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Muitas vezes, ouve-se que certa tecnologia, em processo de adoção, resolverá tal problema educacional ou da própria instituição de ensino. Mas, especialmente em contextos de ensino e de aprendizagem, a tecnologia precisa servir a determinado fim. Como ela pode ajudar o professor no planejamento de suas aulas? Como ela pode auxiliar no ensino ou na avaliação? Como ela pode favorecer a aprendizagem dos alunos? É neste âmbito que a presente obra destaca a necessidade de se refletir sobre a escolha e o uso das tecnologias em contextos educacionais, e sugere diretrizes para essas análises. São critérios válidos para educação a distância, ensino remoto ou mesmo para o uso das tecnologias como apoio à educação presencial.
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD. Professor do ensino superior da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e designer instrucional na equipe de produção de material didático na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Trabalha e pesquisa a área de educação e tecnologias há 10 anos. Publicou os livros “Projetos e Metodologias ativas de aprendizagem” e “Produção de Material didático para EaD”, ambos pela editora Senac.
Prefácio
Apresentação
1. Fundamentos do ensino com tecnologias: TPACK
2. Ensino com tecnologias: EaD, ensino remoto e educação presencial
2.1 Aspectos legais
2.2 Design didático ou instrucional
3. Como escolher tecnologias e ferramentas?
4. Palavras finais
Referências