Reverberações do Traumatismo Sexual
R$ 67,00
{{item.nome}} | {{item.valor}} | {{item.prazoEntrega}} | Não disponível para esse CEP | |
---|---|---|---|---|
Nenhuma opção de frete disponível para esse CEP. Consulte nosso suporte para mais informações! | ||||
{{frete.erro}} |
A sexualidade humana é inerentemente traumática, escreve Joyce McDougall. Se já não conseguimos alcançar uma narrativa que comporte o sexual freudiano, imagine quando estamos diante dos excessos, do que transborda, do que não tem contorno, representação, do que não tem palavra. A sessão de análise é o lugar de narrar a dor, de transformar a dor. Um sujeito que narra a própria dor, dá continência e existência ao que era apenas silêncio e trevas. No entanto, é preciso ter coragem para ser narrador da própria história, narrador dos excessos vividos, do excesso do sexual e do traumático.
É psicóloga graduada pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e psicanalista infantil. É coordenadora docente e acadêmica da Carrera de Especialización en Prevención y Assistencia Psicológica en Infancia y Niñez (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia da UBA) e professora-adjunta a cargo da disciplina Clínica de Crianças e Adolescentes na Faculdade de Psicologia da UBA. É supervisora de equipes de saúde mental de crianças e adolescentes em hospitais, centros de saúde e na Secretaria de Educação Especial do Governo da Cidade de Buenos Aires. É coordenadora de pesquisas clínicas do programa UBACyT, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da UBA.
É psicóloga clínica, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. Foi técnica do Projeto CAVAS/UFMG no período de 2005 a 2010.
É doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, onde também realizou o pós-doutoramento. É professora da graduação e da pós-graduação em Psicologia da UFMG, onde também coordena o curso de especialização em Teoria Psicanalítica e o Projeto CAVAS (Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual). É autora dos livros Ejaculação precoce e disfunção erétil: uma abordagem psicanalítica (Casa do Psicólogo, 2001), Disfunções sexuais (Coleção Clínica Psicanalítica, Casa do Psicólogo, 2005), Nem sapo, nem princesa: terror e fascínio pelo feminino (Blucher, 2017) e organizadora dos livros Perversão: variações clínicas em torno de uma nota só (Casa do Psicólogo, 2005), Estilos do xadrez psicanalítico: a técnica em questão (Imago, 2006), Tramas da perversão: a violência sexual intrafamiliar (Escuta, 2014) e Perversão: as engrenagens da violência sexual infantojuvenil (Imago, 2010).
É psicóloga, mestre e doutoranda em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-graduacão em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do curso de Psicologia da Faculdade FEAD (MG). É técnica da equipe do Projeto CAVAS/UFMG desde 2011.
É psicanalista, doutorando com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Obteve formação no Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae (SP). É autor do livro O terceiro tempo do trauma: Freud, Ferenczi e o desenho de um conceito (Perspectiva/Fapesp, 2016).
É psicólogo formado pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e docente da disciplina Clínica de Crianças e Adolescentes na Faculdade de Psicologia da UBA. Trabalha no Hospital de Niños Ricardo Gutierrez, em Buenos Aires. É membro da equipe de pesquisadores do Programa UBACyT, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da UBA, sobre adolescência e abuso sexual na infância.
É livre-docente pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae (SP). É coordenador da coleção Clínica Psicanalítica (Casa do Psicólogo, Pearson) e da Coleção Psicanálise Contemporânea (Blucher). É psicanalista e autor dos livros Perversão (Casa do Psicólogo, 2000) e Tempo e ato na perversão (Casa do Psicólogo, 2005), entre outros.
É graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
É psicóloga formada pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e especialista em Psicologia Clínica. É membro da Sociedade Argentina de Psicanálise (SAP), da Federação Psicanalítica da América Latina (Fepal) e da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). É docente da disciplina Psicologia Evolutiva (Infância) na UBA e supervisora do Serviço de Psicopatologia Infantojuvenil do Hospital Durand, em Buenos Aires.
É graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez parte da equipe técnica do Projeto CAVAS/UFMG nos anos de 2013 e 2014.
É psicóloga graduada pela Universidade Nacional de Rosário e psicanalista de crianças e adolescentes. É membro da Associação Argentina de Assistência Integral para a Família, o Adulto e o Menor e docente da disciplina Crianças e Adolescentes da Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires (UBA).
