Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil

Wagner A. Kamakura , José Afonso Mazzon

2013 — 1ª edição

R$ 117,00

Disponível em estoque

Sobre o Livro

ISBN: 9788521207672
Páginas: 286
Formato: 20,5x25,5 cm
Ano de Publicação: 2013
Peso: 0.117 kg

Conteúdo

INTRODUÇÃO


1 CLASSES SOCIAIS E ESTRATOS SOCIOECONÔMICOS 
1.1 O conceito de classe social ao longo da história 
1.2 Classes sociais 
1.3 Status socioeconômico 
1.3.1 Renda corrente e renda permanente 
1.4 Estratificação socioeconômica e o marketing 
1.5 Estratificação socioeconômica no Brasil 
1.5.1 Importância da estratificação socioeconômica para a indústria brasileira 
1.5.2 O Critério de Classificação Econômica Brasil 
1.5.3 O critério SAE 
1.5.4 Exemplos de aplicação da estratificação socioeconômica no Brasil 
1.5.4.1 Planejamento de mídia 
1.5.4.2 Painéis de consumidores 
1.5.4.3 Pesquisas ad hoc  

2 METODOLOGIA PARA A ESTRATIFICAÇÃO SOCIOECONÔMICA 
2.1 Metodologias utilizadas para definir estratos socioeconômicos
2.2 Discussão crítica de critérios brasileiros em termos metodológicos 
2.3 Exemplos de mensuração do status socioeconômico 
2.4 Modelo de classes latentes ordinais para a estratificação socioeconômica da sociedade brasileira 
2.4.1 Propriedades e implicações do modelo de classes latentes ordinais 

3 A ESTRATIFICAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA 
3.1 Fontes de dados para a estratificação socioeconômica no Brasil 
3.1.1 Contexto e histórico da Pesquisa de Orçamentos Familiares 
3.1.1.1 Amostragem para a POF 2008-2009 
3.1.1.2 Instrumentos de coleta de dados 
3.1.1.3 Coleta, crítica e validação dos dados 
3.1.1.4 A utilização dos dados da POF no presente estudo 
3.2 Identificação de estratos socioeconômicos "naturais" na sociedade brasileira 
3.3 Estratificação socioeconômica por vinte percentis ou vintis 
3.4 Agregação dos vintis em estratos socioeconômicos 
3.5 Perfil detalhado dos sete estratos socioeconômicos 
3.6 Fatores geodemográficos que afetam o status socioeconômico de um domicílio no Brasil 

4 CLASSES SOCIOECONÔMICAS E CONSUMO NO BRASIL
4.1 A concentração do consumo entre os estratos socioeconômicos 
4.2 O efeito líquido dos estratos socioeconômicos no consumo, ajustado por outros fatores que afetam o consumo 
4.3 Diferenças nas prioridades de consumo entre os estratos socioeconômicos 
4.3.1 Modelo de alocação orçamentária 
4.3.2 Aplicação do modelo de alocação orçamentária aos dados da POF 2008-2009 
4.3.2.1 As prioridades de consumo dos estratos socioeconômicos 
4.3.2.2 O impacto do orçamento no consumo entre os estratos socioeconômicos (curvas de Engel) 
Apêndice: qual é seu estrato socioeconômico e como você gasta seu dinheiro? 

5 CLASSES SOCIOECONÔMICAS, ESTILO DE VIDA E EXPOSIÇÃO À MÍDIA 
5.1 Interesses e opiniões dos consumidores e status socioeconômico 
5.2 Atividades realizadas e status socioeconômico 
5.3 Acesso e uso de mídias 
5.4 Leitura de jornais 
5.5 Leitura de revistas 
5.6 Valores e status socioeconômico 
5.7 Considerações adicionais 

6 MODELOS DE CLASSIFICAÇÃO EM ESTRATOS SOCIOECONÔMICOS 
6.1 Classificador por verossimilhança condicional 
6.2 Classificador Bayesiano adaptável
6.3 Classificador simplificado 
6.4 Testes de classificação 
6.5 Conversão de renda declarada em renda comprovada 
Apêndice 6.1 Descrição e exemplo da planilha de classificação de domicílios pelo modelo de verossimilhança condicional com dados faltantes 
Apêndice 6.2 Descrição técnica do módulo (dynamic link library)
para entrevistas que venham utilizar o modelo Bayesiano para a realização de entrevista adaptável 
Apêndice 6.3 Passos para a instalação do Visual Basic forApplications (VBA) 

CONCLUSÕES E DIRECIONAMENTOS FUTUROS 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

Sinopse

Como definir a "nova classe média" e identificar seus reais padrões de consumo dentro da sociedade brasileira atual? Esse desafio foi encarado pelos autores de Estratificação Socioeconômica e Consumo no Brasil, ao desenvolver um novo modelo de estratificação socioeconômica para o Brasil e redefinir as classes socioeconômicas para fins de segmentação de mercado e audiência. O livro disponibiliza ferramentas práticas para a classificação de domicílios nos vários estratos, possibilitando a estratificação social de qualquer amostra de uma pesquisa de mercado, de opinião, de mídia, acadêmica e na análise de vida do consumidor brasileiro.

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