IDEATRIZ, uma Aplicação da TRIZ
Este livro é relevante para o profissional e para o acadêmico interessado em desenvolvimento de novos produtos, ideação, TRIZ (Teoria da Solução Inventiva de Problemas) e inovação sistemática.
O livro trata da ideação de novos produtos. A obra busca contribuir para a solução de um dilema da empresa ou do empreendedor individual, que sabe que precisa inovar para auferir maiores e melhores resultados, mas, tem inerente aversão aos riscos da inovação.
O autor apresenta uma metodologia eficaz para a ideação, a IDEATRIZ, a qual objetiva fomentar a produção de idéias verdadeiramente originais e que maximizem o valor percebido pelos clientes.
No livro, a fundamentação teórica da metodologia IDEATRIZ é apresentada, bem como a própria metodologia. Um estudo de caso, realizado no setor de produtos para a saúde oral é descrito. As idéias geradas neste caso, em comparação com as idéias geradas com uso de métodos convencionais, indicam a eficácia da metodologia proposta.
A tese da qual se origina esta obra recebeu o primeiro lugar na categoria Trabalhos Acadêmicos do Prêmio de Inovação e Criatividade Tecnológica do CONFEA de 2008.
Engenheiro, professor, pesquisador, empreendedor e autor, Marco de Carvalho trabalha com inovação, criatividade, desenvolvimento de produtos, gestão de projetos e desenvolvimento pessoal - tecnologias para fazer as coisas acontecerem. Marco de Carvalho é engenheiro mecânico com mestrado e doutorado em engenharia de produção. Sua dissertação de mestrado e tese de doutorado enfocaram desenvolvimento de produtos e TRIZ. A experiência do autor como consultor inclui o trabalho com profissionais da Bosch, CSN, Infraero, Electrolux, FIAT, FIEP, Petrobrás, Siemens, Volvo, Whirlpool e Xerox, entre outras empresas. Marco de Carvalho tem interesse em desenvolvimento pessoal e foi buscar uma das melhores formações na área. Ele é coach certificado em Transposição Cibernética (http://tinyurl.com/257h4kh). Sua experiência profissional inclui a atuação na Volvo, John Deere, Electrolux e Bosch, nas áreas de manufatura, desenvolvimento de produto e garantia da qualidade. Marco de Carvalho é professor da UTFPR, onde ensina, pesquisa e orienta trabalhos nas suas áreas de atuação. Coordena o Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos (www.gdp3.org), que criou em 2003 e o laboratório SOMA Inovação Sistemática (www.soma.citec.ct.utfpr.edu.br), que criou em 2007. É co-autor do livro 121 Heuristics for Solving Problems e autor de várias publicações científicas, muitas das quais estão disponíveis em www.aditivaconsultoria.com.
Saiba mais
Capítulo 1 - A INOVAÇÃO E A IDEAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS
Capítulo 2 - O PROCESSO DE IDEAÇÃO E AS FONTES DE IDÉIAS
Capítulo 3 - OS MÉTODOS DE IDEAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS
Capítulo 4 - A TRIZ (TEORIA DA SOLUÇÃO INVENTIVA DE PROBLEMAS)
Capítulo 5 - AS FERRAMENTAS DA TRIZ PARA A IDEAÇÃO
Capítulo 6 - A METODOLOGIA IDEATRIZ PARA A IDEAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS
Capítulo 7 - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
Apêndice 1 - Orientações Referentes ao Brainstorming
Apêndice 2 - Formulário para a Aplicação do Método dos Princípios Inventivos
Apêndice 3 - Princípios Inventivos
Apêndice 4 - Parâmetros de Engenharia
Apêndice 5 - Matriz de Avaliação da IDEATRIZ
Apêndice 6 - Avaliação da IDEATRIZ
A6.1 Brainstorming
A6.2 Tendências da Evolução
A6.3 IDEATRIZ
Anexo - Matriz de Contradições