É psicóloga clínica e mestre em Estudos Teóricos em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). É analista em formação na Sociedade Peruana de Psicanálise (SPP) e professora da disciplina Psicanálise e Estudos de Gênero na PUCP. É co-organizadora do livro La maternidad y sus vicissitudes hoy (Zelaya, 2006).
É psicóloga graduada pela Universidade de Buenos Aires (UBA), mestre em Problemáticas Sociais Infantojuvenis pela Faculdade de Direito da UBA e doutoranda em Saúde Mental Comunitária pela Universidade Nacional de Lanús. É membro da equipe de pesquisas do Programa UBACyT, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da UBA, sobre abuso sexual infantil e adolescente. É psicóloga clínica de orientação psicanalítica, atuando em âmbito hospitalar e clínica particular. Recebeu as bolsas de pesquisa UBACyT (2012-2015), para conclusão do mestrado, e CONICET (2016-2020), para conclusão do doutorado.
É psicóloga graduada pela Universidade de Buenos Aires (UBA), psicanalista e especialista em Psicanálise com Crianças pela Universidad UCES, em Buenos Aires. Cursou o Programa de Atualização em Saúde Integral do Adolescente na Faculdade de Medicina da UBA, na unidade de Psicopatologia do Hospital de Niños Ricardo Gutiérrez. Trabalha com orientação, acompanhamento e proteção a vítimas no Ministério Público Fiscal de Buenos Aires. É membro da equipe de pesquisadores do Programa UBACyT, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da UBA, sobre abuso sexual infantil e adolescente.
É psicóloga graduada pela Faculdade de Psicologia da Universidad del Salvador, em Buenos Aires. É coordenadora da área de psicologia do Departamento de Infância, Adolescência e Família do partido Tres de Febrero e ajudante na disciplina Psicopatologia Infantojuvenil na Universidade de Buenos Aires (UBA).
É graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
É psicóloga graduada pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e docente da disciplina Clínica de Crianças e Adolescentes na Faculdade de Psicologia da UBA.
É psicóloga clínica, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. É docente do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras.
É graduada em Psicologia e especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. É técnica da equipe do Projeto CAVAS/UFMG desde 2011.
É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professora convidada do curso de Psicanálise desse instituto, bem como do curso de Teoria Psicanalítica da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE/PUC-SP). É graduada em Psicologia e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora e pós-doutora pelo Instituto de Psicologia dessa mesma universidade. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. É autora dos livros Paranoia (Artesã, 2012) e Cena incestuosa: abuso e violência sexual (Artesã, 2021), ambos pela Coleção Clínica Psicanalítica.
É psicóloga graduada pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e psicanalista de crianças e adolescentes. É coordenadora de Saúde Mental da Adolescência no Hospital Infantil Ricardo Gutiérrez, em Buenos Aires, e membro do conselho de redação da Revista Topía de Psicoanálisis, Sociedad y Cultura. É também membro da equipe de pesquisadores do Programa UBACyT, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da UBA, sobre abuso sexual de crianças e adolescentes, e autora de vários artigos e capítulos de livro sobre a temática do abuso sexual.
Introdução
Cassandra Pereira França
1. Do grito de silêncio à reconstrução subjetiva
Cassandra Pereira França
2. Vida e morte da palavra
Flávio Carvalho Ferraz
3. Trauma, silêncio e comunicação
Eugênio Canesin Dal Molin
4. La imposibilidad de algunos niños de contar el abuso durante el tratamiento psicológico
Susana Toporosi
5. El modo de narrar el abuso sexual y la apropriación subjetiva del cuerpo en la adolescencia
Adriana Noemí Franco et al.
6. O brincar e o indizível na clínica do abuso sexual infantil
Heitor Amâncio de Moraes Castro
7. Cuerpo a cuerpo con la madre: identificaciones narcisistas alienantes
Johanna Mendoza Talledo
8. Um excesso que não se vê: a erotização do corpo da criança pela mãe
Cassandra Pereira França
Danielle Pereira Matos
Gabriela Velocini Novais
Mariane de Paula Ramos
9. As palavras dos adultos sobre o abuso sexual: reverberações no psiquismo infantil
Anna Paula Njaime Mendes
Nívea de Fátima Gomes
10. Palavras por dizer: a enigmática devolução de crianças adotadas
Cassandra Pereira França
Rafaela PazottoVerticchio
11. O tom surdo dos efeitos do desamor
Cassandra Pereira França
12. Traumatismo e testemunho: a vida secreta das palavras
Renata Udler Cromberg
Anexo: Produção acadêmica do Projeto CAVAS/UFMG