O Designer como Pesquisador

Uma Abordagem Metodológica da Pesquisa Aplicada ao Design de Produtos

Claudia Alquezar Facca

2011 — 1ª edição

Estoque esgotado

Fora de Catálogo

Sobre o Livro

ISBN: 9788580390223
Páginas: 190
Formato: 20,5x28 cm
Ano de Publicação: 2011
Peso: 0.532 kg

Conteúdo

INTRODUÇÃO 

1. O DESIGN E A PESQUISA 
1.1. Pesquisa e metodologia científica 
1.2. Pesquisa e metodologia projetual 
1.3. Pesquisa e conhecimento de design 

2. PESQUISA DE CAMPO 
2.1 Introdução 
2.2 Metodologia 
2.3 Levantamento de dados em ambientes profissionais 
2.4 Levantamento de dados em ambientes acadêmicos 
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo 
Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) 
Universidade Presbiteriana Mackenzie 
2.5 Quadros comparativos das metodologias levantadas 
2.6 Análise dos conceitos e práticas de pesquisa levantados 

3. PORTAL DE VALORES 

4. FASE DE FUNDAMENTAÇÃO 
4.1 Tema 
4.2 Problematização 

5. FASE DE CONCEITUAÇÃO 
5.1 Valor social 
5.2 Valor criativo 
5.3 Valor competitivo 
5.4 Valor tecnológico 

6. FASE DE VALIDAÇÃO 
6.1 Proposta conceitual 
6.2 Valores positivos e negativos 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

REFERÊNCIAS

Sinopse

A temática deste trabalho é fundamentalmente sobre a pesquisa e sua relação com o design. Por uma abordagem inicial teórica (definições, conceitos e abordagens) e prática (métodos e metodologias de projeto), objetiva-se colocar o designer no papel de pesquisador pelo fato de buscar informações importantes ao desenvolvimento do projeto. Por meio de uma pesquisa de campo, faz-se uma análise sobre a pesquisa aplicada no projeto de produtos (tanto acadêmica como profissionalmente) e como ela pode contribuir para a formação do conhecimento de design. Conhecimento este que pode ser adquirido pela pesquisa e pode ser aplicado na prática do design como uma possibilidade para gerar soluções criativas. Este trabalho mostra como a pesquisa participa dos projetos de produtos, qual a sua importância e como ela pode contribuir para a formação do repertório do designer, possibilitando e facilitando o desenvolvimento de ideias. Como resultado dessa reflexão, é apresentada uma nova abordagem metodológica - Portal de Valores - referente à etapa equivalente à pesquisa no desenvolvimento do projeto, onde se propõem fases e técnicas para orientar o processo de levantamento e análise de informações aplicadas ao design.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!