Novas Fronteiras em Inovação Aberta

Henry Chesbrough, Wim Vanhaverbeke, Joel West

2017 — 1ª edição

R$ 105,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521211204
Páginas: 382
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2017
Peso: 0.638 kg

Conteúdo

PARTE I - INOVAÇÃO ABERTA: DEZ ANOS DEPOIS
1. Explicando a inovação aberta: esclarecendo esse paradigma emergente para o entendimento da inovação
2. Empresas, usuários e inovação: um modelo interativo de inovação aberta acoplada
3. Uma classificação de inovação aberta e de modelos de negócio abertos

PARTE II - ANALISANDO A INOVAÇÃO ABERTA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ANÁLISE
4. Desafios no financiamento de plataformas de inovação aberta: lições do Symbian Ltd.
5. Inovação aberta e dinâmica industrial – rumo a um modelo de convergência de negócios
6. Explorando inovação aberta em projetos de P&D

PARTE III - NOVOS CAMPOS DE APLICAÇÃO PARA INOVAÇÃO ABERTA
7. Explorando a inovação aberta em pequenas e médias empresas
8. Inovação aberta em corporações multinacionais: novas ideias a partir da corrente de pesquisa em P&D global
9. Inovação social aberta

PARTE IV - GERENCIAR E ORGANIZAR A INOVAÇÃO ABERTA
10. Inovação aberta e propriedade intelectual: os dois lados da perspectiva de mercado
11. Gerenciando a inovação de dentro para fora: o caso dos empreendimentos complexos
12. Padrões de implementação da inovação aberta em multinacionais
13. Recebendo ajuda dos inomediários: o que os inovadores podem fazer para aumentar o valor na busca por conhecimento externo?
14. Teorias da empresa e inovação aberta

PARTE V - CONCLUSÕES
15. Surfando na nova onda de pesquisa em inovação aberta

Referências
Índice remissivo

Sinopse

Empresas precisam inovar para se manter competitivas, mas nenhuma empresa possui todo o conhecimento e as capacidades relevantes dentro de suas fronteiras. Desde o primeiro livro de Henry Chesbrough, em 2003, a inovação aberta forneceu uma solução ao mostrar como empresas podem, intencionalmente, gerenciar entradas e saídas de conhecimento para acelerar a criação e a comercialização de inovações. Na década seguinte, empresas adotaram a inovação aberta para melhorar sua performance, enquanto uma crescente comunidade de estudiosos de inovação ofereceu um extenso corpo de pesquisa empírica e teórica para explicar a prática da inovação aberta.

Este livro fornece uma análise minuciosa da pesquisa realizada até o momento em inovação aberta, assim como uma visão geral fácil de entender dos tópicos que serão mais promissores e relevantes nos próximos anos. Foi concebido pelos mesmos organizadores de Open innovation: researching a new paradigm (Oxford, 2006), o primeiro livro a reunir pesquisa acadêmica em inovação aberta. Após revisar os desaos enfrentados por empresas na gestão e na organização da inovação aberta, a obra é concluída com uma agenda detalhada de pesquisa para o estudo futuro de inovação aberta.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!