Resiliência e TCC

Como Estimular o Desenvolvimento da Superação

Suênia Moura de Lyra Barreto

2011 — 1ª edição

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Sobre o Livro

ISBN: 9788580390599
Páginas: 62
Formato: 20,5x28 cm
Ano de Publicação: 2011
Peso: 0.195 kg

Conteúdo

INTRODUÇÃO

1. CONCEITUANDO RESILIÊNCIA
1.1 Resiliência como objeto de estudo - caminho histórico
1.2 Características de uma pessoa resiliente
1.3 A importância do estudo da resiliência para o psicoterapeuta da TCC

2. A TCC E A RESILIÊNCIA
2.1 Um olhar sobre a relação da resiliência com a TCC
2.2 Intervenções em TCC com foco na resiliência
2.3 Princípios, técnicas e estratégias de intervenção clínica em TCC com o foco na resiliência

3. RESILIÊNCIA, TCC E ESQUIZOFRENIA
3.1 A esquizofrenia como desafio
3.1.1 Avaliação inicial
3.1.2 Conceituação cognitiva do paciente
3.2 Modelo vulnerabilidade-estresse-habilidade de enfrentamento de Caballo (2003) e a esquizofrenia
CONSIDERAÇÕES FINAIS 


REFERÊNCIAS

APÊNDICES
Apêndice A - Conceituação Cognitiva do Paciente
Apêndice B - Quadro de Anotações das Sessões do Paciente
GLOSSÁRIO 
 

Sinopse

Por que, diante de condições adversas, alguns indivíduos se desenvolvem, superando seus limites, enquanto outros adoecem ou se vitimizam? A resposta vem da Resiliência, termo emprestado da física, que significa a capacidade de um corpo físico superar uma pressão voltando ao seu estado original sem ser alterado. A Psicologia tomou emprestado o termo e o utilizou para definir a capacidade que o indivíduo tem de, ao passar por adversidades, conseguir superar suas consequências e utilizá-las para seu crescimento pessoal.

Pessoas resilientes significam as experiências construtivamente e usam a adversidade para pensarem soluções, estratégias de enfrentamento e superação. Assim, os pensamentos construídos ao longo da vida influenciam diretamente na significação e percepção humanas, o que leva o foco deste trabalho para o estudo da resiliência psíquica diante de condições críticas de tensão, oriundas da interface humana e seu mundo, com base na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC acredita que o indivíduo pode mudar situações de adversidade, examinando os pensamentos que tem sobre ela, pois "Não é uma situação que determina como nos sentiremos, mas sim a maneira como a construirmos", afirma Aaron T. Beck.

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