Multisignificados de Equação e o Ensino da Matemática

Desafios e Possibilidades

Alessandro Jacques Ribeiro

2008 — 1ª edição

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Sobre o Livro

ISBN: 9788561209452
Páginas: 122
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2008
Peso: 0.263 kg

Conteúdo

Capítulo I - Construindo a Problemática
1.1. Introdução
1.2. Revisando a Literatura Rumo ao Objetivo da Pesquisa
1.3. Apresentando o Objetivo, Questão e Hipótese da Pesquisa

Capítulo II - Elaborando a Fundamentação Teórico-Metodológica
2.1. Introdução
2.2. Alguns Procedimentos Metodológicos Desenvolvidos
2.3. Pressupostos Teóricos Assumidos
2.3.1. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica
2.3.2. As Idéias de "Objetos do Saber" e "Outros Objetos" na Transposição Didática

Capítulo III - Investigando o Desenvolvimento Epistemológico da Noção de Equação
3.1. Introdução
3.2. Babilônios, Egípcios
3.3. Gregos
3.4. Árabes e Hindus
3.5. Os Europeus
3.6. Um Panorama Geral
3.7. As Equações ao Longo do Tempo

Capítulo - IV Discutindo o Argumento da Pesquisa
4.1. Introdução
4.2. Algumas "Idéias" Sobre a Noção de Equação na Literatura
4.3. Análise e Discussões das Obras Apresentadas
4.4. Algumas Observações Finais
4.5. Quadro Resumo das "Idéias" Apresentadas sobre Equação

Capítulo - V Apresentando os Multisignificados da Noção de Equação
5.1. Introdução
5.2. Os Multisignificados Encontrados na Pesquisa
5.3. Quadro Resumo dos Significados Atribuídos para Equação
5.4. Conclusões e Observações Finais

Bibliografia

Sinopse

O presente estudo tem por objetivo investigar os significados da noção de equação no ensino de Matemática. A relevância desse tema é justificada pela importância que o ensino de equações tem na Educação Matemática Básica. A partir das necessidades apontadas por pesquisas na área de Educação Matemática em relação à significação de conceitos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, o presente trabalho pretende colaborar com a Educação Algébrica, no sentido de fornecer elementos que sirvam de base para futuras pesquisas com preocupações semelhantes. Desenvolvida na perspectiva de um ensaio teórico, a presente pesquisa analisa o desenvolvimento epistemológico da noção de equação, relacionando-o com um estudo bibliográfico feito no âmbito do ensino de Matemática, sob a luz das teorias de Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval e da Transposição Didática, de Yves Chevallard. Nos resultados finais são apresentados os multisignificados para a noção de equação, os quais foram concebidos, por um lado, levando-se em conta a noção de equação enquanto um objeto de estudo - como aparece ao longo da história da Matemática - e, por outro, a concepção de equação como um algoritmo - como aparece em livros didáticos, artigos científicos, dentre outros. É discutida ainda, a importância de conceber equação, num primeiro momento, sem se preocupar com definições ou formalismos, mas, simplesmente, concebendo-a como uma noção primitiva, que pode ser utilizada de maneira intuitiva e com forte apelo pragmático. Como considerações finais são levantadas indicações sobre como os resultados deste estudo podem ser utilizados em novas pesquisas que tenham objetivos convergentes aos apresentados neste estudo.

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