Aspectos conceituais relativos à pelotização de minérios de ferro

selo: ABM | 2022 - 2ª edição

Sinopse

Esta é uma obra única na área de pelotização, com riqueza de detalhes e análises quantitativas extremamente úteis, que servem de referência para profissionais e pesquisadores no assunto. Os aspectos conceituais são associados com os aspectos tecnológicos do processo, permitindo uma fácil assimilação. Vem ao encontro com a tendência cada vez mais crítica da escassez de minérios de ferro granulados e aumento de concentrados finos (“pellet feed”). É um legado de conhecimento que o autor, com larga atuação na área, deixa em prol do desenvolvimento do processo de pelotização para contribuir na melhoraria da competitividade.

A abordagem é bastante abrangente e serve para entender os processos de pelotização desde a preparação da mistura de materiais, o pelotamento, as propriedades físicas, mecânicas e químicas das pelotas, a frio e após a queima, inclusive os comportamentos, durante a redução das pelotas a jusante.

José Murilo Mourão

Nasceu em Divinópolis, MG, Brasil, no ano de 1953. Iniciou seus estudos nessa cidade, em 1961, na instituição de ensino primário, denominada por Grupo Escolar Miguel Couto. Após a conclusão da etapa fundamental, em 1964, migrou-se para o Ginásio São Geraldo, onde, por quatro anos, cursou a fase secundária de sua formação educacional. Em 1969, mudou-se para Ouro Preto, MG, ingressando-se na Escola Técnica Federal, atual IFMG, e formando-se em Metalurgia, em 1971. Daí, em 1972, iniciou seus estudos de Engenharia Metalúrgica, na Escola de Minas de Ouro Preto, graduando-se no ano de 1976. Enquanto universitário em Ouro Preto, no período de 1974 a 1976, atuou como professor das disciplinas de física, tratamento de minérios e desenho técnico, na Escola Técnica Federal (IFMG).

Ao final de 1976, iniciou sua vida profissional na Cia. Vale do Rio Doce S.A., atual Vale S.A., na Divisão de Pelotização de Minérios de Ferro, em Vitória ES. Aí, por mais de 30 anos, desempenhou diversas funções nas áreas de produção, qualidade, planejamento, P&D, tecnologia e gestão de negócios. Participou, ativamente, da implantação e desenvolvimento do complexo de pelotização dessa empresa. Fez muitas viagens ao exterior e contatos permanentes com os clientes, visando ao desenvolvimento de produtos aglomerados de minério de ferro, para a produção de ferro primário em altos-fornos e reatores de redução direta. Nesse período, desenvolveu e registrou 3 patentes, relativas ao processo de pelotização.

Em programas de educação continuada, fez muitos cursos técnicos e de gestão de empresas, em universidades e instituições de ensino, no Brasil e no exterior. Participou de muitos congressos e seminários, nacionais e internacionais, tendo escrito e publicado mais de 50 trabalhos técnicos, relacionados às tecnologias de pelotização e de produção de ferro primário. Nesse particular, é membro ativo da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), tendo colaborado para a instituição dos simpósios anuais de aglomeração de minérios de ferro.

Atualmente, tem colaborado com projetos de desenvolvimento da ABM e atuado como consultor independente no campo mínero-siderúrgico, realizando estudos para instituições públicas e privadas.

É membro ativo da A3EM, Associação dos Antigos Alunos da Escola de Minas, sendo, atualmente, Vice-Presidente da Regional do Estado do Espírito Santo (SEMOP-ES).

Saiba mais

Sumário

Material de Apoio

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  5I125SALL
  • Total de Páginas:  250 páginas
  • Ano da Edição:  2022