Música e Matemática

A harmonia dos números revelada em uma estratégia de modelagem

Chrisley Bruno Ribeiro Camargos

2011 — 1ª edição

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Sobre o Livro

ISBN: 9788580390322
Páginas: 156
Formato: 20,5x28 cm
Ano de Publicação: 2011
Peso: 0.440 kg

Conteúdo

1 - INTRODUÇÃO
  1.1. Um breve histórico

2 - SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA E AS RELAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E MÚSICA
  2.1. O Processo de Modelagem Matemática
  2.2. Nossa perspectiva sobre a Modelagem Matemática na sala de aula
  2.3. Matemática e Música
     2.3.1. Movimentos e características dos sons
     2.3.2. Oitavas e escalas
     2.3.3. Pitágoras e a Harmonia dos Sons
     2.3.4. A emergência do Temperamento Musical
     2.3.5. A Série Harmônica e a Teoria de Fourier

3 - A REDE DE SIGNIFICADOS E O PENSAMENTO ANALÓGICO
  3.1. A questão do conhecimento como uma rede de significados
  3.2. Buscando conexões com a Teoria das Inteligências de Gardner
  3.3. As analogias e o pensamento analógico
  3.4. Implicações para a prática docente

4 - APRESENTANDO E ANALISANDO OS DADOS
  4.1. Uma breve descrição da pesquisa de campo
  4.2. Início da Análise de dados: Convite ao cenário de investigação
  4.3. Implementação do Projeto
     4.3.1. Interação / Discussões
     4.3.2. Implementando as atividades 
     4.3.3. Buscando um Modelo Matemático para a sequência
     4.3.4. Escalas, Oitavas e Frequências.
         4.3.4.1. Visita à Escola de Música.
     4.3.5. O Temperamento Musical - Surge uma nova questão
     4.3.6. Utilizando a razão de uma PG na construção de instrumentos
  4.4. Levantando algumas categorias de análise
     4.4.1. Motivação
     4.4.2. Vestígios de Pensamento Analógico
     4.4.3. Possíveis relações com a rede de significados
  4.5. Concluindo o projeto: A "I Mostra de Matemática e Música do Colégio São Rafael"
  4.6. Analisando o questionário final

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
  5.1. Motivação para a aprendizagem
  5.2. Projetos de Modelagem / Ambientes de Aprendizagem
  5.3. O Pensamento Analógico e sua relação com a Rede de Significados para construção do conhecimento
  5.4. Algumas recomendações finais

REFERÊNCIAS
APÊNDICE A - QUESTIONÁRIO FINAL
APÊNDICE B - MANUAL DIDÁTICO PARA PROJETOS ENVOLVENDO MATEMÁTICA E MÚSICA
ANEXO A - MATÉRIAS DO JORNAL LOCAL SOBRE O PROJETO

Sinopse

Trata-se de uma pesquisa sobre as relações entre Matemática e Música que, em geral, são tratadas como campos de saber completamente isolados um do outro.

No entanto, pretende-se revelar nesse trabalho analogias e similaridades existentes nessas duas áreas, capazes de proporcionar aplicações, utilizando estratégias de ensino, aspectos práticos e teóricos relacionados à Modelagem Matemática, no ensino e aprendizagem da Matemática. As relações entre áreas foram coligadas também às teorias sobre o Pensamento Analógico para construção de significados. Esse trabalho é baseado principalmente nas teorias de Abdounur, Lévy e Machado, procurando desenvolver novas ferramentas que possam ser utilizadas no ensino da Matemática, visando a indicar possíveis implementações ou aplicações de projetos que proporcionem modelos matemáticos relacionados à Música, numa perspectiva de desenvolver algo significante e motivador aos alunos, professores e educadores.

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