Inovação em Produtos

IDEATRIZ, uma Aplicação da TRIZ

selo: Blucher | 2011 - 1ª edição

Há uma edição mais recente desta obra

0ª edição de 2017

Sinopse

Este livro é relevante para o profissional e para o acadêmico interessado em desenvolvimento de novos produtos, ideação, TRIZ (Teoria da Solução Inventiva de Problemas) e inovação sistemática.

O livro trata da ideação de novos produtos. A obra busca contribuir para a solução de um dilema da empresa ou do empreendedor individual, que sabe que precisa inovar para auferir maiores e melhores resultados, mas, tem inerente aversão aos riscos da inovação.

 

O autor apresenta uma metodologia eficaz para a ideação, a IDEATRIZ, a qual objetiva fomentar a produção de idéias verdadeiramente originais e que maximizem o valor percebido pelos clientes.

No livro, a fundamentação teórica da metodologia IDEATRIZ é apresentada, bem como a própria metodologia. Um estudo de caso, realizado no setor de produtos para a saúde oral é descrito. As idéias geradas neste caso, em comparação com as idéias geradas com uso de métodos convencionais, indicam a eficácia da metodologia proposta.

A tese da qual se origina esta obra recebeu o primeiro lugar na categoria Trabalhos Acadêmicos do Prêmio de Inovação e Criatividade Tecnológica do CONFEA de 2008.

Marco Aurelio De Carvalho

Engenheiro, professor, pesquisador, empreendedor e autor, Marco de Carvalho trabalha com inovação, criatividade, desenvolvimento de produtos, gestão de projetos e desenvolvimento pessoal - tecnologias para fazer as coisas acontecerem. Marco de Carvalho é engenheiro mecânico com mestrado e doutorado em engenharia de produção. Sua dissertação de mestrado e tese de doutorado enfocaram desenvolvimento de produtos e TRIZ. A experiência do autor como consultor inclui o trabalho com profissionais da Bosch, CSN, Infraero, Electrolux, FIAT, FIEP, Petrobrás, Siemens, Volvo, Whirlpool e Xerox, entre outras empresas. Marco de Carvalho tem interesse em desenvolvimento pessoal e foi buscar uma das melhores formações na área. Ele é coach certificado em Transposição Cibernética (http://tinyurl.com/257h4kh). Sua experiência profissional inclui a atuação na Volvo, John Deere, Electrolux e Bosch, nas áreas de manufatura, desenvolvimento de produto e garantia da qualidade. Marco de Carvalho é professor da UTFPR, onde ensina, pesquisa e orienta trabalhos nas suas áreas de atuação. Coordena o Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos (www.gdp3.org), que criou em 2003 e o laboratório SOMA Inovação Sistemática (www.soma.citec.ct.utfpr.edu.br), que criou em 2007. É co-autor do livro 121 Heuristics for Solving Problems e autor de várias publicações científicas, muitas das quais estão disponíveis em www.aditivaconsultoria.com.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788580390339
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  292 páginas
  • Ano da Edição:  2011
  • Peso:  0.567 kg