Sobre o Livro

ISBN: 9788580391282
Páginas: 170
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2015

Conteúdo

PARTE I - MÍDIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DO LABMÍDIA


1. MÍDIAS DIGITAIS, GLOBALIZAÇÃO, REDES E CIDADANIA NO BRASIL 
2. MÍDIA, CRIATIVIDADE E INCLUSÃO CULTURA 
3. WEB RÁDIO: “ONDAS” SEM FRONTEIRAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE
4. WEB RÁDIO: ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E COMUNITÁRIA
5. MÉTODO DE DIGITALIZAÇÃO E DE INTERFACE DO ACERVO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ COM USO DE FERRAMENTAS DE TIC


PARTE II - EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE TENDÊNCIAS EMERGENTES

6. REDES SOCIAIS E AMBIENTES VIRTUAIS: REFLEXÕES PARA UMA EDUCAÇÃO EM
REDE
7. RECURSOS DIGITAIS, AVA E MOOCS: EXPERIMENTAÇÕES E REFLEXÕES PARA
ATUALIDADE
8. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E MOOCS: UMA REFLEXÃO PRELIMINAR
9. ANÁLISE DE USABILIDADE EM MOOCS (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES): UMA ABORDAGEM QUALITATIVA
10. ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA INTERATIVO NO AMBIENTE DIGITAL TELEVISIVO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO

SOBRE OS AUTORES

Sinopse

Diversos movimentos e iniciativas para inovar a educação têm sido debatidos, testados e aplicados. Sob essa perspectiva, o presente livro propõe uma coletânea de estudos realizados pelo grupo de Pesquisa de Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq e do Laboratório de Mídia e Conhecimento (LabMídia/UFSC) e seus parceiros (LED/UFSC, PPGEGC/UFSC, LEDi/UDESC). Este trabalho resgata, sistematiza e reflete sobre conceitos e projetos de extensão e pesquisa em mídias digitais, redes sociais e educação em rede realizados pelo grupo. Tudo isto dentro de um contexto de mídia, educação, inovação e conhecimento, título desta coleção que temos o orgulho de inaugurar.
Mídia digital, conhecimento e a rede são três elementos que caminham juntos e articulados. Pode-se dizer que, com a web, o conhecimento aberto está hegemonizando definitivamente a sociedade contemporânea. Dentro deste contexto de uma sociedade em rede, a educação não pode ficar para trás. Os modelos híbridos, os desafios metodológicos de educação em rede; a educação a distância com seus desafios de usabilidade e da acessibilidade nos Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), as reflexões sobre o Desenho Universal e o fenômeno das novas plataformas massivas de EaD na Internet (MOOCs) são aqui abordadas
sempre por uma perspectiva de registro e análise de pesquisa pública, social e de cidadania.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!