Uso de Portais de Informação Pública

Na Prospecção de Oportunidades de Negócio e no Desenvolvimento de Produtos e Serviços

selo: Blucher Open Access | 2015 - 1ª edição

Sinopse

Na atividade do empreendedor ou de qualquer pessoa que se dedique à produção de riquezas, seja ela um engenheiro, um industrial ou alguém com uma ideia, a coleta e análise de informações sobre o produto, o mercado, a logística etc. são etapas cada vez mais críticas, pois o mundo globalizado exige rapidez e assertividade nas tomadas de decisão. Os portais públicos, com informações de origem conhecida, normalmente sob responsabilidade de ministérios ou órgãos governamentais e reconhecidos por sua exatidão, são instrumentos adequados a serem utilizados nestes casos, ajudando muito na elaboração de cenários iniciais – nas fases de prospecção – e ao longo do ciclo de vida do produto ou serviço, verificando as principais tendências.
Este livro elabora um roteiro e sugere alguns desses portais, que, em conjunto com outras fontes de informação específicas para cada finalidade, podem ser incorporados ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços, bem como ser utilizado como material de apoio ao processo de ensino e aprendizagem em metodologia do projeto e gestão e engenharia de produtos e serviços.

Paulo Carlos Kaminski

Formou-se em Engenharia Naval (1986) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP, obtendo o Prêmio Marinha do Brasil e em Administração de Empresas(1991)pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, obtendo o Prêmio Excelência Acadêmica conferido pelo Departamento de Administração - FEA/USP ao melhor trabalho de formatura. Obteve o título de Doutor em Engenharia (1992) e Livre Docente em Engenharia (1997), ambos pela EPUSP. É docente do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP desde 1987, ministrando entre outras, a disciplina de Mecânica Geral.

Saiba mais

Renato Vizioli

É graduado em Engenharia Química (1986) e em Arquitetura e Urbanismo (1991) pela Universidade de São Paulo. Fez especialização em Administração de Empresas com ênfase em Marketing (1996) no CEAG, na Fundação Getúlio Vargas. Fez mestrado (2001) em Engenharia Mecânica na Universidade de São Paulo. Atuou em grandes empresas na área de Tecnologia da Informação, notadamente com sistemas de gestão, suporte à decisão e e-business. Atualmente leciona no curso de especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços e é doutorando na Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo, além de ter lecionado em cursos de gestão e de graduação em outras universidades. Suas áreas de pesquisa incluem Design e Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento da Informação.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  978858039106
  • Ano da Edição:  2015