A Visão Sistêmica e sua Contribuição ao Estudo do Espaço Pecuário de Venturosa e Pedra no Agreste

Maria Betânia Moreira Amador

2009 — 1ª edição

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Sobre o Livro

ISBN: 9788561209506
Páginas: 308
Formato: 17x24 cm
Ano de Publicação: 2009
Peso: 0.610 kg

Conteúdo

Introdução 

Capítulo 1 - Abordagem conceitual
1.1. O espaço geográfico como um elemento complexo 
1.2. Complexidade e visão sistêmica 
1.3. Visão sistêmica e agroecologia

Capítulo 2 - O espaço pecuário de Venturosa e Pedra no Agreste Pernambucano
2.1. Complexos ecológicos
2.2. Aspectos das condições geoambientais do agreste pernambucano 
2.3. Assentamentos antrópicos e novas complexidades 
2.4. Sistema agroecológico 

Capítulo 3 - Procedimentos metodológicos
3.1. Resgate da abordagem ecodinâmica de Jean Tricart 
3.2. Metodologia aplicada de Tricart 
3.3. Metodologia agroecológica 

Capítulo 4 - Análise ecodinâmica em micro-escala
4.1. Propriedades no Município de Pedra/pe 
4.2. Propriedades no Município de Venturosa/pe 
4.3. Análise ecodinâmica comparativa por unidade geoambiental

Considerações finais: O espaço como complexidade: redesenho sustentável dos agroecossistemas 

Referências

Anexos 

ANEXO A Modelo do formulário aplicado na coleta de dados 

ANEXO B Mapa de Reconhecimento de Baixa e Média Intensidade de Solos. Venturosa. Folha SC.24-X-B-V

Sinopse

Esta tese versa sobre a perspectiva sistêmica no âmbito de uma Geografia una e complexa se atendo ao estudo do espaço pecuário leiteiro nos municípios de Venturosa e Pedra no Agreste de Pernambuco. Evidencia-se o sistemismo pelo fato de se ter recorrido à aplicação da metodologia morfodinâmica proposta por Jean Tricart em sua obra Ecodinâmica para a obtenção de parâmetros no âmbito da Geografia Física. Associou-se ainda a metodologia agroecológica difundida, em especial, na obra de Miguel Altieri quanto à obtenção de dados no contexto da Geografia Humana tentando-se realizar um estudo integrado entre essas duas dimensões, tendo-se como pano de fundo o cenário agrário. Julgou-se possível unir essas metodologias, que comungam um mesmo corpo teórico ancestral e presente.

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