Descrição
O assunto deste livro é a prática do resgate tipográfico no design de tipos. Objetiva-se a elaboração de um referencial teórico-metodológico para o estudo e a produção de fontes digitais. Embora essa atividade seja vista na tipografia há muitos anos, as informações disponíveis são fragmentadas e, por vezes, subjetivas. Com esta obra, busca-se investigar as características fundamentais da prática, as diferentes abordagens, segundo designers de tipos, e sua relevância em um contexto latino-americano de design. Trata-se do resultado de uma pesquisa exploratória qualitativa, na qual foram empregados diferentes procedimentos metodológicos. Durante a pesquisa, o estudo bibliográfico no campo do design gráfico e da tipografia foi complementado com o uso de questionários semiestruturados para entrevistas com designers brasileiros e estrangeiros. Também, incluíram-se estudos de caso com resgates tipográficos desenvolvidos por designers de países da América Latina. As entrevistas e os casos permitiram o entendimento do fenômeno, evidenciando a natureza multidisciplinar da prática. A natureza dos resgates vai além do saudosismo ou da cópia, uma vez que a atividade oferece oportunidades para a interpretação do passado, possibilitando a construção de novos significados nas formas das letras.
Érico Lebedenco
Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em Tipografia pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Foi membro da organização do encontro internacional de tipografia DiaTipo São Paulo, além de cocriador e apresentador do DiaCrítico – premiado canal de vídeos sobre design, com foco em tipografia. É designer de tipos, designer gráfico e diretor de arte com experiência em escritórios de design, agências de propaganda e empresas de branding. Foi premiado em edições da Bienal Brasileira de Design Gráfico – ADG Brasil, participou do Concurso do Cartaz para a 32ª edição do Prêmio Design MCB e obteve Menção Honrosa na 33ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. É docente no Istituto Europeo di Design (IED) e na Universidade Anhembi Morumbi, onde também foi responsável pela Oficina Tipográfica do curso Design Gráfico.
Informação Técnica
Resgatando tipos, recuperando memórias
Introdução
1. Delimitações e conceitos relevantes
1.1 Sobre a nomenclatura adotada
1.2 Resgate tipográfico no contexto do design
1.3 Contribuição para a memória tipográfica
2. Condições e características para o resgate tipográfico
2.1 Motivações para o resgate
2.2 Tecnologia, temporalidade e fidelidade
2.3 Considerações sobre a prática
2.4 Apropriação e ética
3. Amostras da produção latino-americana
3.1 Critérios para o levantamento
3.2 Lagarto, de Gabriel Martínez Meave
3.3 Samba, de Tony de Marco e Caio de Marco
3.4 Espinosa Nova, de Cristóbal Henestrosa
3.5 Loreto, de Eduardo Rodríguez Tunni e Pablo Cosgaya
3.6 Legitima, de César Puertas
3.7 The Erbar Revival (dT Jakob), por tipos Gustavo Soares e Eduilson Coan
Considerações finais
Referências
Índice remissivo