Ataques à vida

Um estudo psicanalítico do homicídio e de outros crimes

selo: Blucher | 2022 - 1ª edição

R$ 74,00

Sinopse

“O doutor Arthur Hyatt-Williams… escolheu como campo de investigação a criminalidade. Neste seu livro, apresenta um aprofundado estudo sobre a criminalidade e a destrutividade do ser humano. Para tal, ocupou-se por mais de trinta anos de detentos na prisão Wormwood Scrubs, em Londres, para compreender a mente dos criminosos, quais fatores facilitam a concretização de atos violentos e do homicídio e quais elementos seriam específicos da mente de um homicida.

Sua longa experiência convenceu-o de que quem mata não é substancialmente diverso de quem não mata...

O livro como um todo é rico em exemplos e teorizações, resultando ser muito didático nesse assunto tão pouco abordado pelo vértice da teoria psicanalítica.”

Trechos da Apresentação de Marisa Pelella Mélega, revisora técnica

Arthur Hyatt-Williams

Psiquiatra e psicanalista, foi pioneiro no tratamento psicanalítico de criminosos. Amplamente conhecido como Hyatt, era uma pessoa calorosa, enérgica e otimista, tanto infantil quanto paternal. Acreditava firmemente que mesmo os criminosos mais endurecidos, incluindo assassinos para os quais não havia chance de reparação direta, poderiam ser ajudados a trabalhar em seu sentimento de culpa e modificar suas tendências destrutivas, e se dedicaria em grande medida a tratá-los.

Durante a década de 1950, Hyatt começou a se envolver com o tratamento de criminosos na prisão de Wormwood Scrubs, no oeste de Londres, cuja fachada ilustra a capa deste volume. Este se tornou seu campo de trabalho mais significativo. Sem dúvida por motivos pessoais, mas também para ajudá-lo a lidar com a destrutividade de alguns de seus pacientes, ele voltou à análise, primeiro com Melanie Klein – como um de seus dois últimos pacientes – e depois, após a morte dela, em 1960, com Hanna Segal.

Em 1962, o seu trabalho nas prisões foi complementado com a sua participação na equipe da Clínica Tavistock, em Hampstead, norte de Londres, como psiquiatra consultor e, posteriormente, presidente do departamento de adolescentes (1969-1978). Ele desempenhou um importante papel no reconhecimento da adolescência como uma entidade específica, e não apenas como um período de espera intermediário entre a infância e a idade adulta. Seu trabalho psicanalítico incluiu o tratamento de adolescentes e adultos apresentando uma ampla gama de dificuldades.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9786555065138
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  228 páginas
  • Ano da Edição:  2022
  • Peso:  0.335 kg