, Rangel Machado Simon, Solange Cristina da Silva, Paulo Cesar Leite Esteves, Rayse Kiane de Souza, Gabrielli Ciasca Veloso, Robson Rodrigues Lemos, Solange Maria da Silva, Márcio Vieira de Souza
Formato: E-book em PDF
ISBN: 9788580391282
Páginas: 170
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2015
PARTE I - MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DO LABMÍDIA
1. MÍDIAS DIGITAIS, GLOBALIZAÇÃO, REDES E CIDADANIA NO BRASIL
2. MÍDIA, CRIATIVIDADE E INCLUSÃO CULTURA
3. WEB RÁDIO: “ONDAS” SEM FRONTEIRAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE
4. WEB RÁDIO: ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E COMUNITÁRIA
5. MÉTODO DE DIGITALIZAÇÃO E DE INTERFACE DO ACERVO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ COM USO DE FERRAMENTAS DE TIC
PARTE II - EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE TENDÊNCIAS EMERGENTES
6. REDES SOCIAIS E AMBIENTES VIRTUAIS: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM
REDE
7. RECURSOS DIGITAIS, AVA E MOOCS: EXPERIMENTAÇÕES E REFLEXÕES PARA
ATUALIDADE
8. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E MOOCS: UMA REFLEXÃO PRELIMINAR
9. ANÁLISE DE USABILIDADE EM MOOCS (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES): UMA ABORDAGEM QUALITATIVA
10. ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA INTERATIVO NO AMBIENTE DIGITAL TELEVISIVO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
SOBRE OS AUTORES
Diversos movimentos e iniciativas para inovar a educação têm sido debatidos, testados e aplicados. Sob essa perspectiva, o presente livro propõe uma coletânea de estudos realizados pelo grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq e do Laboratório de Mídia e Conhecimento (LabMídia/UFSC) e seus parceiros (LED/UFSC, PPGEGC/UFSC, LEDi/UDESC). Este trabalho resgata, sistematiza e reflete sobre conceitos e projetos de extensão e pesquisa em mídias digitais, redes sociais e educação em rede realizados pelo grupo. Tudo isto dentro de um contexto de mídia, educação, inovação e conhecimento, título desta coleção que temos o orgulho de inaugurar.
Mídia digital, conhecimento e a rede são três elementos que caminham juntos e articulados. Pode-se dizer que, com a web, o conhecimento aberto está hegemonizando definitivamente a sociedade contemporânea. Dentro deste contexto de uma sociedade em rede, a educação não pode ficar para trás. Os modelos híbridos, os desafios metodológicos de educação em rede; a educação a distância com seus desafios de usabilidade e da acessibilidade nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), as reflexões sobre o Desenho Universal e o fenômeno das novas plataformas massivas de EaD na Internet (MOOCs) são aqui abordadas
sempre por uma perspectiva de registro e análise de pesquisa pública, social e de cidadania.
Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!