Vale a Pena Estudar Engenharia Química

Marco Aurélio Cremasco

Estoque esgotado

Esse livro possui uma edição mais recente! Clique aqui para consultá-la

Mais vendido

Sobre o Livro

ISBN: 8521203659
Páginas: 164
Formato: 17 x 24 cm
Ano de Publicação: 2005
Peso: 0.284 kg

Conteúdo

Prefácio 

1 - Engenharia 
2 - Engenharia Química 
3 - A formação do engenheiro químico
4 - A Indústria Química 
5 - A Revolução Industrial 
6 - História da Indústria Química mundial 
7 - História da Indústria Química no Brasil 
8 - História da Engenharia Química mundial 
9 - História da Engenharia Química no Brasil 
10 - Engenharia Química responsável 

Apêndice A - Exercícios propostos 
Apêndice B - Disciplinas e ementas características de um curso de graduação em Engenharia Química 
Apêndice C - Fatos & eventos históricos associados à Engenharia Química 
Índice Remissivo

Sinopse

A Engenharia Química é o ramo da Engenharia envolvido com processos em que as matérias-primas sofrem modificações na sua composição, conteúdo energético ou estado físico, por meio de processamento, no qual os produtos resultantes possam atender a um determinado fim. O engenheiro químico, por sua vez, está capacitado para contribuir nos processos de produção de fármacos, agroquímicos, plásticos e tintas, bem como pode atuar em áreas relacionadas à consultoria, pesquisa, docência, gerência e vendas.

Este livro procura mostrar a importância da Engenharia Química e como ela se faz presente no cotidiano das pessoas. A intenção é a de ser um livro introdutório em que se deixam fórmulas químicas e equações matemáticas para outra oportunidade, visando esclarecer aspectos sobre a formação do engenheiro químico. Busca-se, portanto, entender a Engenharia Química por meio de áreas e campos de atuação do seu profissional, assim como dos produtos e serviços advindos de suas atividades. Além disso, existe a preocupação de contextualizar a profissão por meio da apresentação de um pouco da história mundial e nacional da Indústria Química e da Engenharia Química, assim como das responsabilidades e habilidades desejadas ao engenheiro químico, ressaltando a importância da Ética como norteadora de suas ações.

Recomenda-se este livro para estudantes (e pais de estudantes!) do segundo grau que desejam conhecer um pouco sobre Engenharia Química antes da decisão de escolhê-la como opção no vestibular. Pode-se, também, utilizar o livro como referência e mesmo como livro-texto em disciplinas introdutórias à Engenharia Química em cursos de graduação desta nobre profissão no cenário mundial e essencial ao desenvolvimento de qualquer nação.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!